Ainda esta semana sugerimos aos nossos leitores algumas das Pen USB mais giras, próprias para impressionar colegas e amigos, mas a verdade é que o espaço de armazenamento destes acessórios é pequeno e não satisfaz as necessidades dos heavy users, que precisam de guardar centenas de GBytes e transportá-los consigo.

Para isso nada melhor do que optar por um disco rígido portátil e as opções começam a surgir no mercado a preços cada vez mais acessíveis e com maior fiabilidade de tecnologia. Por cerca de 100 euros (e mais uns pozinhos) pode comprar um disco com mais de 100 GBytes para guardar muitas fotos, músicas e vídeos, ou outros ficheiros, multimédia ou não.

A redução do preço dos discos ajuda, mas também a concorrência que se adivinha da tecnologia SSD, que para além de garantir menos falhas (já que não tem componentes móveis) também permite poupança de bateria e melhoria de desempenho.

Microdisk Datastaion da Trekstor

De dimensões mais reduzidas do que outros discos externos, já pequenos, o Microdisk Datastation da Trekstor oferece uma capacidade de 120GB num formato de 1,8 polegadas. A ligação é, como habitual, USB 2.0, sem necessidade de alimentação externa, e o preço é mais elevado do que outros discos que referimos: cerca de 190 euros nas lojas...

http://imgs.sapo.pt/gfx/446565.gif

Western Digital 2.5"

Mais barato, mas também maior, o modelo da Western Digital que seleccionámos custa apenas cerca de 90 euros e tem os mesmos 120 GBytes de disco. É possível que o encontre ainda a preços mais baixos já que é um modelo que está há algum tempo no mercado. O interface é também USB.

http://imgs.sapo.pt/gfx/446566.gif


Disco Toshiba

Da "fábrica" da Toshiba, onde há modelos com diferentes capacidades, escolhemos o de 200 GBytes, com uma óptima relação qualidade preço, embora com uma velocidade de acesso ao disco mais baixa do que o modelo da Western Digital (é de 4.200 rotações por minuto enquanto o da WD é de 5.400 rpm). Porém, este disco da Toshiba tem um buffer de 2 MBytes, que torna mais rápido o carregamento e transmissão da informação. O custo é de cerca de 100 euros, mas avisamos já que pode ser difícil de encontrar nas lojas.

http://imgs.sapo.pt/gfx/446567.gif

Hi-Speed da Iomega

Também com 200 GBytes, o Hi-Speed USB 2.0 da IOMEGA tem o formato de 2,5 polegadas e é equivalente a outros discos seleccionados nesta montra, com uma velocidade de 4.200 rpm e acesso USB 2.0. A compatibilidade é alargada a vários sistemas operativos PC e Mac, mas verifique bem os "requisitos mínimos" antes de comprar. O preço anda à roda dos 130 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/446569.gif