A beta ainda só será disponibilizada este mês, mas a Microsoft já começou a divulgar as novidades do Office 2010, o novo pacote de aplicações de produtividade que chega ao mercado no primeiro semestre do próximo ano. A interligação entre as diferentes aplicações, a melhoria da rapidez e usabilidade estão entre os pontos fortes, sendo a colaboração um dos grandes destaques.

Tal como o TeK já tinha escrito ontem, para além da versão de desktop a Microsoft vai lançar também a beta do Office Mobile enquanto o Office Web Apps vai estar disponível através do Windows Live numa data posterior, ainda com funcionalidades limitadas.

Como já é habitual, a Microsoft introduziu centenas de novas funcionalidades do Office 2010, algumas das quais estarão disponíveis em todas as versões, enquanto outras são mais pensadas para as empresas.

Como não é possível apontarmos todas as pequenas mudanças, destacamos já sete alterações que vão fazer a diferença na utilização diária do pacote de produtividade para grande parte dos utilizadores.

Interface comum

A nível do interface de utilizador a utilização do friso do Office em todas as aplicações, incluindo o SharePoint Server 2010, dá um ambiente mais familiar e transversal, o que se aplica também às aplicações acedidas via Web. Dentro do possível, a Microsoft tentou que as aplicações acessíveis via browser tivessem a mesma barra de ferramentas a que os utilizadores estão habituados no seu computador.

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Mais imagens e mais vídeos
A gestão das imagens e dos vídeos dentro de aplicações como o Word, Outlook e o Powerpoint foi melhorada. No programa de texto vai ser possível garantir novas ferramentas de formatação de imagem, para gerir parâmetros como a cor, reflexos ou brilho sem ter de abandonar o Word.

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O texto pode ganhar também efeitos visuais, com reflexos e sombras tridimensionais ou com fluxos e gráficos fáceis de criar através do SmartArt Graphics.

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O conceito estende-se ao Powerpoint, que passa a ter um interface facilitado para exibição de vídeo a partir da apresentação - ultrapassando aquele que é ainda um momento difícil em muitas apresentações públicas. Os vídeos podem ser também editados e "cortados" de forma fácil dentro do PowerPoint.

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Avalanche de email bem gerida
O correio electrónico continua a balançar entre ferramenta providencial de produtividade e a maior fonte de perda de tempo dos utilizadores, sobretudo devido ao fluxo de spam e de mensagens que exigem atenção rápida. Na nova versão do Outlook os utilizadores podem organizar as mensagens por "conversação", agregando a visualização de todas as mensagens relacionadas com um determinado tópico, algo que o Gmail já faz hoje em dia. Quem não gostar pode sempre desactivar esta funcionalidade.

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Com a introdução do Exchange 2010, que é antecipado, o interface em português permite já a integração na caixa de correio electrónico de mensagens de voz que são traduzidas para texto e passam a ser listadas na Inbox.

Conte ainda com as MailTips que pretendem ajudar os utilizadores a evitar erros frequentes, como introduzir nomes de contactos de fora da empresa no envio de mensagens internas, ou anexar ficheiros demasiado grandes desprevenidamente.

Visões rápidas da informação

[caption]Nome da imagem[/caption] A utilização do Excel como ferramenta de gestão em muitas empresas, que querem ter uma visão mais rápida de dados alojados em folhas de cálculo massivas é agora mais fácil com várias pequenas melhorias. Uma delas é o Sparklines, que permite criar pequenos gráficos em células a partir de uma folha de cálculo.

[caption]Nome da imagem[/caption] Os slicers podem ser também uma boa ajuda para arrumar os dados, com uma apresentação visual onde as segmentações e filtros ganham destaque, assim como as cores, para uma visão mais analítica.

Funções em backstage

Uma das grandes mudanças do Office 2010 é a passagem de uma série de funções para o backstage, um menu que substitui o tradicional menu de "Ficheiro/File" e para onde são relegadas as acções de guardar, partilhar, imprimir ou publicar. A Microsoft garante que o acesso é mais fácil e rápido...

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Colaborar, colaborar, colaborar...
Ficou para último mas a colaboração é provavelmente uma das áreas onde o Office 2010 traz mais mudanças e onde a Microsoft consegue marcar claramente a diferença em relação a outros pacotes de produtividade, sobretudo os open source.

O pilar da colaboração é o Sharepoint Server 2010, que vai agora estar também disponível em beta, mas a empresa promete estender algumas funcionalidades também aos particulares sem os obrigar a instalar um servidor Sharepoint, através do Live Workspace.

Várias pessoas vão poder aceder e editar o mesmo documento a partir de diferentes localizações, sendo as autorizações de acesso e os fluxos de aprovação definidos no SharePoint. O controle avançado de versões e a funcionalidade de co-autoria materializam a ideia de grupos de trabalho mais produtivos e mais rápidos a responder a exigências crescentes das empresas. E não interessa se estão a ver e editar os documentos no telemóvel, no escritório ou via browser.

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Os utilizadores que têm o mesmo documento aberto sabem quantos colegas estão a usar o documento e podem ver as áreas que eles editaram, sendo ainda possivel bloquear áreas do documento para edição única. Com as ferramentas de presença do Office Communicator podem ainda abrir uma sessão de conversação a partir do Word, Excel ou Powerpoint e trocar ideias sobre o trabalho a realizar.

Mobilidade

A integração já referida com o Office Mobile 2010 vai ser bem vinda para todos os utilizadores de smartphones que têm de responder rapidamente a questões que envolvem a manipulação de documentos fora do escritório. A Microsoft garante uma elevada fiabilidade na apresentação dos documentos e o mínimo impacto em termos de formatação.

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O Office Mobile 2010 estará disponível já em versão beta e, segundo os responsáveis da Microsoft, funciona numa grande variedade de dispositivos com Windows Phone mas também em Blackberrys e no iPhone.

O salto para a Web
O Office Web Apps representa uma grande mudança no modelo de negócio da Microsoft com a disponibilização de ferramentas gratuitas na Internet, tenha ou não instalado o pacote no seu computador pessoal ou no da empresa.

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Esta componente só deve ser disponibilizada mais tarde, e está para já assegurada a compatibilidade com os browsers Firefox da Mozilla e Safari da Apple, mas não com o Chrome da Google.

Sem necessidade de instalar qualquer componente de software os utilizadores vão poder criar e editar documentos do Word, Excel, Powerpoint e OneNote, sendo também suportadas várias versões destas aplicações, desde o Office 2003 ao Office para Mac.

O interface comum, a possibilidade de partilha dos documentos e o acesso rápido ao SkyDrive da Microsoft são alguns dos pontos fortes, mas a empresa está a apostar que esta utilização será feita em complemento do uso do Office no desktop, e não em substituição...

Fátima Caçador

Nota da Redacção: Foi corrigida uma gralha.