Deverei comprar um smartwatch ou uma smartband? Esta é uma pergunta que muitos utilizadores se perguntam na altura de escolher o wearable. Ambos são relógios inteligentes, com funcionalidades partilhadas, mas enquanto que o smartwatch é maior e mais complexo, uma pulseira brinda os utilizadores com a sua simplicidade, mais vocacionada para quem pratica desporto.
Os smartwatchs fazem praticamente todas as funções de uma smartband, mas são maiores e pesados, e claro, bem mais caros. E por isso, para muitos utilizadores, as pulseiras inteligentes são mais que suficientes para as suas necessidades de monitorização de saúde e companheiro de fitness. As pulseiras são menos intrusivas no pulso, e por isso há menos tendência de as tirar, ajudando também a monitorizar o sono.
Oferecendo funcionalidades mais simples que os smartwatches, as pulseiras inteligentes têm pedómetros para registar os movimentos dos utilizadores, sensores óticos de ritmo cardíaco, e outros elementos que podem ser enviados para uma aplicação que analisa e avalia os dados, informando os utilizadores da sua condição física e bem-estar .
O melhor é que as fabricantes estão a adicionar cada vez mais funcionalidades aos equipamentos, além de suportarem mais atividades físicas. E por ser menos exigente que um smartwatch, as pulseiras inteligentes têm também maior autonomia, durando assim mais dias sem receber carga. Não espere, no entanto, fazer chamadas, responder a emails ou outras funcionalidades mais exigentes, disponíveis nos smartwatches.
Veja na galeria 10 pulseiras inteligentes que pretendem ajudar a manter em forma:
1 - Huawei Band 6 – 59,90 euros – Loja Huawei
A Band 6 da Huawei oferece um generoso ecrã FullView, que facilita a consulta dos dados que desejar. Salienta ainda a sua autonomia de até duas semanas. É um modelo capaz de fazer a monitorização de SpO2 durante todo o dia, ou seja, a medição da quantidade de oxigênio a circular no sangue do utilizador. Tem também eletrocardiograma para a monitorização do ritmo cardíaco, através da tecnologia TruSeen 4.0 da fabricante.
De noite conta com o sistema TruSleep 2.0 da Huawei para monitorização do sono, e quanto ao planeamento de treinos, oferece 96 modos distintos, para que não lhe falte assistente para cada atividade física. O modelo conta com diversas cores de braceletes e pesa cerca de 18 gramas sem a sua pulseira.
2 - Samsung Galaxy Fit2 – 49,90 euros – Loja Samsung
Disponível em preto e scarlet, o Samsung Galaxy Fit2 destaca-se por ser à prova de água até 50 metros e ter até 21 dias de autonomia. Tem um ecrã AMOLED colorido de 1,1 polegadas, que promete oferecer sempre as informações mais necessárias aos seus utilizadores com um simples relance. A sua ranhura na bracelete impede que o suor do pulso se entranhe.
A pulseira inteligente da Samsung não só faz a medição de diferentes parâmetros e padrões do sono, como oferece dicas para melhorar o descanso. A Aplicação Samsung Health regista a qualidade do sono através de um sistema de pontuação global. A app também permite controlar o nível de stress, sugerindo a prática de exercícios respiratórios para ajudar no seu controlo. A partir da pulseira pode controlar a música das aplicações sem a necessidade de mexer no smartwatch. A personalização é também um aspeto de destaque, com mais de 70 mostradores de relógio distintos que pode fazer o download da sua loja.
3 - Xiaomi Mi Band 6 – 35,90 euros – PC Diga
O Mi Band 6 da Xiaomi tem um ecrã AMOLED a cores de 1,56 polegadas e garante 14 dias de autonomia numa utilização mista. A smartband tem 30 modos de desporto incluídos, assim como a monitorização de saúde, incluindo o rastreamento SpO2. A sua pulseira tem tecnologia Ag+ antibacteriana. A pulseira é também resistente à água até 50 metros, para que possa fazer todos os desportos náuticos e de água sem preocupações.
Pode personalizar os wallpapers do ecrã do equipamento, entre mais de 130 designs disponíveis na app Mi Fit. Ou se preferir, pode definir qualquer imagem da sua galeria como fundo. Ainda no que diz respeito à monitorização, o gadget faz a medição dinâmica da frequência cardíaca 24/7. Faz a monitorização do sono e faz de despertador suave aos utilizadores. Verifica também o estado de stress do utilizador e faz sugestões para o reduzir.
Toda a saúde e progresso desportivo é registado através de um sensor ótico, capaz de fazer o acompanhamento biológico em alta precisão, o BioTracker PPG 2, da Huami Technology.
4 - Fitbit Charge 4 – 129,95 euros – Loja Fitbit
A Fitbit é uma das marcas mais requisitas deste tipo de wearables, adicionando ao seu equipamento as mais recentes funcionalidades tecnológicas. Para começar tem GPS, para que registe no mapa todo o percurso que fez durante u ma corrida, por exemplo. Além de ser resistente à água, regista a atividade do sono, além da monitorização do ritmo cardíaco.
Pode aceder diretamente aos controlos do Spotify através da pulseira inteligente, sem a necessidade de mexer no smartphone, além disso, a fabricante desafia os utilizadores a deixar a carteira em casa e fazer os pagamentos diretamente através do serviço Fitbit Pay. Tal como outras pulseiras, também faz a monitorização da saturação do oxigénio e do sono, neste caso pode definir os alertas e notificações para que não incomode durante o descanso. E para as senhoras uma funcionalidade adicional: o controlo dos ciclos menstruais. A sua autonomia é de até sete dias, utilizando todas as funções.
5 - Garmin Vívofit 4 – 79,99 euros – Loja Garmin
Este modelo da Garmin é mais simples que outras propostas, apostando sobretudo na sua autonomia. Dispensa o carregamento, utilizando uma pilha que promete um ano de vida útil do equipamento, sempre a monitorizar as atividades dos utilizadores. Entre as monitorizações, contabiliza os passos, distâncias e calorias queimadas e o sono. Oferece objetivos práticos de passos diários, de forma personalizada.
O equipamento é à prova de água, podendo ser utilizado em atividades de natação ou tomar banho. Através do serviço Garmin Connect pode guardar ou partilhar as atividades físicas. Este deteta automaticamente a atividade e classifica-a. Tem um widget de meteorologia para consultar o estado do tempo, assim como alarmes e temporizadores para o ajudar em pequenas tarefas domésticas.
6 - Honor Band 5 – 49,90 euros – PC Diga
A pulseira inteligente da Honor tem um ecrã AMOLED tátil, disponibilizando os textos com código de cores e ícones de chamada para tornar a comunicação mais rápida, diz a marca. Pode personalizá-lo com diferentes wallpapers, fazendo o download dos designs na Honor Clock Face Store. Utiliza a mesma tecnologia Truseen da Huawei para monitorizar a frequência cardíaca. Também faz o controlo do SpO2 e do sono (onde oferece mais de 200 sugestões de avaliação.
Mas apesar das monitorizações de saúde, o Honor Band 5 pretende ser o personal trainer de pulso. Tem um planeador de corrida, rastreador de frequência cardíaca, tempo de treino, velocidades, calorias queimadas, resultados aeróbicos, entre outras atividades para um plano de treino mais completo. É resistente à água até 50 metros e por isso, graças ao seu sensor de seis eixos, pode reconhecer até quatro movimentos de natação: estilo livre, costas, peito e borboleta, registando a velocidade, distância, calorias e pontuação SWOLF4.
Através da pulseira pode encontrar o smartphone, se o perder. Além disso, pode visualizar mensagens, lembretes, captar selfies e fotos de grupo, bastando para isso levantar o pulso. A sua autonomia é de 14 dias em standby, ou seis utilizando todos os recursos do equipamento.
7 - Realme Band 1 – 24,90 euros – PC Diga
O Band 1 tem um ecrã de 0,96 polegadas a cores e pode mudar entre cinco opções de wallpaper diretamente da pulseira. O equipamento apresenta nove modos de desporto, desde a caminhada, corrida, ioga e outros. Tem certificação IP68, ou seja, resiste à poeira, areias e quedas ocasionais na água. Além da qualidade do sono, com a entrega do respetivo relatório, a pulseira monitoriza a frequência cardíaca em tempo real, a cada cinco minutos.
A pulseira tem um acelerômetro de três eixos que ativa o ecrã sempre que levantar o pulso, permitindo consultar a hora e notificações sem mexer ou tocar em qualquer botão.
8 - Oppo Band Style – 69 euros – PC Diga
A Oppo apostou num ecrã AMOLED generoso de 1,1 polegadas, a cores, mas também no reforço de proteção do equipamento, com uma camada curva de vidro 2.5D, para evitar riscos nas quedas. Quanto a funcionalidades, contem com o sensor SpO2 para rastrear a variação dos níveis de oxigénio no sangue. É o anjo da guarda do utilizador enquanto dorme. E também monitoriza o ritmo cardíaco em tempo real, e caso sejam detetadas anomalias, este lança o alerta, para que proceda com cautela.
Na aposta do fitness, o equipamento oferece 12 modos de treino, recorrendo ao seu sensor de aceleração que regista a duração dos exercícios, a distância e outras métricas. O modo Fat Burn Run torna mais fácil perder o peso, fornecendo orientações com base no ritmo cardíaco. Pode ainda receber notificações tanto de mensagens como de chamadas perdidas do smartphone. A marca diz que a autonomia da sua pulseira é de 12 dias.
9 - Amazfit Band 5 – 44,90 euros – PC Diga
A Amazfit Band 5 da Huami Technology, é uma elegante pulseira inteligente que utiliza o assistente inteligente Alexa. Pode dar instruções ou fazer perguntas à IA, seja para fazer traduções, definição de alarmes, criação de listas de compras, consulta do estado do tempo e até controlar outros equipamentos domésticos inteligentes.
Quanto a monitorização, o equipamento mede o nível de oxigénio no sangue através da tecnologia OxygenBeats. Também faz a monitorização em tempo real da frequência cardíaca, com os respetivos alertas quando deteta valores irregulares. Também pode medir o nível de stress, com a sugestão de exercícios. Para as mulheres, a pulseira também ajuda a controlar os ciclos menstruais e períodos de ovulação, lançando alertas às utilizadoras antes deste chegar. Promete uma autonomia de duas semanas com uma única carga.
10 - Prozis CoreHR Iris X – 44,99 – Loja Prozis
A Prozis é especialista em artigos de consumo ligados ao desporto, mas também tem tecnologia. É o caso da pulseira CoreHR Iris X, que tem a preocupação de acompanhar os utilizadores nas suas rotinas de desporto. Este mantém a informação da distância percorrida, os passos dados e as calorias queimadas, sempre com os objetivos em mente.
A pulseira faz a medição da atividade cardíaca e tem 14 desportos pré-definidos, entre eles a caminhada a pé, futebol, corrida, escalada, ciclismo, spinning, ténis, ioga, entre outras. Além da monitorização do sono, os sensores da pulseira alertam o utilizador sobre o sedentarismo, lançando alarmes quando for hora de se mexer um pouco. E também permite consultar notificações do smartphone, como mensagens ou chamadas, assim como de diferentes aplicações e até utilizar como disparo fotográfico remoto.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários