São vários os estudos que fazem prever um crescimento do mercado de emprego este ano em Portugal, nas áreas relacionadas com as Tecnologias da Informação. Um relatório publicado pela Hays em janeiro, onde foram ouvidas 800 entidades empregadoras, identificou intenções de avançar com novas contratações em 74% das entrevistas.

A mesma pesquisa mostrava que as Tecnologias de Informação são uma das áreas onde os candidatos têm mais opções de escolha. Também confirma que o sector é um dos mais satisfeitos como o nível salarial.

Nas últimas semanas o TeK falou com algumas das empresas que mais contratam em Portugal, entre companhias portuguesas e multinacionais, de áreas tão diversas como os jogos, software empresarial, consultoria, outsourcing ou soluções de segurança.

Em cerca de meia centena de contactos realizados, a esmagadora maioria das empresas confirma a intenção de reforçar a equipa este ano. Em alguns casos esse reforço foi concretizado logo nos dois primeiros meses do ano. Noutros a intenção é contratar mas ainda não é possível definir um número.

Na maior parte dos casos, no entanto, o plano está desenhado e em marcha ou prestes a iniciar-se. Na galeria abaixo pode conhecer em detalhe as necessidades de recursos humanos de mais de duas dezenas de empresas a operar em Portugal.

Aqui listamos oportunidades de emprego em companhias mais maduras, mas também identificámos ofertas já disponíveis ou que serão lançadas a muito breve prazo em startups de norte a sul do país (listadas num artigo que pode ler aqui). No total há para ver mais de 2 mil ofertas de emprego.

Cristina A. Ferreira e Rui da Rocha Ferreira

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.