No Natal, é tempo de olhar para o setup do computador ou consola e pensar que esta época pode ser uma excelente oportunidade para atualizar o monitor ou mesmo adicionar um segundo ecrã. Ou por outro lado, revolucionar a secretária com um modelo curvo, na maioria a substituir a necessidade de dois ecrãs em cima da mesa.

Os monitores têm, no geral, características otimizadas para gaming, sejam os jogadores mais hardcore, mais exigentes em extrair o máximo de framerate do PC ou consolas, ou aqueles que preferem apenas competir de modo casual ou experienciar uma boa história.

propostas que satisfazem todos estes requisitos, entre os mais pequenos e práticos aos panorâmicos, cada vez mais procurados e com mais oferta do que nunca. Fora dos monitores, um suporte de secretária para poder personalizar o setup, mantendo os aparelhos alinhados sem ocupa espaço.

Ao longo dos próximos dias, o SAPO TEK vai percorrer as lojas online em busca das melhores ideias de prendas tecnológicas para alegrar o Natal, em diferentes temas e propostas.

Veja na galeria as propostas de monitores:

  • HP Omen 27 FHD 165 Hz IPS - 183,99 euros – Worten

A proposta da Omen é direcionada a jogadores que pretendam sobretudo jogar online, onde a performance é uma prioridade em relação à qualidade de imagem. Com um ecrã LED IPS de 27 polegadas, oferece uma resolução máxima de 1080p, mas uma taxa de atualização de 165 Hz e tempo de resposta de 1 ms.

O monitor suporta ligações DisplayPort e dois HDMI, permitindo jogar tanto no PC como consolas. O ecrã suporta uma gama de cores 99% compatível com sRGB e 95% DCI-P3. Apresenta tecnologia AMD FreeSync Premium, garantindo uma sincronização eficaz entre o ecrã e a fonte de vídeo, num rácio de imagem de 16:9.

  • AOC GAMING 25G3ZM/BK – 159 euros (estava a 199 euros) – Staples

Ideal para jogos como League of Legends e outros MOBAs, este modelo da AOC apresenta um ecrã com uma taxa de atualização de 240 Hz e um tempo de resposta de 1 ms GtG. O modelo tem um ecrã plano de 24,5 polegadas e apresenta uma alta taxa de contraste de 3000:1. O modelo 25G3ZM/BK tem uma resolução máxima de 1920x1080 e uma densidade de píxel de 90 PPI.

Conta ainda com Adaptive-Sync, com uma taxa de atualização variável entre os 48 a 240 Hz, mediante o tipo de conteúdo que está a consumir, diminuindo os efeitos indesejados de stutering e tearing. O seu painel oferece ângulos de visão de 178º/178º, assim como 300 nits de brilho. É 100% compatível com a gama de cores sRGB e 16,7 milhões de cores, para quem deseja utilizá-lo na criação de conteúdos.

Para quê ter dois monitores, quando pode ter um panorâmico capaz de repartir a imagem em dois? Esta é a proposta da LG para o seu monitor curvo UltraGear, com um ecrã de 49 polegadas e uma resolução de 5129x1440. O ecrã tem uma curvatura 1000R, com um rácio de imagem de 32:9.

A vantagem de ter um sistema Picture-in-Picture, mas também Picture-by-Picture é permitir configurar a forma como o conteúdo é mostrado, sendo possível ligar a duas fontes independentes. Por isso, pode estar a jogar numa consola num lado do ecrã e utilizar o computador no outro.

O Odyssey também é um monitor de gaming panorâmico, com um ecrã de 49 polegadas, um tempo de resposta de 0,03 ms GtG e taxa de atualização de 240 Hz. Apesar de ter uma resolução semelhante ao UltraGear da LG (5120x1440) e um rácio de 32:9, este apresenta uma curvatura mais saliente, de 1800R.

O monitor suporta AMD FeeSync Premium Pro, assim como DisplayHDR True Black 400, prometendo imagens mais vivas e detalhadas. Mas o que o distingue é o chip Neo Quantum Processor Pro, que utiliza um algoritmo de aprendizagem (deep learning) para analisar as imagens com IA, aumentando automaticamente a escala para ajustar o brilho e amplificar o contraste.

  • Philips Evnia 32M2C5500W - 273,44 euros – Amazon

O modelo de gaming Evnia da Philips tem um ecrã curvo de 32 polegadas, uma taxa de atualização de 240 Hz e uma resolução panorâmica de 2560x1440. Apresenta HDR400, prometendo imagens com contrastes mais detalhados, assim como o modo Lowblue para diminuir a emissão das luzes nocivas aos olhos.

O monitor suporta duas ligações HDMI 2.0, um DisplayPort 1.4 e um hub para ligações USB, incluindo uma entrada USB 3.2 e quatro USB-A. O seu painel VA apresenta ainda uma taxa de resposta de 0,5 ms.

  • Asus VG27AQ3A – 329,90 euros – PC Diga

O modelo da família TUF Gaming da Asus apresenta um ecrã IPS com uma resolução de 2560x1440, 180 Hz de taxa de atualização e tempo de resposta de 1 ms GTG. Suporta as tecnologias ASUS Extreme Low Motion Blur Sync (ELMB Sync) e AMD FreeSync Premium, sendo também compatível com G-SYNC e VESA AdaptiveSync. É um monitor para guerreiros, que necessitem de acertar aquela bala com precisão durante uma partida de eSports.

O monitor conta com duas entradas HDMI 2.0, uma DisplayPort 1.4, assim como portas USB e ficha jack 3,5 mm para auscultadores.

  • Gigabyte Aorus G32QC VA 31.5 – 299,90 euros – PC Diga

Outro modelo de ecrã curvo (1500R), o Gigabyte Aorus G32QC tem uma imagem de 32 polegadas, uma resolução de 2560x1440 e uma taxa de atualização de 165 Hz. O ecrã tem também um tempo de resposta de 1 ms e suporte a VESA Display HDR400.

O equipamento tem compatibilidade de 94% DCI-P3 e 124% sRGB. Conta, como seria de esperar, com duas entradas HDMI 2.0, um DisplayPort 1.2 e portas USB 3.0, assim como entrada jack para auscultadores.

  • Lenovo ThinkVision P49w-30 5K – 1,349 euros – Loja Lenovo

Esta proposta da Lenovo é para utilizadores que desejem atualizar a sua secretária de trabalho. Apesar de panorâmico e curvo, o ThinkVision não tem as melhores características para jogadores hardcore, mas sim para quem deseja fazer uma pausa no trabalho para se entreter. O ecrã de 49 polegadas e uma resolução de 5120x1440 promete ser ideal para quem executa trabalhos em multitasking. A taxa de atualização de 60 Hz e tempo de resposta de 4 ms não são os ideais para os jogos mais exigentes.

O ecrã tem uma proporção 32:9 e compatibilidade de 98% de cores DCI-P3, prometendo imagens vibrantes. Inclui duas portas Thunderbolt 4, que acelera a transferência de dados e ainda uma porta Ethernet para liga-lo diretamente à internet. Conta com USB-C, duas HDMI 2.1 e DisplayPort 1.4.

  • BenQ Mobiuz EX3210U - 749,90 euros – PC Diga

Seja para jogar no PC ou consolas, este modelo da BenQ apresenta um ecrã de 32 polegadas com uma resolução de 4K a 144 Hz, prometendo uma experiência fluída e detalhada. Esta proposta inclui tecnologia de proteção ocular da marca, evitando dores de cabeça e fadiga durante as sessões mais prolongadas.

O monitor inclui um microfone com cancelamento de ruído com suporte a IA. O sistema adapta o áudio ao ambiente, filtrando os sons inconvenientes. E tem um modo omnidirecional para captar o ambiente e obter uma sensação de som surround. Conta com HDR10 e VESA DisplayHDR600.

Dentro dos monitores de gaming com preços acessíveis, o Acer Nitro apresenta uma resolução de 1080p a 180 Hz. É ideal para jogar FPS e jogos onde são necessários grandes reflexos, contando para isso com uma taxa de resposta de 0,5 ms.

O ecrã suporta tecnologia AMD FreeSync Premium, HDR10 e ainda o sistema Acer VisionCare, para proteção ocular. Pode aceder a um Widget de ecrã Acer com mais definições. Tem também 250 nits de brilho. Tem duas portas HDMI 2.0 e uma DisplayPort 1.2.

  • Suporte de 4 Braços Hama para Streaming “Workstation” - 199 euros

Seja para fazer streamings ou para organizar o espaço de trabalho, o Suporte de 4 Braços Hama para Streaming “Workstation” promete ser um verdadeiro “polvo” em cima da secretária. Os seus quatro braços podem ser configurados mediante as suas necessidades, como por exemplo, segurar dois monitores, um smartphone e uma câmara fotográfica, sempre prontas para começar uma transmissão ou reunião de trabalho.

A marca garante um posicionamento correto dos equipamentos para que esteja sempre bem alinhado, mantendo a secretária sempre limpa de componentes. A workstation pode ser anexada à secretária com o parafuso de fixação, evitando perfurações do tampo. E o sistema de montagem VESA facilita a instalação dos ecrãs.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.