O objectivo foi definido por Zeinal Bava, presidente da Portugal Telecom, durante a conferência de imprensa de hoje: massificar a utilização dos smartphones e chegar a mercados que nunca antes tinham experimentado estes equipamentos, conseguindo assim gerar um aumento significativo de tráfego dentro da rede da TMN.

O lançamento do Windows Phone da Microsoft, o novo sistema operativo móvel da empresa de Redmond, foi protagonizado em Portugal pela operadora móvel do Grupo PT, com quem a Microsoft mantém uma parceria de longa data, e concretiza-se para já no lançamento de quatro modelos de terminais smartphones, como o TeK tinha escrito ao final da manhã.

Estes modelos estão entre um conjunto de 30 terminais que a Microsoft quer colocar no mercado até ao final do ano com o novo sistema operativo e com vários parceiros, porque "um modelo único não responde às necessidades de todas as pessoas", como sublinhou Francisco Ramos Chaves, responsável pela área de negócio Mobile da Microsoft em Portugal. Uma coisa é certa: por muito diferentes que sejam os formatos, as características técnicas e os componentes internos todos têm o novo Windows Mobile 6.5.

Os modelos que a TMN hoje lança resultam de parcerias com a ZTE e a Samsung e são todos exclusivos da operadora, tendo sido costumizados a nível de interface e de acesso a serviços nacionais.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O serviço de televisão Meo, os conteúdos noticiosos do SAPO, a bolsa e o dsporto, a ligação à Music Box e à meteorologia são alguns dos exemplos da adaptação feita pela TMN ao sistema base da Microsoft.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O TMN Bluebelt II é o herdeiro do bem sucedido Bluebelt, o primeiro smartphones com marca TMN que já representa 20% do total de vendas desta gama de terminais da empresa e que foi para muitos utilizadores o primeiro smartphone que utilizaram.

Com um preço a partir de 49,99 euros, com a subscrição de um pacote de dados e um plano de fidelização, este novo modelo ganha uma câmara fotográfica com um sensor mais potente (de 5 megapixels) mantendo outras características já presentes no seu antecessor, como o GPS com licença vitalícia da NDrive, ligação HSUPA até 7,2 Mbps, acesso ao Windows Live Messenger e email em tempo real.

O formato é o mesmo, combinando o teclado com um ecrã táctil de 2,5 polegadas.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Com um ecrã full touch screen, o TMN Silverbelt tem um ecrã de 3 polegadas e um pacote de funcionalidades semelhantes ao Bluebelt, onde se contam o GPS com licença vitalícia da NDrive, ligação HSUPA até 7,2 Mbps, acesso ao Windows Live Messenger e email em tempo real.

A câmara é também de 5 megapixels e o pacote traz igualmente um cartão de memória de 4 GBytes.

Os dois modelos tem um preço a partir de 49,99 euros, mas com adesão a planos de preço e fidelização. Os preços de venda a público sem esta adesão são de 199,9 euros para o Bluebelt II e 219,9 euros para o Silverlight.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Em exclusivo com a Samsung a TMN lançou também o Samsung Lite B7300, que conta com um processador de 800 MHz. A câmara fotográfica é mais fraquinha, de 3 megapixels, mas tem auto-focus, flash e zoom.

O ecrã táctil de 3 polegadas dispensa o teclado e facilita a navegação com o interface da Samsung e com os seus widgets para acesso às aplicações.

O GPS está também garantido, com a mesma licença NDrive vitalicia, mas a velocidade de ligação Internet é mais baixa do que os modelos anteriores, não ultrapassando os 3,6 Mbps.

Com adesão a planos de preço e fidelização o preço deste modelo é de 59,99 euros, mas se optar por comprar sem estas obrigatoriedades terá de pagar 294,9 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O Samsung Omnia II i8000 é a estrela desta constelação de novos smartphones Windows Phone. O "upgrade" do Omnia é um dos modelos que foi apresentado desde o início como uma das principais coqueluches do Windows Phone e conta com um ecrã táctil de 3,7 polegadas, navegável com o interface adicionado pela Samsung ao sistema operativo Windows Mobile 6.5 professional.

A memória interna é de 8 GBytes mas as restantes características são semelhantes ao Samsung Lite, incluindo a câmara de 5 megapixels com auto-focus, flash e zoom e o GPS com a licença vitalícia da Ndrive.

Para quem navega na Internet e faz download de informação os 7,2 Mbps de velocidade de download vão também fazer a diferença.

Com um preço de venda a público de 469,9 euros, este modelo pode ser adquirido em conjunto com um pacote de preços e fidelização à rede a partir de 99,9 euros.

Para incentivar a adesão aos planos de preços a TMN vao oferecer descontos de 50% durante os seus primeiros meses, o que no tarifário IT Light pode significar o pagamento de apenas 2,5 euros por mês.

Ao todo são cinco os tarifários que a TMN propõe e cujos preços mensais variam entre 5 euros e 15 euros por mês, com uma possibilidade de tarifa diária de 0,99 euros. Em cada um dos tarifários está contemplado um plafond de tráfego mensal, como pode ver na tabela abaixo.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Para além destes modelos, os primeiros a chegar a Portugal com o logo Windows Phone, veja também os smartphones que vários fabricantes estão a apresentar a nível internacional e que o TeK já destacou numa montra anterior.

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com os tarifários da TMN.

Fátima Caçador

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.