A 15 de Janeiro de 2001 nascia nos Estados Unidos a Wikipedia, uma enciclopédia online que se anunciava livre e que seria "construída" com o contributo de quem estivesse interessado em participar. Hoje o recurso é usado por 400 milhões de utilizadores e alimentado por cerca de 100 mil voluntários, constando da lista dos cinco sites mais visitados em todo o mundo.

De acordo com as últimas contagens citadas pela imprensa, Wikipedia dispõe de mais de 17 milhões de entradas disponíveis nas 272 línguas ou dialectos em que está escrita e que irão continuar a aumentar durante os próximos tempos, "por forma a contribuir para facilitar o acesso à informação", referia Jimmy Wales, seu criador, recentemente.

O número total de páginas ronda os 58 milhões e inclui imagens, páginas de utilizadores,
páginas de discussão, categorias, predefinições, páginas de gestão dos projectos, etc.

A versão inglesa é a mais participada, com cerca de 3,5 milhões de artigos, o que "traduzido" em livro daria algo como 1.450 volumes, com 1,6 milhões de palavras cada um. Sem parar para comer nem dormir, e a uma média de 300 palavras lidas por minuto, a versão inglesa da Wikipedia levaria 14 anos a ser lida. Se o leitor preferisse parar para descansar e alimentar-se.

A Wikipedia em alemão é a segunda mais participada, com 1,1 milhões de artigos, e a edição em francês é a terceira, com pouco mais de um milhão de artigos. A versão em português surge na oitava posição, com um total a rondar os 667 mil artigos.

Em média, a cada 30 dias, a Wikipedia vê serem-lhe acrescentados 30 milhões de vocábulos.

[caption][/caption]

Durante os seus 10 anos de existência - comemorados este sábado - o projecto gerido pela Wikimedia Foundation já sofreu algumas alterações - como as introduzidas em 2009, numa alteração aos seus princípios base de permitir a colaboração de qualquer interessado, sem confirmação da informação inserida, quando decidiu apostar num novo sistema de edição dos conteúdos, querendo prevenir a publicação de dados falsos sobre pessoas ainda vivas.

[caption][/caption]

Já no passado mês de Maio as mudanças envolviam um conjunto de novas funcionalidades e um "refrescamento" do design, com o objectivo principal de fazer com que o processo de contribuição ficasse mais facilitado, atraindo mais voluntários.

Actualmente a Wikipedia soma cerca de 100 mil voluntários anónimos, entre quem escreve os artigos e quem os revê, responsáveis pelo que se pode ler no site.

Um dos aspectos em que a Wikipedia nunca sofreu alterações foi relativamente à disponibilização gratuita da informação que reúne, e sem qualquer recurso à publicidade.

É por isso comum realizar, de tempos a tempos, campanhas de angariação de fundos, que lhe têm permitido continuar fazer a manutenção do projecto colaborativo. O mais recente, lançado em Novembro, rendeu 12 milhões de euros.

Estes e outros motivos são razão de sobra para a Wikipédia comemorar os seus 10 anos de existência. A data será assinalada com vários eventos em simultâneo em todo o mundo, incluindo em Portugal, onde se irá exibir, pela primeira vez, o filme "Truth in Numbers? Everything, According to Wikipedia", cujo teaser pode ver abaixo.

A exibição do filme, que decorre pelas 14h30 do dia 15 de Janeiro, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, será seguida por um painel de discussão e de palestras sobre o presente e o futuro da enciclopédia mais popular do ciberespaço.

Para o seu fundador, o futuro da Wikipedia vai passar de certeza pela disponibilização e acesso em outros idiomas. "Uma enciclopédia gratuita para cada cidadão do planeta, na sua própria língua sempre foi a nossa missão desde o primeiro dia. E é um objectivo que perseguimos de modo obsessivo", referiu Jimmy Wales, em declarações ao jornal Financial Times.

Este objectivo ajudará a atingir uma outra meta - esta imposta para os próximos quatro anos: a de chegar aos mil milhões de utilizadores.

Patrícia Calé