À prova de água, de poeiras e de salpicos? Sim, a maior parte das câmaras fotográficas compactas “todo o terreno” estão impecavelmente seladas e podem assim mergulhar consigo na piscina, na praia, no rio, acompanhá-lo a fazer mergulho, ou no duche, se preferir. Há modelos que podem ir até três metros, outros, mais caros, “aguentam” profundidades de até 30 metros.
Resistentes a choques e quedas? Claro. Mais uma vez, umas são mais robustas que outras, suportando impactos a partir de alturas ou distâncias de um a três metros, dependendo do modelo, da marca e dos “índices de aventura” da câmara.
E sim, isto quer dizer que pode atirar a compacta de e para onde quiser, que ela não se irá “magoar”. À confiança, dizemos nós, pois ao longo do tempo tivemos já oportunidade de experimentar “a fundo” vários modelos, e sempre com sucesso.
Por outro lado, se os seus momentos outdoor são um pouco mais exigentes e desafiadores, com “necessidades” fotográficas sempre presentes, estas câmaras resolvem a situação. Há modelos que podem ficar debaixo de pesos de até 100 Kg, por exemplo, da mesma forma que estão preparados para suportar temperaturas de até dez graus negativos.
E a aventura pode ser total e sempre “ligada”, pois nem por isso ficam de lado tecnologias como o chip GPS integrado, o Wi-fi e o NFC. Tal como as imagens são armazenadas em cartões SD ou microSD, auxiliadas por ecrãs frontais caso se trate de selfies e apoiadas por sistemas de estabilização de imagem. Está tudo lá.
Diferenças para com as chamadas câmaras de ação
As actioncams são mais pequenas e leves, podem contar com o apoio de comando à distância e apresentam menos comandos nos seus corpos. Estas parecem ser as vantagens face à compactas “todo o terreno”. Mas convém lembrar que se trata de um segmento diferente e com exigências próprias.
Ou seja, estas câmaras digitais são destinadas a quem precisa ou deseja efetivamente captar fotografias com mais qualidade e com maior controlo criativo do que aquilo que é possível fazer com uma câmara de vídeo de ação. Estes modelos também permitem captar vídeos Full HD (alguns até em resoluções 4k!), mas, de um modo geral, é a fotografia o maior propósito destas compactas.
Quase todas apresentam as características que normalmente encontramos numa câmara digital do género, sem esquecer modos de cena automáticos, zoom ótico (de 3x ou 5x, na maior parte dos casos) e autofoco, muitas vezes até com seleção de ponto de focagem no ecrã tátil. Por falar nisso, ao apresentarem um design semelhante a uma compacta convencional, há sempre espaço para incluir ecrãs táteis eficazes, com dimensões a rondar as três polegadas, normalmente.
Características e funcionalidades à parte, conheça agora as dez compactas “todo o terreno” que de momento ocupam as prateleiras das lojas da especialidade, sendo que algumas marcas disponibilizam até mais do que um modelo. A Olympus, por exemplo, aposta forte no segmento, mantendo à venda três câmaras com estas propriedades. Confira os pormenores na galeria abaixo.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Spectrum: nova versão moderna replica design do microcomputador original -
App do dia
Um RPG de aventura com design retro no conhecido universo da Disney para smartphones -
Site do dia
Deixe o Choosy Chat escolher a melhor resposta entre o ChatGPT, Gemini e Claude -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários