Procura um wearable que consiga zelar pelo seu bem-estar desportivo e em geral, mas que não seja pesado e passe despercebido? A solução passa por aquilo que conhecemos hoje em dia como pulseiras de fitness e monitorização de atividade. Se não conhece o conceito, seguem-se as principais características deste tipo de gadget e ainda uma boa meia-dúzia de opções a ter em conta na escolha.

Em primeiro lugar, destacamos o modo como estas pulseiras praticamente não se sentem no pulso. O peso médio deve rondar o intervalo entre as 15 e as 25 gramas, o que faz com que os índices de conforto sejam bem elevados, ao mesmo tempo que os designs, sejam eles em alumínio ou plástico, sejam muito slim e ergonómicos. As braceletes são em silicone, normalmente.

Ainda assim, mesmo sabendo que estes não são wearables à altura dos smartwatches desportivos em termos de ecrã, robustez e funcionalidades, é certo que incluem muitos modos, cada um deles destinado a diferentes atividades físicas e modalidades desportivas.

Os simples dados referentes a contagens de passos, registo de distâncias percorridas, tempos de exercício, calorias “queimadas” e níveis de batimento cardíaco (via sensores de pulso integrados) são complementados com funcionalidades mais avançadas como a identificação de zonas de esforço durante o treino, reprodução de música para auscultadores Bluetooth, pagamentos por NFC e localização por GPS.

Melhor: muitos modelos contam com funcionalidades de deteção automática do tipo de desporto e atividade que está a praticar, selecionando os modos de funcionamento e monitorização em função disso mesmo. Além disso, estão garantidas as “clássicas” notificações sempre que acontece algo de relevante no seu smartphone.

Tudo isto com a ajuda de ecrãs táteis, muitas vezes, e com perfeita integração com o smartphone através de ligações por Bluetooth e apps móveis bastante bem desenvolvidas tendo em conta o acompanhamento da atividade física ao longo do tempo. Estamos a falar das mesmas plataformas que a Garmin e a Fitbit, dando o exemplo de algumas marcas, disponibilizam aos utilizadores de relógios desportivos com GPS que custam centenas de euros.

E é claro que estamos a falar de muitas funcionalidades que estão presentes nos modelos mais dispendiosos, visto que muitas soluções do género mais low cost incluem poucos recursos avançados. Mas garantem o “básico”, isso é certo, e a maioria das necessidades que os utilizadores “médios” de pulseiras de fitness procuram diariamente.

Se é o seu caso, escolha bem entre as hipóteses que damos na galeria acima. Não estão lá todas as pulseiras do género que existem hoje, mas são certamente soluções para todos os bolsos e necessidades desportivas e/ou de lazer. Até para ir aos 50 metros de profundidade…

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.