A pedido de muitos e insistentes leitores já listámos os principais sistemas operativos open source e hoje voltamos ao tema com aplicações que pode usar para todas (ou quase todas) as tarefas no computador.

O número de aplicações open source tem crescido exponencialmente, com ofertas válidas para utilizadores individuais e empresas, mas neste texto vamos centrar-nos nas que fazem mais falta a quem quer tirar mais partido do PC lá de casa para escrever textos, fazer uma folha de cálculo, tratar imagens e vídeos ou apenas jogar, sem abdicar do modelo de FOSS (free and open source software).

Mesmo assim, são centenas de aplicações que estão disponíveis para plataformas Linux mas também para Windows. Os sites que se dedicaram a divulgar estas aplicações têm longas listas, algumas vezes organizadas por categoria e/ou funcionalidade, e podem ser uma ajuda preciosa para quem quer localizar uma aplicação específica.

Neste grupo de "auxiliares" incluí-se o site OpenSourceList, o osalt.com(Open Source alternative), a Wikipédia ou mesmo o português Software Livre @AP que para além de casos de adopção de software open source na Administração Pública lista algumas aplicações úteis.

Aqui decidimos não ser tão ambiciosos e listar centenas de aplicações, mas apontar algumas das mais populares e adequadas ao utilizador comum.

Sem uma ordem especial começamos pelos navegadores Web, o Firefox da Mozilla é talvez o mais conhecido de todos, tendo conseguido conquistar uma fatia cada vez mais importante do mercado. O Chrome da Google tem também lugar assegurado, mas há que não esquecer o Konqueror, embora não costume figurar nas listas de browsers mais utilizados, até porque só funciona em sistemas Linux e Unix...

[caption]Nome da imagem[/caption]

Nos clientes de email o velhinho Eudora tem história para contar, mas desde a aquisição pela Qualcomm em 2006 o empenho foi transferido para o desenvolvimento de uma versão opensource baseada no Mozilla Thunderbird, que é também uma boa referência em alternativa ao Outlook. Está disponível para Windows, Mac OS X e Linux.

O Evolution da Novell para GNOME merece igualmente referência pela combinação de funcionalidades de email, calendário e agenda de contactos e pelo interface semelhante ao Outlook da Microsoft. Pode ainda ser ligado a algumas versões do Exchange Server.

Para FTP referimos o Filezilla e o iFTP, mas se quisermos juntar as redes Peer-to-Peer há muitos mais nomes a juntar a esta lista, desde o eMule-Project, o G3 Torrent, um BitTorrent escrito em Python, ou o Kazaa e o MyNapster, nomes sobejamente conhecidos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Fora da navegação Web, troca de emails e partilha de ficheiros, a produtividade está no centro das preocupações de muito boa gente e ai o pacote OpenOffice domina as alternativas à suite Office da Microsoft. O sucesso deste pacote é sustentado num trabalho muito profissional que já permite o lançamento de versões em várias línguas, entre as quais o português, assim como opções de leitura e gravação para outros formatos de ficheiros.

O processador de texto, folha de cálculo, criação de apresentação, desenho e base de dados estão todos incluídos dentro do mesmo pacote, gratuito, que está disponível para diferentes sistemas operativos.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Na área das ferramentas gráficas as opções são também muitas e variadas e a dificuldade está mesmo na escolha. Começamos pelo Gimp, uma das mais antigas aplicações gráficas open source, mas vale a pena verificar as funcionalidades do Inkscape, um editor vectorial semelhante ao Illustrator.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O Ajax Image Editor e o Pixie serão boas opções, assim como o Xara Xtreme para quem precisa de uma ferramenta mais completa, mas esta apenas para ambientes Linux e Unix.

Nos Media Players o Juice para receber podcasts e o Gamp pelo suporte a vários formatos são referências incontornáveis, assim como o Miro, o único que dá a opção para download do YouTube, que soma à possibilidade de acesso a Internet TV.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A lista já está longa e ainda faltam muitas áreas mas não terminamos sem falar de aplicações de Instant Messaging, com o Pidgin e o Java Jabber para que possa comunicar sem barreiras.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Voltaremos ao tema, com mais aplicações open source nesta e outras áreas de aplicação, mas esperamos também os seus comentários sobre as aplicações que referimos ou outras que não incluímos nesta peça.