O Natal é uma época para dar e receber prendas, mas nem sempre é fácil encontrar um presente ideal para um familiar ou amigo. Há ideias para todos os gostos, mas se considera difícil de agradar ao pai ou um tio, nada melhor que uma prenda com um "twist" retro e neste caso com um toque tecnológico.

Embora seja fácil encontrar um presente com um toque retro, mesmo que seja uma t-shirt ou camisola alusiva a um assunto que dita algo ao visado. Mas o interessante é ver a recuperação de alguns gadgets do “antigamente” que mantêm esse aspeto retro, mas adaptados à realidade atual.

Mas como escolher a prenda ideal? Analisando os gostos pessoais de cada um é fácil perceber o que oferecer. Por exemplo, para quem gosta de gaming, existem diversas propostas, nomeadamente consolas que dão acesso a jogos retro, como é o caso das réplicas do Spectrum ou a viagem às primeiras portáteis da Nintendo com o Game & Watch. Ou mesmo, uma arcade em miniatura para lembrar os tempos em que íamos aos salões para jogar as novidades. E porque não recuperar o Tamagotchi com novas versões disponíveis, certamente vão agradar aos mais novos.

Todos os objetos que consigam causar nostalgia são sempre agradáveis, mesmo que sejam utilizados uma ou outra vez, são sempre giros de guardar. Veja-se um relógio analógico da Cásio com máquina calculadora ou uma máquina fotográfica instantânea da Polaroid.

E ainda para quem gosta de música, um gira-discos em forma de mala, um altifalante Bluetooth inspirado numa cassete ou mesmo um Walkman transparente com auscultadores com esponjas laranja. Quer algo ainda mais retro que esta proposta?

Veja na galeria as 10 sugestões de prendas retro:

1 – The Spectrum – 99,99 euros

Chegou há pouco tempo ao mercado e promete recuperar a nostalgia daquelas que começaram a jogar no início dos anos 1980. O The Spectrum tem o tamanho e as funcionalidades do microcomputador original criado pela Sinclair e oferece 48 jogos. E até as teclas são funcionais e com a mesma sensação de textura e força para acionar as funções dos jogos. Mas está adaptado para os tempos modernos, com ligação HDMI para o televisor, entradas USB para comandos atuais e ainda a possibilidade de carregar mais jogos através de uma pen.

2 - Tamagotchi Uni – 56,99 euros

Alimentar e criar um Tamagotchi é o mais próximo dos animais virtuais que existem há algumas décadas. O certo é que o bichinho tem evoluído e apresenta-se em novos formatos, como este Tamagotchi Uni. Pode utilizar no seu formato habitual em ovo, mas é acompanhado de uma bracelete de plástico para utilizar diretamente do pulso. De resto terá de tratar do pequeno ser digital, limpar os “presentes” que larga e satisfazer todas as suas necessidades.

3 - Nintendo Game & Watch: The Legend of Zelda – 49,90 euros

Além de ser uma réplica muito próxima dos Game & Watch originais, a Nintendo recuperou a sua consola portátil como uma prenda atual muito interessante para os jogadores retro. Esta versão oferece três jogos da conhecida série criada por Miyamoto: The Legend of Zelda, The Adventure of Link e Link's Awakening. Conte ainda com um jogo exclusivo baseado no Vermin, numa espécie de sobrevivência contra o tempo, eliminando o máximo de inimigos possíveis. A consola pode ser utilizada como relógio, mostrando as horas quando não estiver a jogar.

4 - Câmara Instantânea Polaroid Now+ Gen. 2 – 149,99 euros

Recuando aos anos 1970, as câmaras instantâneas da Polaroid permitiam obter as fotografias dos momentos. Atualmente a marca foi recuperada e apesar do analógico ter caído em desuso para o digital, imprimir de imediato uma fotografia da festa do Natal pode ser uma prenda instantânea. A possibilidade de ativar a focagem automática, temporizador automático e flash são algumas das funcionalidades da mais recente versão.

5 – Casio Retro Mens Digital Watch – 26,90 euros

Em tempos mais simples, uma das coisas mais fixes era ter um relógio com calculadora da Casio. Quem nunca quis ter um? A Casio tem vindo a recuperar alguns dos seus modelos de relógios vintage e agora o modelo preto com calculadora é uma excelente prenda. Tem resistência à água, alarme diário e a bateria dá para 5 anos, diz a marca. Mas serve sobretudo para ver as horas, uma funcionalidade básica que muitos smartwatchs atuais por vezes se esquecem.

6 - Suck UK Altifalante Bluetooth com fita de cassete – 28,45 euros

Parece uma cassete de música tradicional, mas trata-se de uma coluna de música que pode ser emparelhada com um smartphone ou outra fonte de áudio através de Bluetooth. Pode personalizar as etiquetas, como as velhas Mix tapes e utilizar a cassete como um elemento decorativo da mobília da casa, com a vantagem de tocar música.

7 - My Arcade DGUNL-4194 PAC-MAN Micro – 42,83 euros

Talvez seja demasiado caro comprar uma máquina arcade para casa, além da logística relacionada com o seu tamanho. Se ainda assim quiser matar saudades de como se jogava nos salões arcade, a My Arcade Pac-Man Micro pode ser o suficiente para satisfazer a nostalgia. O pequeno manípulo é funcional, permitindo jogar o famoso jogo do Pac-Man original.

8 - Gira-Discos Lenco – 59,99 euros

É provável que ainda tenha discos de vinil em casa e não saiba como os reproduzir. O gira-discos Lenco poderá ser uma opção económica para quem não quer investir num sistema de alta-fidelidade, até porque o formato vinil tem vindo a ganhar novamente força nos últimos anos. Trata-se de um aparelho em forma de mala, com altifalantes embutidos.

9 - Dikkar Game Capa para iPhone com jogos – 25,40 euros

É irónico que um iPhone, com toda a capacidade de processamento e ser capaz de reproduzir qualquer jogo atual, possa ser transformado num mero “suporte” com esta capa especial da Dikkar. A empresa tem especializado em estojos com ecrã, que no fundo são consolas de jogos retro. Neste caso, tem acesso a 36 jogos jogados diretamente no ecrã a cores da capa. Tem um design semelhante ao Game Boy e é compatível com diversos modelos de iPhone, incluindo o anterior iPhone 15.

10 - Walkman Leitor de cassetes portátil – 47,76 euros

O smartphone é utilizado por muitos para ouvir música nas plataformas digitais como o Spotify, mas nada como recuperar o formato analógico com o velho Walkman. Sim, aquele em que inseríamos cassetes de áudio, num produto altamente retro. O modelo é transparente e até está acompanhado de auscultadores com esponjas com cor laranja. Tem rádio FM e pode ser alimentado tanto com pilhas AA ou com um adaptador USB. Suporta ainda Bluetooth 5.0 para ligar a qualquer tipo de auscultadores ou auriculares. O filme Guardiões da Galáxia e a série Stranger Things ajudaram a relançar o Walkman e a colocá-lo na moda.