A Microsoft não desiste de ser um player importante no mercado dos telemóveis, enfrentando concorrentes sérios como a Nokia, a RIM, a Apple e a Google, com quem disputa um espaço no concorrido mercado dos sistemas operativos para terminais móveis e na área de aplicações que está directamente interligada.

Apesar de poucas pessoas terem consciência disso, o sistema operativo Windows Mobile já equipa uma fatia importante dos smartphones no mercado, com ou sem interfaces adicionais dos fabricantes que mantêm parcerias com a Microsoft. Até porque, como muitos reconhecem, o Windows Mobile é um sistema operativo “para engenheiros” que fica longe da facilidade de utilização e do carisma apresentado pelo iPhone da Apple, ou mesmo o Android da Google e o Symbian da Nokia.

Com o próximo lançamento do Windows Windows Mobile 6.5, marcado para 6 de Outubro, a Microsoft quer dar a volta à situação, ganhando mais notoriedade e dando também uma nova projecção aos telemóveis com o seu sistema operativo, que são agora designados de “Windows Phones”.

Entre os parceiros da Microsoft nesta demanda estão os suspeitos do costume, entre fabricantes e operadores móveis, sendo a lista de parcerias para a Europa dividida entre a Orange, Deutsche Telekom e a Vodafone, do lado dos fornecedores de serviço, e a Acer, HTC, LG Electronics, Samsung, Sony Ericsson e Toshiba nos fabricantes.

As funcionalidades ligadas ao trabalho e à produtividade que se aliam tradicionalmente a telemóveis com Windows são agora reforçadas, mas também o lazer ganha importância, com o vídeo, fotografias e ligação a redes sociais. A empresa pretende assim que os terminais deixem de ser “cinzentos” e só usados por profissionais de fato e gravata, para entrarem no mainstream e apelarem a um público mais vasto.

Estas tendências estão bem patentes nos telemóveis que alguns fabricantes já revelaram e que serão oficialmente anunciados a 6 de Outubro. Veja com o TeK alguns dos modelos que já são conhecidos:

LG: 3 agora, uma dezena em 2010

[caption]LG[/caption]

A LG foi uma das fabricantes que se apressou a mostrar os seus novos terminais com Windows Mobile 6.5. Para já serão três modelos que começam a ser comercializados em Outubro, todos com ecrã de toque e teclado integral QWERTY.

A Vodafone já garantiu o exclusivo do LG GM750 que para já estará à venda em sete países da rede deste operador, incluindo a Alemanha, Itália, Holanda, Grécia, Espanha, Reino Unido e França, mas não Portugal.

O telemóvel tem um interface de utilizador S-Class, a que a LG já habituou os utilizadores com o LG Arena, e que garante a navegação por ícones. O ecrã é de 3 polegadas e está também na lista uma câmara de 5 megapixels, GPS e conectividade HSDPA.

Sony Ericsson XPERIA X2

[caption] XPERIA [/caption]

A sub-marca premium da Sony Ericsson parece não ter dificuldades com a bigamia a nível de sistemas operativos. Depois do Xperia X-1 que marcou a estreia da Sony Ericsson na plataforma Windows Mobile, em detrimento do Symbian UIQ geralmente utilizado pela marca nos seus smartphones, está prometido para breve o Xperia X-3, com Android, mas que parece que vai demorar a levantar voo, apesar das promessas.

O XPERIA X2 3G, que foi agora apresentado, mantém a fidelidade ao Windows, mas com a nova versão 6.5. O telefone continua no topo de gama da marca e deverá estar à venda em Dezembro em cinza e preto, não comprometendo nenhum dos dois mundos que a Microsoft quer juntar no mesmo terminal.

Com um ecrã de 3,2 polegadas, que esconde o teclado deslizante, a Sony Ericsson promete alta resolução e qualidade de DVD que permite tirar partido da câmara de 8,1 megapixels. Na conectividade não foi esquecido o suporte a HSPA, mas também à norma EDGE.

TG01 da Toshiba

[caption] Toshiba [/caption]

Os telemóveis da marca japonesa ainda não chegaram a Portugal mas já são comercializados em vários países da Europa, mantendo-se fiéis ao Windows. A Toshiba confirmou já no início do mês que vai ter uma nova versão do TG01 com o novo Windows Mobile 6.5 que será em tudo semelhante ao modelo anterior, excepto no sistema operativo.

Os utilizadores do modelo anterior poderão também fazer o upgrade gratuito, ganhando mais funcionalidades.

O ecrã de 4,1 polegadas WVGA vai continuar a ser um dos principais argumentos do Toshiba TG01 Widows Phone, assim como a sua escassa espessura de 9,9 milímetros. Mas conte também com GPS e todas as características ligadas à sincronização profissional que são de esperar num smartphone com Windows.

Samsung: Omnia versão II

A Samsung vai também apostar na marca Omnia para integrar o novo sistema operativo da Microsoft. O Omnia II tem o nome de código I8000 e já está à venda em vários países da Ásia desde Julho, tendo chegado a alguns mercados europeus em Agosto, mas ainda com Windows Mobile 6.1. Logo no lançamento a Samsung prometeu que este terminal seria actualizado com o Windows Mobile 6.5 logo que este fosse lançado (na altura ainda não era conhecida a data).
[caption] Samsung [/caption]

Tal como a versão anterior do Omnia, o ecrã de grande dimensão (3,7 polegadas) é um dos principais destaques, mas recorrendo agora à tecnologia AMOLED para melhor qualidade de imagem.

O interface é o TouchWiz 2.0, já presente noutros modelos da marca, para navegação fácil entre os menus com simples toques dos dedos.

Navegação com GPS, browser fácil na Internet facilitado pela ligação HSDPA e capacidade de reprodução de vídeo e música são algumas das características. Destaque ainda para a memória de base de 48 Gbytes que permite guardar todos os conteúdos.

HTC: Toque 2

A HTC não poderia ficar de fora deste anúncio, até porque apostou na presença em todas as plataformas (pelo menos nas possíveis). O HTC Touch2 será o digno representante da marca neste lançamento, juntando o seu ecrã LCD TFT de 2,8 polegadas e o interface TouchFlo 3D às potencialidades do novo sistema operativo.

A conectividade HSPA, a ligação GPS e a câmara de 3,2 megapixels (só?) estão entre as características esperadas, assim como a ligação Wi-Fi e o suporte ao Exchange da Microsoft.
[caption] HTC [/caption]

Tal como acontece noutros modelos referidos, o preço não foi ainda revelado. Há que esperar até 6 de Outubro, quando outras novidades poderão também surgir.

Fátima Caçador

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.