A Apple está prestes a comemorar a passagem dos mil milhões de downloads a partir da App Store e organizou algumas iniciativas para assinalar o evento.

A gigante da maçã criou uma página onde colocou um contador que se destina a somar as aplicações descarregadas até ao número 1.000.000.000 e promete premiar o protagonista da marca recorde com um MacBook Pro, um iPod Touch de 32GB, um Time Capsule e um bónus de 10 mil dólares para gastar na iTunes.

Além do passatempo, foi também disponibilizado um link que dá a conhecer as 20 aplicações, pagas e gratuitas, mais descarregadas para o iPhone e para o iPod Touch desde que a loja online foi lançada, a 11 de Julho do ano passado.

Sem surpresa, os jogos lideram como a categoria mais popular, somando 14 dos 20 lugares nas aplicações pagas e seis entre o top das 20 aplicações gratuitas. Depois dos jogos, as categorias de maior sucesso são o entretenimento e a música.

A aplicação de acesso ao Facebook lidera entre o software gratuito, tendo sido descarregada, até à data, 6,7 milhões de vezes a partir da loja de aplicações da Apple, segundo a empresa que gere a rede social.

No pódio do software grátis para os gadgets da Apple segue-se, respectivamente em segundo e terceiro lugar, o Google Earth e o Pandora Radio.

O top das aplicações pagas é liderado pelo jogo de corridas Crash Bandicoot Nitro Kart 3D, com os seus personagens e pistas coloridas, onde os "power-ups", mas também os obstáculos são uma constante.

Ao jogo sucede-se uma aplicação que transforma o ecrã do iPhone ou do iPod Touch num aquário virtual, a Koi Pond, que ao que indicam os seus criadores já reuniu perto de 900 mil downloads.

O pódio do software pago fica completo com Enigmo, um jogo tipo puzzle da Pangea que foi disponibilizado logo de início e que entre Julho de 2008 e Janeiro deste ano foi descarregado cerca de 810 mil vezes.

Da lista Apple das "20 mais desejadas " fazem igualmente parte aplicações como Tap Tap Revenge, Super Monkey Ball, Tetris e Shazam.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.