Já por várias vezes referimos no TeK gadgets destinados aos mais novos, em sugestões de prendas ou notícias sobre lançamentos, mas este é um tema praticamente inesgotável já que os fabricantes estão sempre a lançar novos produtos, cada vez mais adaptados ao gosto e utilização das crianças, e com uma resistência que põe à prova a sua imaginação para o disparate.

Hoje reunimos mais alguns produtos, e voltamos a referir outros, com a certeza de que muitos adultos não se importariam também de ser eleitos para receber uma das câmaras ou robots de que falamos...

Consola para a imaginação

A Imaginarium tem uma nova proposta para animar as brincadeiras dos mais novos que não passa por sentá-los a uma secretária ou no sofá a olhar para um ecrã. A Consola Swinxs não tem ecrã e funciona como um animador de brincadeiras que põe os miúdos a mexer e ao mesmo tempo dá explicações e escrutina resultados.

Para isso conta com a ajuda de pulseiras electrónicas que as crianças devem usar durante o jogo e que permitem apurar vencedores.

A consola tem três categorias de jogos: Activos, que incluem exercícios físicos, Educativos, que ensinam alguns conceitos, e Aventura, que ajudam as crianças a conhecerem o mundo à sua volta. Além dos jogos já incluídos na Swinxs, os utilizadores podem descarregar mais a partir do site da Imaginarium.

Pode ainda ser transformada num leitor de música ou num contador de histórias e está já disponível pelo preço de 149,95 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Comunicação controlada
A mesma marca possui uma série de outros aparelhos electrónicos destinados aos mais novos. Um dos mais referenciados no TeK é o telemóvel Cam1, à venda nas lojas e através da TMN, que apresenta novas formas de comunicar por voz, SMS ou MMS, transformando-se também num leitor de música.

O CAM1 integra uma câmara digital VGA de 1,3 megapixéis, ecrã de 1,8 polegadas, memória interna expansível através de um cartão removível TransFlash. O preço é de 109,90 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Concorde-se ou não com a utilização de telemóveis por crianças, este é um equipamento claramente desenhado para a utilização dos mais novos, sendo a agenda de contactos é gerida pelos pais, para limitar a recepção e realização de chamadas, SMS e MMS.

O CAM1 sucede ao MO1, um telemóvel mais básico, com uma selecção muito limitada de funções, restrita ao "absolutamente necessário" para os mais pequenos. O equipamento só permite fazer chamadas para os pais dos mais novos e para os números que aqueles permitirem. São também apenas recebidas os telefonemas que os educadores seleccionam e memorizam na agenda. O mesmo é válido para as mensagens recebidas. Este modelo custa 69,90 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Música animada
Dentro da gama da mesma marca encontra-se ainda o Wassup, que dança ao sabor da música pré gravada. É aconselhado para maiores de 8 anos e reage a sons externos, como voz, música ou palmas. Funciona ainda como altifalante se estiver ligado a uma fonte de som, trazendo já o cabo no pacote. Custa 45 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O Wassup é giro mas não se compara ao leitor de música Rolly da Sony ou mesmo ao iDog da Sega, que inclui 70 melodias e tem várias "expressões", podendo abanar as orelhas e fazendo piscar os LEDs que tem no focinho ao som da música.

Na área de multimédia encontram-se ainda uma profusão de câmaras fotográficas e leitores de MP3 especialmente concebidos para os mais novos. Para as meninas os equipamentos com look Hello Kitty são sempre uma aposta certa e até podem fazer sucesso entre as mais velhas....

A Índigo lançou recentemente em Portugal a câmara de vídeo Hello Kitty (HEC001S), um equipamento de utilização intuitiva e design compacto para garantir uma utilização adequada também para crianças. O preço é de 56,90 euros e há um modelo com 3 MP que custa mais 23 euros, a HEC001M

[caption]Nome da imagem[/caption]

A Fisher-Price tem também algumas propostas de câmaras fotográficas digitais, como a Kid-Tough Digital Camera, em rosa e azul. Funciona com pilhas e a idade recomendada é entre os 3 e os 10 anos, mas que não é fácil de encontrar à venda em Portugal. Há sempre a alternativa de encomendar online... O preço é de cerca de 60 dólares.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Robótica avançada
Para os mais velhinhos não podemos deixar de referir os nossos favoritos: robots.
A LEgo tem é um verdadeiro kit de robótica universal no MindStorms NXT, que ganha uma flexibilidade e polivalência surpreendentes, graças à utilização dos blocos de construção Lego.

O sistema é controlado por um processador central, programável directamente no hardware, através de um interface gráfico num computador ou utilizando uma linguagem de programação específica. O pacote de vendas contém ainda três servomotores com sensores integrados e quatro sensores especializados, incluindo de pressão, sonoro, sensor de luz e ultra-sónico. O kit é fornecido com 519 blocos e peças Lego Technik.

Está à venda nalgumas lojas de brinquedos e através da loja online da Lego para Portugal, por 249.99 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Com um ar mais infantil mas não menos avançado tecnicamente, o Pleo é uma ternura que pode substituir um animal de estimação, com a vantagem de se poder desligar quando se quer e não precisar de ir à rua.

Com a aparência de um pequeno dinossauro, o Pleo esconde sob a pele de látex um esqueleto robótico, controlado por diversos sensores e processadores com software adaptativo.

Para lhe ser possível interagir com o ambiente que o rodeia, o Pleo está equipado com uma câmara e um sensor de infravermelhos, permitindo-lhe identificar objectos e detectar fontes de luz, dois microfones para detecção de sons, oito sensores de toque espalhados pelo corpo, quatro sensores de superfície nos pés, catorze sensores de tensão nas articulações e um sensor de movimento para determinar a posição do corpo, entre outros sensores e dispositivos de estado.

O cérebro deste dinossauro de estimação é constituído por um processador principal ARM de 32 bits. O sistema de controlo da câmara e microfones está separado do processador central e é controlado por um sub-processador ARM, também de 32 bits. As funções motoras básicas são controladas por quatro processadores de 8 bits.

O sistema operativo que anima o Pleo é o Life OS, desenvolvido pela UGOBE e que numa versão futura incluirá a capacidades de adaptabilidade e aprendizagem, permitindo a cada Pleo aprender com o ambiente que o rodeia, desenvolvendo comportamentos e uma personalidade únicos.

Por enquanto, as quantidades de Pleos disponíveis são bastante reduzidas, tendo a primeira geração já esgotado. O preço recomendado da primeira geração é de 349 dólares, cerca de 237 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Com todas estas sugestões pode já começar a fazer a lista de compras para o Natal....