Hoje sugerimos-lhe por isso que parta à descoberta de novos gadgets que de algum modo se ligam ao telemóvel (iPhone, Android ou Windows Phone) e ajudam a esticar as suas potencialidades para o mundo físico, acrescentando sensores e outras funcionalidades de interação com a realidade que se podem revelar úteis.

Os smartwatches são os que estão agora na moda, permitindo verificar chamadas e mensagens no relógio de pulso e fazendo a ligação a outras aplicações, mas a criatividade inventiva de quem quer explorar o crescimento do mercado não se fica por ai.

Um dos bons – excelentes – exemplos passa pela monitorização do batimento cardíaco e de outros factores relacionados com o esforço, seja para ajustar as medições em aplicações relacionadas com a saúde seja com o desporto. Mas prometemos trazer-lhe outros pequenos ajudantes dos smartphones com qualidades insuspeitas… E todos têm uma app associada…

Se costuma perder as chaves com frequência, saiba que há uma solução para isso. Aliás, várias, e não passam por comprimidos de memória.

O Hone é um projecto mesmo à medida de quem precisa de localizar as chaves, mas tem de ter um iPhone. Financiada através do Kickstarter, a ideia conseguiu ultrapassar o investimento necessário e está agora a entregar os pequenos dispositivos que se ligam ao iPhone através de uma ligação Bluetooth de baixo consumo. A aplicação associada faz o resto da magia, iluminando o dispositivo e fazendo-o vibrar, desde que esteja a uma distância até 45 metros.

O custo do aparelho é de 59,95 dólares e funciona na Europa.

[caption]Hone[/caption]

No reino dos sensores há muito por onde escolher em acessórios associados a aplicações. O Node é uma delas e depois de ter começado de forma tímida a identificar cores mas que já alargou as funcionalidades a outras áreas, como a identificação de níveis elevados de CO2.

Pode ser comprado no site da Variableinc e custa entre 99 e 149 dólares. Está disponível para iOs e Android.

[caption]Node[/caption]

O Sensordrone tem um aspecto menos interessante mas uma gama mais vasta de aplicações. O pequeno dispositivo pode transformar o telemóvel num sensor de monóxido de carbono, num detetor de gás, medidor de luz, termómetro ou estação meteorológica. Pelo menos é o que promete a empresa…

O dispositivo custa entre 99 e 199 dólares consoante a aplicação desejada.

[caption]Sensordrone [/caption]

Para funções de lazer e desporto há também uma multiplicidade de sensores disponíveis, muitos dos quais exclusivamente para iPhone. Na loja da Apple em Portugal encontra os óculos de neve Oakley airwave que permitem ver chamadas e mensagens de texto recebidas no iPhone através da tecnologia sem fios Bluetooth e da aplicação Oakley Airwave Snow.

Os sensores integrados permitem também recorrer a análise de desempenho e localização dos percursos em mapas.

O preço é de 649 euros.

[caption]óculos[/caption]

Se o desporto favorito é o Golf a alternativa é o GolfSense, um sensor que pode se colocado no pulso e deteta os movimentos realizados durante um jogo ou um treino, permitindo aperfeiçoar o desempenho. O dispositivo usa quatro sensores de movimento para calcular a velocidade, a posição do taco, o ritmo e o percurso da tacada.

A informação é mostrada no ecrã do smartphone com a aplicação dedicada, que pode ser descarregada gratuitamente. O GolfSense custa 129,9 euros.

[caption]Golfsense[/caption]

Outro acessório interessante para alargar o campo de atuação do smartphone é o Botiful, um pequeno robots monitorizado que leva a câmara do telemóvel a qualquer lado e pode ser controlado para reconhecer rostos e movimentos.

A ligação para a comunicação é feita com o Skype e são válidas também extensões de utilização para além das videochamadas, como a verificação de imagens em espaços reduzidos ou a monitorização de crianças. E para já a ligação faz-se apenas com smartphones Android.

O projeto foi também financiado através do Kickstarter mas pode ainda fazer encomendas no site entretanto criado.

[caption]Botiful[/caption]

Estes são apenas alguns dos pequenos ajudantes de smartphones que se podem encontrar por ai. Pode ficar a conhecê-los melhor na galeria de imagens abaixo e quem sabe transformá-los numa prenda de Natal diferente para quem já tem tudo…

Se conhece outros dispositivos interessantes dentro deste género deixe a sua sugestão também na caixa de comentários para que os leitores do TeK possam partir à descoberta de mais gadgets para tornar os seus smartphones mais “smart”.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.