A Samsung vai descontinuar o negócio de computadores portáteis na Europa. A confirmação foi feita através de um porta-voz da empresa à pubicação PC Adviser, justificando a decisão com uma necessidade de a empresa se adaptar às necessidades e exigências do mercado.



O anúncio chega numa altura em que o mercado dos computadores parece mostrar sinais de estabilização depois de vários trimestres de declínio, provocado pelos ciclos de renovação menos frequentes e pela chegada de novos equipamentos como os tablets.



A tecnológica sul-coreana tem na Europa várias linhas de computadores portáteis, sendo que as mais recentes são os Activ Book, equipados com Windows, e os Chromebook, equipados com o Chrome OS. E estes são alguns dos modelos que nos próximos tempos vão deixar de chegar às lojas.



A subsidiária portuguesa da empresa já veio a público dizer que os computadores que estão em stock vão continuar a ser vendidos, sendo que o suporte às máquinas também está garantido.



O anúncio da Samsung chega com alguma surpresa, mas a leitura de dois sinais podia deixar antever o cenário agora anunciado: a empresa não levou nenhum computador novo até à feira de tecnologias IFA; e um nome com tradição maior na área dos PCs, a Sony, decidiu vender a divisão no ano passado a uma organização japonesa.



Numa altura em que a procura por dispositivos móveis tem marcado a agenda das principais tecnológicas, é natural que algumas áreas sejam prescindidas a favor dos smartphones e dos tablets. A Samsung é a maior vendedora do mundo de telemóveis inteligentes, tendo o segundo lugar na área dos tablets.



Apesar de os computadores da Samsung continuarem disponíveis noutros mercados internacionais – Ásia e EUA por exemplo – e de continuar a ser possível comprá-los através de serviços como a Amazon, esta parece ser a altura ideal para recordar alguns modelos de portáteis que a empresa apresentou ao longo dos últimos anos.

Resta saber se a decisão na Samsung na Europa vai a médio prazo condicionar a presença da marca noutros mercados e levar a outras decisões de abandono.



O TeK gostava ainda de ouvir a opinião dos leitores sobre os portáteis da Samsung, sobretudo de pessoas que tenham adquirido e utilizado modelos da marca.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.