A Apple apresentou ontem as novidades que vai lançar até ao final do Verão para reforçar a sua oferta de dispositivos destinados a serem colocados sobre uma secretária… ou na mesa da sala, quem sabe.
Um dos exemplos que podia ser incluído nessa categoria é o novo Cinema Display, um monitor LED de 27 polegadas, que pode ser usado para ligar ao portátil e reproduzir filmes com uma qualidade que não envergonharia um ecrã de televisão.
A completar o leque de novas máquinas "cunhadas" pela maçã mais famosa do mundo estão uma nova linha de iMacs, com processadores Intel com velocidades relógio até 3.6 GHz e novas placas gráficas, e um novo Mac Pro, com até 12 núcleos de processamento e 50 por cento melhor desempenho que os seus antecessores, garante a Apple.
Outro dos pontos altos das apresentações de ontem foi o, já esperado, Magic Trackpad, que entretanto já foi disponibilizado na loja online - e também já pode ser encomendado a partir de Portugal.
[caption][/caption]
Custa 69 euros e, tal como o nome permite antecipar, trata-se de um dispositivo semelhante aos trackpads que podem ser encontrados nos computadores portáteis e se destinam a substituir as funções do tradicional rato. Este tem, no entanto, algumas particularidades, como o facto de se destinar a computadores de secretária, em que, à partida, seria usado um rato.
É também maior do que o espaço normalmente dedicado a estas funções num portátil - cerca de 80 por cento maior do que o de um MacBook Pro, por exemplo. As suas capacidades "Multi-Touch" são equivalentes às dos portáteis da marca, estando preparado para reconhecer vários toques diferentes e permitindo desempenhar diversas tarefas (nomeadamente na navegação Web) sem ter de fazer mais do que arrastar os dedos e desenhar movimentos na sua superfície.
[caption][/caption]
O dispositivo liga-se aos computadores da Apple através da conectividade Bluetooth e funciona com pilhas AA. A pensar nisso, a empresa lançou também um novo carregador de pilhas Apple, que custa 29 euros e vem acompanhado de seis baterias A NiMH de "alta performance" - também compatíveis com teclados e ratos da marca.
No que respeita aos computadores, os primeiros lançamentos comerciais serão os dos novos iMacs, que chegam com preços a partir de 1.199 dólares - ainda sem correspondência em euros -, para um ecrã de 21,5 polegadas e processador Intel Core i3 a 3.06 GHz, nos EUA.
Na loja virtual nacional ainda não se encontra correspondência para este dispositivo mais económico, mas já está disponível o novo iMac com ecrã de 27 polegadas, processador Intel Core i5 a 2,8 GHz e placa gráfica ATI Radeon HD 5750 (com 1 GB). Custa 2.029,00 euros.
[caption][/caption]
As novas placas gráficas são uma das características "de marca" da nova linha, sendo realçadas as suas capacidades no que respeita aos "mais exigentes jogos 3D", software criativo e aplicações técnicas.
A empresa destaca também os processadores Intel Core i3, Core i5 e Core i7, com os dual-core com velocidades até 3.6 GHz e os quad-core até 2.93 GHz. Os processadores contam com um controlador de memória integrado que lhes permite tirar "total partido" da velocidade da memória DDR3 SDRAM.
Para quem prefere a mobilidade do computador portátil, mas gosta de "descansar a vista" num ecrã mais generoso de quando em vez, a resposta pode passar pelo novo Cinema Display. Mas terá de esperar até Setembro.
O novo modelo coloca à sua disposição do utilizador 27 polegadas de monitor, com tecnologia de iluminação LED - que deverá ser capaz de garantir maior eficiência energética e melhor qualidade de imagem - e uma resolução de 2560 x 1440.
[caption][/caption]
O equipamento integra uma câmara de vídeo iSight, microfone e colunas e traz um novo sensor que automaticamente adapta a luminosidade do ecrã à luz na sala, ajudando a racionalizar o uso de energia. O preço avançado para comercialização (nos EUA) é de 999 dólares.
Já durante o próximo mês começam ainda a chegar às lojas os próximos pesos pesados da marca, no que ao poder de processamento concerne. Falamos dos novos Mac Pro, cuja disponibilização está prevista para Agosto, com preços a partir de 2.499 dólares.
[caption][/caption]
As actualizações da linha trazem novidades como os processadores Xeon da Intel, de quatro e seis núcleos, com velocidades relógio até 3.33 GHz - que podem ser integrados nas máquinas em combinações que vão permitir dispor de até 12 núcleos de processamento.
Também aqui as placas gráficas ATI Radeon HD 5770 marcam presença, com um 1 GB de memória, sendo que os clientes podem ainda optar pela ATI Radeon HD 5870 (também com um 1 GB de memória). Os computadores vêm equipados com entradas que permitem a sua conexão aos ecrãs LED Cinema Display, sem necessidade de mais adaptadores.
"O novo Mac Pro é o mais poderoso e configurável Mac que já criámos", afirma o vice-presidente da área de produto da marca a nível mundial, Philip Schiller, citado no comunicado. O modelo mais barato inclui um processador de quatro núcleos Intel Xeon W3530, a 2.8 GHz, 3 GB de RAM e um disco rígido de 1 TB.
[caption][/caption]
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
TwinMind funciona como um companheiro inteligente de produtividade no browser -
App do dia
Gov.pt junta aplicações de autenticação e carteira de documentos numa única app -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários