A Black Friday, o Natal e os saldos desequilibram facilmente qualquer orçamento, e nem sempre há disponibilidade financeira para investir numa mensalidade no ginásio. A boa notícia é: não precisa de um ginásio. Apenas de força de vontade e da ajuda de algumas apps.

Apesar de os centros de fitness serem espaços apetecíveis, a verdade é que para ficar em forma não precisa de se inscrever num ginásio. Em casa, no jardim, no parque, à beira-mar, no quintal ou mesmo na varanda pode conseguir resultados ainda mais rápidos e satisfatórios. Porquê?

Nem toda a gente gosta de treinar em espaços fechados e frequentados por muita gente. Num ginásio vai ter que enfrentar as “horas de ponta” que o obrigam a esperar que uma máquina fique livre, chegar mais cedo para garantir a vaga numa determinada aula, e frequentar um espaço que é naturalmente mais barulhento e movimentado.

Além disto, o ginásio nem sempre ajuda a aumentar a autoestima das pessoas. Para muitos acaba por tornar-se um local inibidor que aumenta as inseguranças e a pressão.

Depois há a questão do investimento. Mesmo que tenha que adquirir alguns acessórios de fitness para ter em casa ou levar consigo para a rua, o custo será sempre significativamente inferior ao de uma mensalidade no ginásio.

Afinal não há vantagens em frequentar um ginásio? Claro que há. A primeira, e talvez mais importante, é a obrigatoriedade. Quando estamos inscritos num ginásio, academia, clube ou qualquer outro grupo sentimos uma obrigação de treinar que é crucial para quem pratica exercício físico. Parte da fórmula mágica para assegurar bons resultados em termos de desempenho e saúde é a frequência com que pratica um determinado exercício. Se apenas treina uma vez por semana, dificilmente verá o resultado que espera. Esta cadência é mais difícil de garantir quando treinamos em casa – estamos cansados, vemos o sofá, há coisas para arrumar, há séries fantásticas para seguir na TV…

No ginásio também tem acesso a profissionais que dão algumas dicas importantes. Mas é aqui que as apps de fitness se transformam num trunfo importante. Estas aplicações funcionam como verdadeiros personal trainers – dão acesso a planos de treino, mostram como cada exercício é realizado, monitorizam cada sessão, registam o progresso, asseguram a motivação necessária, enviam alertas para garantirem a tal cadência necessária, entre outras funcionalidades. Integradas com o smartphone, relógio inteligente ou pulseira de atividade, estas apps conseguem oferecer informações precisas e úteis que podem ajudar a melhorar rapidamente o seu bem-estar físico e mental.

Todas estas apps são gratuitas, mas dispõem de versões premium que dão acesso a outros conteúdos e serviços. Na galeria veja alguns exemplos para todo o tipo de gostos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.