Podemos começar por um dos pontos menos positivos nestes equipamentos de som e comandos por voz de ter em casa ou no escritório, sempre em “equipa” com o smartphone: ainda não estão oficialmente disponíveis em Portugal.
Vai encontrá-los em algumas lojas online de importação de equipamentos do género, bem como nas lojas oficiais nos sites internacionais das marcas em causa, como são exemplos as duas famílias de assistentes pessoais domésticos mais famosas do momento: Google Home e Amazon Echo.
E isto sem esquecer o tão badalado HomePod, o modelo que a Apple apresentou num dos seus mais recentes keynotes internacionais. Este e outros equipamentos do género compõem a galeria abaixo, com vários exemplos eficazes do que um assistente pessoal pode ser.
Por outro lado, há ainda outro “senão”: nenhum dos sistemas aqui mencionados fala e entende português, pelo que o mais provável é que tenha de controlar por voz os equipamentos em causa em inglês.
Foi nesse idioma que estes assistentes em forma de coluna foram idealizados e será em inglês que terá de avançar com os comandos de voz compatíveis com os sistemas. Estamos a falar de idiomas suportados de raiz, pois em termos de tradução é possível ter acesso a conteúdos em português.
E isto porque os três assistentes pessoais por voz que já conhecemos dos smartphones – Google Assistant, Amazon Alexa e Apple Siri – são as bases destes equipamentos, das respetivas marcas e/ou de terceiros. E estes também não estão disponíveis na língua de Camões…
Utilidades principais
Mas, afinal, para que precisamos de um assistente pessoal que é também uma coluna de som Bluetooth? Em primeiro lugar, obviamente, estes dispositivos são sistemas de som por excelência, isto dentro do segmento das colunas que podemos emparelhar com o smartphone, com o tablet ou com o portátil, por exemplo. E não deixam de lado a estrutura física que possibilita a emissão de som a 360 graus.
Depois, naturalmente, há os comandos através da voz, na resposta aos quais estas colunas revelam duas características em particular: eficiência e inteligência, recorrendo às convencionais formas de pesquisa na Web para fornecerem-nos exatamente as respostas e as ações que desejamos. Isto porque, tecnicamente, estão ligadas por Wi-Fi à sua rede doméstica e por Bluetooth ao seu smartphone.
Na prática, estes assistentes pessoais estão preparados para fornecerem-nos respostas a questões simples, para colocarem em reprodução as nossas músicas preferidas, para controlar sistemas domésticos inteligentes (iluminação, na sua maioria) e até para iniciarem compras online.
Neste último ponto, as soluções do género que a Amazon comercializa têm o condão de conseguirem, perante as nossas indicações, confirmar ações de compra nesta loja online. Mas pode perguntar como estará o tempo amanhã ou quem é o presidente dos Estados Unidos. As colunas respondem acertadamente.
Da mesma forma, pode ordenar que se inicie a reprodução do mais recente álbum da sua banda preferida presente no Spotify, ou indicar que o nível da iluminação da sua sala de estar seja reduzido para metade. Com a integração devida, há resposta para tudo o que pedimos.
São assim as novidades atuais neste segmento de eletrónica de consumo. E incluídos neste lote não estão apenas os assistentes pessoais em forma de coluna Bluetooth propriamente ditos, mas também os altifalantes do género equipados com funcionalidades associadas e ativados por voz. Espreite a galeria e veja as opções.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários