A agenda tecnológica do ano começa sempre com a CES, a maior feira de eletrónica de consumo que leva a Las Vegas milhares de profissionais da área e que está cada vez mais "invadida" por produtos da área de informática e telecomunicações.

Este ano os organizadores já fizeram a seleção dos produtos mais inovadores de entre as 32 categorias de equipamentos, que este ano ganharam duas novas áreas, uma dedicada a Tablets, e-readers e netbooks, e outra a software e aplicações móveis.

A escolha é feita diretamente por um júri e antecipa a exposição que decorre entre 10 e 13 de Janeiro de 2012, embora com o risco de serem deixadas de fora algumas novidades reservadas para as sempre concorridas conferências.

Os prémios "Best of Innovations" distinguiram 17 produtos, de diferentes, áreas, destacando a qualidade de engenharia, especificações técnicas, materiais utilizados e também o design e funcionalidade.

Conheça a lista, que traz algumas surpresas, mas que também inclui produtos que já foram apresentados em 2011... Começamos pelos menos "excitantes", que dificilmente fazem manchetes de revistas e jornais mas que podem tornar-se bastante úteis.

[caption]Nome imagem[/caption]A poupança de energia, mas também a facilidade de monitorização e controle são destacadas pelo júri no prémio atribuído à 2D2C pelas tomadas SafePlug Electrical Receptacles, que também incluem funcionalidades que previnem incêndios causados pela rede elétrica, usando tags inteligentes para ligar ou desligar a alimentação elétrica.

[caption]Nome imagem[/caption]Na área da conetividade, também a Audiovox conseguiu um galardão com o RCA USB Wall Plate Charger, que introduz diretamente na tomada elétrica um carregador USB, dispensando outros dispositivos e permitindo recarregar até dois equipamentos. A empresa garante que é mesmo Plug and Play...

Para a energia pura e dura há ainda referência ao design ecológico e sustentável, com um termóstato da Nest que "aprende" as preferências dos utilizadores e se autoprograma para manter uma temperatura confortável de acordo com um horário de utilização da casa, mesmo que ela varie durante a semana.

Não faltou também um prémio para uma solução que cria uma rede Wi-Fi só a partir de uma tomada de rede, desenhada pela Wi3. O WiPNET consegue criar uma rede Wi-Fi e Ethernet sobre a ligação de cabo, mantendo o serviço de TV. Basta substituir a tomada de parede e ganha as ligações adicionais.

[caption]Nome imagem[/caption]

Entramos agora em categorias mais "audíveis", onde o som importa. O D-Premier da Devialet mereceu o prémio na categoria de Home Audio de alta performance, sendo destacado por combinar um pré-amplificador, um amplificador estéreo analógico e um conversor de digital para analógico numa única embalagem, onde o design também conta (muito).

Quem gosta de bom som deve visitar o site da empresa e perceber melhor a tecnologia que está por trás deste prémio.

[caption]Nome imagem[/caption]

A experiência de Home cinema dos Sonic Blades da Reality Design ganhou na área de Home Theater Speakers, pela qualidade mas também pelo preço, e o sistema de som da escandinava Libratone, com o Live, ajudou a aumentar o "volume" dos prémios de inovação.

[caption]Nome imagem[/caption]

[caption]Nome imagem[/caption]
Para um som mais intimista, ou privado, o júri da CES premiou o sistema da Sonomax que se adapta em 4 minutos ao formato da orelha do utilizador, através da adaptação do silicone. O eers Custom-Fitted Earphones resulta de tecnologia patenteada pela empresa e promete ultrapassar os problemas que alguns utilizadores continuam a ter em ajustar os auriculares aos ouvidos, até porque garante que cada formato é tão particular como a impressão digital.

Passando para categorias mais "atraentes", é curioso ver que nos dispositivos móveis faltaram à chamada alguns dos tradicionais destinatários de galardões nesta área, como a Apple, a Toshiba e a HP, ou a Samsung.

Na nova categoria de Tablets o prémio foi atribuído à Sony, pelo Tablet S1, que já está à venda em Portugal. O júri distingue a ergonomia e o conforto de utilização, mas também a certificação para a PlayStation.

[caption]Nome imagem[/caption]

O Padfone da Asus, que já foi apresentado em Maio na Computex, também teve lugar de destaque na lista do júri, como dispositivo wireless. A referência à inovadora conjugação de smartphone e tablet num único equipamento levou ao prémio, mas também a liberdade de escolha a cada momento entre o formato que mais se ajusta às necessidades.

[caption]Nome imagem[/caption]

Próximo dos portáteis, mas destinado aos jogos, o Razer Blade também está na lista dos premiados, com o interface all in one a merecer o destaque do júri. O notebook está atualmente esgotado, o que revela o interesse da procura...

[caption]Nome imagem[/caption]

O design de "fusão" justifica o prémio atribuído à Plantronics, com o Calisto 835, um dispositivo que junta as ligações de telefonia fixa e móvel a partir de um único terminal. Com um ecrã de 2,4 polegadas, sensível ao toque, que permite fazer chamadas, atender e mudar a ligação entre diversos dispositivos que estejam ligados à mesma "central".

[caption]Nome imagem[/caption]

[caption]Nome imagem[/caption]Na categora de comunicações o HTC Amaze 4G foi escolhido como o melhor telemóvel. O processador dual core a 1,5 GHz e o ecrã de 4,3 polegadas Super LCD permitiram a este terminal ultrapassar outros modelos considerados mais "sexy" pelos utilizadores, mas o júri aponta ainda outras "distinções" como o sistema Android e a câmara de 8 megapixels.

o prémio foi atribuído em conjunto à HTC e à T-Mobile, que tem o exclusivo da comercialização nos Estados Unidos.

Para completar a lista restam mais três produtos. O Basis band, que foi galardoado na área de Saúde e Bem Estar, um suporte de cozinha da Belkin para tablets e uma câmara todo o terreno da Lytro com uma aparência pouco convencional.

[caption]Nome imagem[/caption]

[caption]Nome imagem[/caption]Deixámos para o fim uma das novas categorias, até porque é a única de software e aplicações móveis. O prémio foi atribuído à Ford pela aplicação myFord Mobile, que já tinha estado em destaque na CES de 2011.

A aplicação permite aos donos dos veículos elétricos da marca manter o controle do consumo, planear rotas onde podem recarregar as baterias e ainda gerir outras funções, como o ar condicionado do automóvel.

Não é muito apelativo que grande parte das inovações destacadas da CES 2012 sejam novidades do início de 2011, mas não fomos nós que fizemos a escolha... Resta esperar que os produtos que vão ser lançados na feira compensem o desencanto pela falta de inovação.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador