A Canon apresentou recentemente ao mercado português a sua colecção "Outono-Inverno" de impressoras. Entre as várias máquinas que compõem o novo portfólio estão sete multifuncões e duas impressoras - uma A4 e uma de escritório A3 - destinadas à impressão de imagens e fotografias, que renovam a gama Pixma.

Multifunções

A nova linha de multifuncionais Pixma inclui três modelos de entrada de gama que se destinam a novos utilizadores e a estudantes e que estarão disponíveis entre o final deste mês e o início do próximo - a Pixma MP250, a Pixma MP270 e a Pixma MP490; dois modelos de gama média que surgirão também entre este mês e Setembro - a Pixma MP550 e a Pixma MP560; e dois multifuncionais topo de gama com chegada prevista para meados de Setembro e início de Novembro, respectivamente - a Pixma MP640 e a Pixma MP990.

Além das máquinas propriamente ditas, a Canon destaca o software integrado na nova gama, como o Easy-PhotoPrint EX e o Easy-WebPrint EX - duas aplicações destinadas a melhorar a qualidade das imagens e documentos.

A primeira oferece as normais opções de impressão tais como tipo, selecção e tamanho do papel, mas permite igualmente a impressão de fotografias sem margens, álbuns, calendários e autocolantes com imagens.

A versão mais recente do Easy-PhotoPrint EX inclui o Auto Photo Fix II, que oferece correcção inteligente das imagens sub-expostas, permitindo melhorar fotografias digitais tiradas quer em condições de luz fraca quer sem a iluminação de flash adequada.

Já o Easy-WebPrint EX permite aos internautas seleccionarem as partes de uma página Web que pretendam imprimir. O software, que está disponível para download em www.canon-europe.com, permite igualmente a selecção, edição e combinação de conteúdos Web de diferentes páginas.

[caption]Pixma MP250[/caption]
Uma das características chave dos modelos MP250, MP270 e MP490 é o sistema de cartuchos FINE 2pl, que segundo a fabricante são fáceis de substituir e que oferecem impressão de qualidade superior a uma resolução de 4800dpi.

As três máquinas incluem o Auto Scan Mode, que digitaliza e reconhece automaticamente diferentes tipos de documentos e processando-os de acordo com as suas características - tornando fácil digitalizar e catalogar fotografias e cartões de identificação, por exemplo, salienta a fabricante.

Os preços começam nos 59 euros para a MP250, passando para os 69 euros da MP270 e para os 89 euros da MP490.

Custando respectivamente 109 e 169 euros, os modelos de gama média MP550 e MP560 estão equipados com ecrãs LCD TFT de 5 cm (duas polegadas) e um scanner CIS de 2400dpi para cópia de documentos, fotografias e outros.

[caption]Pixma MP560[/caption]
Ambos possuem portas PictBridge para ligação directa a câmaras fotográficas ou câmaras de vídeo digitais e também permitem impressão directa a partir de dispositivos de memória USB e cartões de memória, enquanto a Pixma MP990 acrescenta uma unidade auto duplex para impressão automática frente e verso. O modelo MP560 está também equipado com ligação Wi-Fi 802.11g.

Os dois modelos fazem igualmente uso de LEDs para indicar quando o nível de tinta dos tinteiros individuais é baixo e o utilizador deve proceder à sua substituição.

Uma Easy-Scroll Wheel integrada facilita o controlo e acesso a todas as funções a partir do ecrã.

O custo
Relativamente aos topo-de-gama MP640 e a Pixma MP990, a Canon aposta na conectividade Wi-Fi 802.11g integrada e portas Ethernet, , impressão duplex, duas bandejas de papel e a capacidade para imprimir em DVD e CD-R.

Estes multifunções integram tecnologia FINE de 1pl e cinco depósitos individuais para preto, azul, magenta, amarelo e preto para fotografia, oferecendo uma resolução de impressão de 9600dpi. O modelo MP990 inclui ainda um sexto tinteiro com tinta cinzenta, destinado a oferecer impressão em imagens monocromáticas e a cores.

[caption]Pixma MP990[/caption]

Estas máquinas possuem ainda, como característica de destaque, uma luz LED branca no scanner que oferece luz branca instantânea para digitalização com qualidade 4800dpi.

Os dois modelos Pixma topo-de-gama integram também uma Easy-Scroll Wheel com um cursor com controlos integrados, mas na MP990 o ecrã LCD TFT a cores tem 9,5 cm (3,8 polegadas), enquanto o da MP640 soma 7,5 cm (3,0 polegadas). Os preços variam entre os 199 e os 349 euros.

Impressoras

No capítulo das impressoras, a nova gama Pixma começa por apresentar a iP4700, um modelo que oferece impressão FINE de 1pl a 9600dpi com tinteiros individuais. O preço da nova impressora, cuja disponibilização está prevista para finais de Setembro, é de 115 euros.

[caption]Pixma iP4700[/caption]
As características-chave da iP4700 são a impressão directa a partir de câmaras fotográficas ou câmaras de vídeo digitais compatíveis usando PictBridge, e suporte para impressão multimédia em CD e DVD, usando uma bandeja integrada.

Para pequenos escritórios ou grupos de trabalho, a Canon sugere a Pixma iX7000, uma impressora A3 que integra cinco tinteiros contendo tinta de pigmentação LUCIA, bem como um tinteiro Clear Ink (tinta clara), e inclui uma cabeça de impressão de 2pl oferecendo impressões a 4800dpi.

Com chegada prevista para o início do próximo mês e com um preço de 449 euros, o novo modelo também inclui uma unidade auto duplex para impressão de frente e verso em formatos até A3, três bandejas de papel, incluindo uma cassete com capacidade para 250 folhas, e uma porta Ethernet.

Tal como as restantes impressoras novas da gama Pixma, a iX7000 vem equipada com diferente software, nomeadamente a versão melhorada do Auto Photo Fix, incluído no Easy-PhotoPrint EX.

[caption]Pixma iX7000[/caption]

Nota de Redacção: O artigo foi actualizado com a data de lançamento e os respectivos preços dos novos modelos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.