Um dos piores efeitos do Inverno é a preguiça que causa. O tempo está feio, o frio aperta e a chuva deixa qualquer um irritado. Juntando todos estes ingredientes, falta a motivação para sair de casa e dar a corrida matinal ou o pulo ao ginásio a que nos habituamos quando os dias solarengos começam a espreitar.

Porém, já deve ter reparado que a barriguinha patrocinada pelos doces de Natal está a mais e, o mais provável, é já ter repetido várias vezes que até ao Verão os quilos a mais têm de desaparecer.

Pois bem, não lhe vamos dar a fórmula mágica para perder peso, nem sugerir os equipamentos para se exercitar indoor, até porque essa não é a nossa especialidade. Vamos antes sugerir alguns acessórios e dispositivos que podem tornar a prática desportiva menos penosa... Até em dias de chuva.

1,2,3 Corrida!

Calce os ténis e prepare-se para queimar umas calorias. Se não sabe como contar as malvadas, damos-lhe algumas sugestões.

Pode começar por adquirir um pedómetro digital. O nome do equipamento é estranho mas as suas funções são úteis. Estes pequenos dispositivos têm como função contar os seus passos, a distância percorrida e a quantidade de calorias queimadas.

Existem diversos modelos no mercado e a vários preços. Os mais económicos custam em torno de 14 euros e pode encontrá-los em lojas online como a Pixmania. Se quiser um mais profissional, pode procurar nas lojas de equipamentos médicos.

Outra possibilidade é um relógio que seja concebido a pensar nos desportistas. A Oregon tem vários modelos que se adaptam a cada prática desportiva. O Oregon Scientific RS109 é um dos exemplos.

Este dispositivo inclui um sistema de medição dos batimentos cardíacos, de tensão arterial, possui um barómetro, um altímetro, calendário, alarme e permite saber as previsões meteorológicas. O preço ronda os 80 euros.

Já o modelo SE 190 é mais barato (59,90€) e permite-lhe programar os seus exercícios. Tem um sistema de alerta visual e áudio para os limites dos batimentos cardíacos e faz o cálculo das calorias consumidas durante o exercício.

Desporto com estilo

Para os mais "modernaços", a Nike tem a opção Sports Band. Este artigo inclui um sensor e uma pulseira que comunicam por uma ligação sem fios. Desta forma, o sensor é colocado nos ténis do atleta e os dados do exercício são transmitidos para a pulseira do mesmo.

No visor é possível acompanhar a distância percorrida, o tempo de treino e outros dados do exercício. O seu preço é de aproximadamente 60 euros (convém é ter uns ténis específicos para este artigo!!).

Falando em braceletes, aproveitamos para mencionar um outro tipo de fita, neste caso, os suportes para MP3 em forma de braçadeira. Este tipo de artigo é útil para quem gosta de correr, seja na rua ou nas passadeiras do ginásio. Se pensar que pode correr à vontade sem se atrapalhar com os fios, deixar o equipamento seco e sem rasto de pinga de suor e fazer a corrida ao ritmo que quiser sem deixar o MP3 cair no chão… vê que é uma aposta segura.

Os modelos existentes no mercado variam consoante a marca do leitor. Os que se destinam aos iPods variam entre os 4 e os 35 euros - dependendo se o artigo é de marca branca ou da Apple - enquanto que os armbands para leitores da Creative podem ser comprados a preços que começam nos 14 euros. Lembre-se que nas lojas da especialidade pode encontrar estojos para MP3 universais, ou seja, que são ajustáveis a qualquer leitor e que existem diversos formatos e preços consoante o modelo e a marca do seu equipamento.

Em contacto

A Nokia lançou na semana passada o telemóvel N79 Active, um equipamento que é vendido em conjunto com a Polar Bluetooth WearLink, uma cinta fina que lhe permite controlar o batimento cardíaco enquanto se exercita. Todos os dados registados através da cinta são transferidos para o telemóvel e visíveis no ecrã do mesmo. Os resultados podem ser armazenados no sistema do telemóvel para futuras comparações, o que lhe permite analisar a evolução dos seus treinos.

Este equipamento tem uma câmara de 5 megapixels com lentes Carl Zeiss, rádio MF, conectividade HSDPA e Wi-FI, cartão de memória de 4GB e jogos pré-instalados e terá um preço de 375 euros.

Outra opção destinada a telemóveis, neste caso o iPhone é a aplicação que permite medir as pulsações cardíacas. Para isso, basta encostar o telemóvel junto ao pescoço, num sítio onde se sinta a pulsação, para que o iPhone Heart Rate Monitor, a aplicação em causa, seja capaz de captar os batimentos.

A aplicação está disponível para download e tem a vantagem de permitir o armazenamento das contagens para fazer comparações em situações distintas.

Imagens do desportista

A câmara Flip Video Ultra é a solução ideal para quem não quer perder um momento que seja. Este equipamento é ergonómico, leve e é de utilização intuitiva.

O dispositivo inclui uma porta USB e memória flash de 2GB o que lhe permite gravar até 60 minutos de vídeo. A bateria tem uma autonomia de 2 horas e o seu carregamento é efectuado via porta USB do computador.

Os preços da Flip Vídeo variam entre os 110 e os 130 euros e entre os acessórios pensados para a câmara incluem-se um estojo impermeável e um adaptador com velcro para colocar a máquina, por exemplo, no volante da sua bicicleta.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.