Toda a gente sabe que um smartphone sem aplicações é como um jardim sem flores, dai que tenhamos decidido dar uma mãozinha aos nossos leitores que se estão a iniciar na arte de "plantar" software nos seus telefones Android, levando a cabo selecções de algumas soluções que nos parecem bons investimentos - de tempo, porque o custo é quase sempre zero.

Uma das razões por que muitos optam pelo sistema operativo móvel de código aberto promovido pela Google é precisamente o facto de o Android Market ser pródigo em aplicações gratuitas. No início de Maio, a Distimo afirmava que o número de apps gratuitas para Android tinha ultrapassado as disponíveis para os dispositivos da Apple, o que é significativo, principalmente se tivermos em conta as diferentes dimensões e antiguidade das lojas.

Com isso em mente, e depois de nos termos dedicado a ajudar a "queimar tempo" com a ajuda do telefone, apresentamos hoje uma selecção de aplicações gratuitas que acreditamos puderem ajudar a melhorar a experiência de utilização dos dispositivos Android, na medida em que expandem as suas capacidades.

Transformar o telefone num gravador "à moda antiga", ferramentas para tirar e partilhar todo o tipo de notas ou simples programas para abrir e criar ficheiros compactados podem ser úteis quando o telefone não serve só para fazer chamadas.

Assim, começamos por sugerir a instalação de uma aplicação muito simples mas essencial a todos quantos pretendam assegurar a leitura de PDFs no Android: o Adobe Reader. A versão optimizada para plataformas móveis, e disponível em português, oferece a possibilidade de pesquisar termos no arquivo, de ajustar os conteúdos ao tamanho do ecrã ou optar entre vários modos de exibição.

Também da Adobe, pode valer a pena instalar o Flash Player - nos casos em que seja compatível com o dispositivo em questão - e assegurar o acesso a uma série de conteúdos Web que dependem do Plug in.

[caption]AndroZip[/caption]

Voltando ao acesso a ficheiros, outra das recomendações de hoje vai para o AndroZip File Manager. O software não só facilita a gestão de páginas e ficheiros no telemóvel, como permite abrir ficheiros comprimidos nos formatos ZIP, RAR, TAR, GZIP, JAR, WAR, EAR, BZIP2 e 7ZIP. Compactar ficheiros para poupar espaço na hora de enviar também é uma opção.

Se quiser saber com que velocidade de débito da Internet disponível para essa tarefa, o melhor é aproveitar a passagem pelo Android Market para descarregar também o SpeedTest.

[caption]RealCalc[/caption]

Ficou horrorizado e precisa de fazer contas? O RealCalc ajuda. Dizem os adeptos que esta calculadora científica para Android é capaz de quase tudo o que faz um equipamento dedicado. Deixamos "a prova dos nove" à responsabilidade dos nossos leitores.

Agora que sabe com o que é que pode contar, talvez esteja na altura de ponderar a instalação da famosa aplicação para fazer chamadas de voz sobre IP que tanto "comichão" tem causado a operadores, fabricantes e afins. Falamos do Skype. Quando não estiver para ouvir ninguém, pode sempre usá-la como programa de troca de mensagens instantâneas (chat).

[caption]Google Tradutor[/caption]

Adicionando à lista mais algumas ferramentas mundialmente famosas que conquistaram um "lugar ao sol" também no mercado de aplicações para Android, merecem referência o Google Tradutor, que para além das função que normalmente lhe atribuímos pode também ser usado como dicionário ou para converter texto em voz, e o Wikidroid.

Como o nome deixa adivinhar, o Wikidroid adapta o interface da enciclopédia colaborativa às dimensões e características dos smartphones e tablets Android - contando não só com um interface optimizado mas também com funcionalidades como a possibilidade de copiar partes do artigo ou gravá-lo na íntegra no cartão SD, criar listas de artigos favoritos e disponibilização de um widget de pesquisa, por exemplo.

Lida a matéria, pode começar a tomar notas. Como as ofertas são mais que muitas, deixamos três sugestões, para escolher a que mais gostar: Evernote, Catch Notes e Share Your Board.

[caption]Recordoid Dictaphone[/caption]
Todas permitem tomar notas, escritas ou de voz, captar e organizar imagens, listas, lembretes, o que varia são os interfaces e a forma como as funcionalidades se articulam. Para além de guardados para uso próprio, os conteúdos podem ser partilhados com amigos ou colegas.

A última referência de hoje vai para os mais conservadores ou simples adeptos do "retro". Sonha secretamente em reproduzir aquela imagem do autor que debita para um gravador aquilo que lhe vai na alma? Apresentamos-lhe o Recordoid Dictaphone.

Grava áudio/voz com recurso ao microfone do telefone, mas com muito mais estilo. Além disso, permite-lhe adicionar notas, enviar os conteúdos por email ou guardar para transformar o som em toque de chamada.

Joana Martins Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.