As actividades fora de casa proporcionam muitas vezes situações dignas de registo fotográfico mas nem sempre temos coragem de arriscar a nossa prezada e delicada máquina em ambientes mais "agrestes".

A verdade é que quase todas as fabricantes já se aperceberam destes receios do consumidor, desenvolvendo pontualmente modelos mais resistentes, à prova de quedas, pó, água e até mesmo congelamento (!).

A PMA 2010, feira internacional de profissionais da imagem que decorreu até ontem, na Califórnia (EUA), foi pródiga em apresentações de equipamentos dirigidos ao mercado de consumo. Nós escolhemos só as mais robustas - para que nada impeça os devaneios "radicais" dos nossos leitores.

Um dos lançamentos que mais falatório gerou na imprensa foi, sem dúvida, o da Cybershot TX5. Em parte por se tratar da estreia da Sony nos meandros das câmaras à prova de ambientes "adversos" e, por outro lado, pela expectativa que vinha sendo criada em torno do produto.

[caption]Cybershot TX5[/caption]

De acordo com os primeiros relatos, a entrada no segmento foi feita tardiamente mas com estilo, valendo à marca a certificação para o equipamento à prova de água, mais pequeno e mais fino do mercado.

Os seus 17,7 milímetros de espessura e 9,4 centímetros de largura são suficientes para albergar um generoso ecrã táctil LCD de 3 polegadas (7,5 centímetros) - que funciona mesmo debaixo de água - e uma lente grande angular de 25mm, com zoom óptico interno (periscópico) até 4x. O sensor Exmor R CMOS de 10.2 megapixéis e o estabilizador de imagem prometem disparos rápidos e melhor desempenho em condições de pouca luz.

Mas vamos falar de resistência. De acordo com a fabricante, a máquina resiste a quedas de uma altura de 1,5 metros, permite captar fotografias e vídeo quando submersa até uma profundidade de 3 metros (durante uma hora) e resiste a temperaturas até 10º negativos. Escusado será dizer que o pó também não é um problema.

Entre as restantes características destina-se a possibilidade de gravação de vídeos HD (720p/ 30 frames por segundo) e os modos como o Sweep Panorama, que permite tirar fotografias panorâmicas através de sucessivos disparos que são compilados pela câmara para criar uma imagem única.

[caption]Cybershot TX5[/caption]

O equipamento tem chegada prevista ao mercado para o mês de Abril. Em Portugal deverá estar disponível em preto, vermelho e rosa, por 360 euros.

Por falar em preços, e sendo este um factor cada vez com mais peso na decisão do consumidor, as próximas duas propostas têm ambas PVPs previstos abaixo dos 200 euros. E sensores de 12 megapixéis.

[caption]Samsung AQ100[/caption]

A ultracompacta Samsung AQ100 também só mede 19,8 milímetros de espessura, mas destina-se principalmente ao ambiente aquático, não apresentando características técnicas que a tornem particularmente resistente a quedas, por exemplo. Está preparada para mergulhos até 3 metros de profundidade - embora a fabricante não especifique durante quanto tempo esta aguenta "suster a respiração" e conta com o modo "Aqua" especialmente desenvolvido para fotografar debaixo de água.

Apresenta uma lente zoom (interno) até 5x, estabilizador de imagem digital, um ecrã LCD TFT de 2,7 polegadas (6,9 centímetros) e permite a captação de vídeos em alta definição (720p e 30 frames por segundo), mesmo dentro de água. A tecnologia "Smart Auto scene recognition" faz o ajuste automático ao ambiente em que a câmara está a ser utilizada.

[caption]Samsung[/caption]

A máquina foi mostrada em azul, preto, vermelho e cinza e deverá chegar às lojas norte-americanas na Primavera, ao preço de 199 dólares (cerca de 147 euros), mas não existem ainda informações sobre disponibilidade no mercado português.

[caption]FinePix XP10[/caption]

Já a Fujifilm FinePix XP10 apresenta-se como uma alternativa mais "dura". Segundo a fabricante, quedas de 1 metro de altura não provocam estragos no equipamento, assim como os "banhos" (até uma profundidade de 3 metros). O pó e o frio também não são um problema, suportando temperaturas até -10º sem risco de congelamento.

Um pouco menos "fina" que as anteriores propostas, os seus 23,2 milímetros de espessura escondem uma lente com zoom óptico (interno) até 5x, um estabilizador de imagem digital e a capacidade de captação de vídeos HD (720p).

Conta também com tecnologia de Reconhecimento Automático de Cena, que identifica o tipo de ambiente em que se encontra, optimizando as condições de disparo e vem acompanhada de software que simplifica a publicação de imagens e filmes em serviços como o Facebook, YouTube e blogs (desde que ligada a um computador). O ecrã LCD é de 2,7 polegadas (6,9 centímetros).

[caption]FinePix XP10[/caption]

Pesa apenas 135 gramas e estará disponível em prata, preto, rosa, verde e azul, não tendo sido ainda avançados preços e datas de lançamento em Portugal, sabe-se que o equipamento será colocado à venda nos EUA no final deste mês, pelo valor de 199,95 dólares (147 euros).

Para o fim deixámos, talvez, as duas propostas mais "pesadas" de hoje - não no que respeita ao peso propriamente dito, mas às características. Falamos dos dois últimos modelos "Tough" da Olympus, considerada uma das líderes neste segmento.

[caption]Tough-6020[/caption]

Tanto a Tough-8010 como a Tough-6020 apresentam sensores de 14 megapixéis, estabilizador de imagem e lente "equivalente" a uma 28mm-140mm, o que inclui um zoom (interno) até 5x e um campo de visão de uma (pequena) grande angular. Dispõem ainda de iluminação LED e vários "filtros", como Pop Art, Pin Hole, Fish-Eye e Drawing.

O visor LCD segue as tendências dos modelos anteriores e fica-se pelas 2,7 polegadas (6,9 centímetros), assim como a captação de vídeos, disponível em alta definição (720p) - ambas integram também saída HDMI.

As diferenças entre os dois modelos situam-se principalmente ao nível do "grau" de resistência das máquinas (e do preço), à excepção do frio, situação que ambas toleram até aos 10 graus centígrados negativos.

[caption]Tough[/caption]

À parte disso, a 8010 pode ser atirada de uma altura de 2 metros, submersa até 10 metros (se o utilizador tiver fôlego para isso). A 6020 é um pouco mais sensível: só pode deixá-la cair até uma altura máxima de 1,5 metros e nada de nadar com ela a profundidades abaixo dos 4,9 metros!

A Tough-8010 estará à venda em cinza e preto e a Tough-6020 em verde, preto, azul e rosa. A disponibilidade e preços para território nacional ainda não são conhecidos. Nos EUA começam a ser vendidas este mês, por 399,99 e 299,99 dólares (cerca de 295 e 222 euros), respectivamente.

[caption]Tough 6020[/caption]