Hoje fizemos uma ronda pela Internet à procura de aplicações portuguesas alusivas ao Natal. Encontrámos algumas novidades, a maioria lançadas já este mês. Umas mais interessantes que outras, podem ser sugestões interessantes para o ajudar a chegar ao próximo Natal com todas as compras feitas, votos de Boas Festas entregues e uma ceia de natal perfeita.



Começamos com uma proposta da autoria de Artur Murteira, autor da SMS4Christmas. Esta app, disponível para a plataforma Android, dá uma ajuda na altura de pensar numa frase original para enviar aos amigos e família, desejando as tradicionais Boas Festas.



Está disponível em português, inglês e castelhano e permite escolher a frase certa a partir de uma lista de opções disponíveis. A ideia é simples, mas pode ser bastante útil.

[caption]App4Christmas[/caption]

Uma lógica idêntica, uma plataforma diferente, a app desenvolvida por Cesar Meira para Windows Phone também dá opções de frases que o utilizador pode enviar à família e amigos, desejando Boas Festas.


Carinhosas, Animadas e Preferidas são as três secções que arrumam as frases disponíveis na SMS Natal. Quem usa a aplicação pode dar o seu contributo para as preencher, submetendo mais frases. Esta app pode ser descarregada de forma gratuita e é compatível com as versões 8 e 7.5 do Windows Phone.

[caption]SMS Natal[/caption]

Ainda relacionada com a missão natalícia: saudações por SMS, deixamos nota para o SMS Scheduler. Esta aplicação permite agendar o envio de mensagens. A véspera de Natal e ano novo são sempre dias atarefados e um contributo para descongestionar as horas anteriores à consoada pode ser tratar das mensagens de Boas Festas mais cedo. Pode preparar tudo hoje e mandar entregar só daqui a uns dias…


A aplicação foi desenvolvida pela Bearstouch Software e tem versões para Android e BlackBerry. Na plataforma Android está disponível de forma gratuita e paga, esta segunda disponível por 1,5 euros.


Para iOS não está disponível uma versão desta aplicação, mas pode encontrar outras que fazem as mesmas tarefas ou até opções que fazem o mesmo com outros serviços, como o email.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Para quem tem dificuldade em gerir as tarefas pré-natal temos mais uma sugestão interessante. Sem deixar margem para dúvidas, esta app, desenvolvida pela AboutWeb, chama-se Tarefas de Natal e pode ser um precioso apoio para arrumar tarefas e não se esquecer de nada, estejam em causa doces, presentes ou ementa da ceia de Natal.


A app já dispõe de listas pré-definidas com tarefas a realizar e respetivas dicas para as concretizar, embora o utilizador possa editar todos os campos, alterando-os e introduzindo outros, por exemplo.


Este auxiliar de memória para os preparativos de Natal está organizado em três categorias distintas: decoração, jantar de Natal e presentes. Aceder-lhe tem um custo de 0,89 euros, valor a pagar para fazer o download do software.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Saltando dos dramas dos adultos para a necessidade de ocupar os mais novos enquanto os pais preparam a ceia, destacamos o livro de colorir criado por Paulo Freitas a pensar no iPad da Apple. O Pictus Xmas é um conteúdo para crianças alusivo ao Natal e reúne 122 desenhos para pintar.


É também possível desenhar na app a partir de uma folha em branco e usar diversos "materiais", como o pincel, canetas, marcadores, lápis de cera ou marcadores.


O resultado final pode ser enviado por email, impresso ou partilhado nas redes sociais, ajudando a divulgar pela sua comunidade de amigos os dotes de artista de um membro mais novo da família, ou garantindo uma forma diferente de enviar os votos natalícias. Esta app também é paga. Pode ser descarregada por 0,89 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

No mesmo espírito e dirigido ao mesmo público, as crianças, deixamos ainda uma nota para a Melhor Prenda de Natal, um livro da Porto Editora com uma história de Natal cheia de cor e animais bem-dispostos, apoiada em vários jogos.



A história está disponível em português (de Portugal e do Brasil), em castelhano e em inglês. Os destinatários são crianças em idade pré-escolar, que durante a história podem interagir com as personagens e cenários, jogar e aprender, através de diversas atividades.



A app desta história de Natal está otimizada para iPad e iPhone e o download custa 3,59 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]




Bons preparativos e bom Natal. Se encontrar mais sugestões interessantes já sabe, partilhe connosco na caixa de comentários.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.