As principais marcas de electrónica de consumo aproveitaram o palco da IFA, que decorre até dia 9 de Setembro em Berlim, na Alemanha, para apresentar as principais novidades que vão brilhar nas lojas a tempo do Natal.

De vibradores e robots de cozinha a máquinas de café, passando por uma máquina de lavar a roupa de 11 Kg e frigoríficos de duas portas ainda maiores, as novidades da “linha castanha” foram muitas, mas não revolucionárias.

O mesmo aconteceu também na área de televisão e entretenimento, assim como nos computadores, que cada vez ganham mais peso neste evento.

Para além do reforço do peso da televisão 3D, com a Sony e a Panasonic a investirem fortemente nesta área durante o próximo ano, das televisões cada vez mais finas e do domínio do LED, de que já falámos, o Wireless HD parece sair dos projectos em papel e o Blu-ray continua a conquistar espaço, devagarinho, apesar da falta de concorrência…

Apesar da feira só estar a meio, reunimos aqui as novidades mais quentes apresentadas em Berlim, onde há opções da electrónica de consumo e da informática, com mais ou menos estilo.

O grande mix de produtos ligados à electrónica que a Philips apresentou no seu stand, à semelhança do que fizeram outras grandes marcas, não impediu que os focos da imprensa se fixassem numa linha de pequenos aparelhos que gerou um dos maiores números de notícias relacionadas com lançamento de produtos da IFA: uma gama de vibradores, integrada na área de “bem estar e saúde”.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O cinema 3D não ficou totalmente eclipsado, com a empresa a mostrar um protótipo (mais um) de um televisorem formato 21:9 com o sistema Ambilight. Os conteúdos foram garantidos por um leitor Blu-ray com tecnologia tridimensional, embora ainda experimental, já que a versão final da norma só sairá em Dezembro.

Ainda na área de TV a Philips continua a apostar na fusão entre conteúdos em broadcast e Internet, embora formatados de forma especial para a televisão. A Philips Net TV, que já foi lançada na Primavera passada, conta com novos parceiros, somando já uma centena de serviços tão diversos como o YouTube, eBay, TomTom, MeteoGroup, Tunin.FM, Funspot, My Album e Netlog.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Na Panasonic não se sabe se foi o 3D que garantiu as filas de visitantes ansiosos por experimentar a sensação tridimensional e ou trailler do próximo filme de James Cameron, Avatar, exibido numa sala especial com óculos especiais e cuja decoração dominava o stand.

A empresa já confirmou que vai comercializar os primeiros televisores 3D no próximo ano, com um plasma de 103 polegadas na linha da frente, acompanhado de um leitor Blu-ray.

Embora sem embarcar na “onda 3D” que contagiou a Sony e a Panasonic, a Toshiba investiu em tecnologia LED nas suas televisões, uma área que este ano se estreou em Portugal. O Blu-ray começa também timidamente a tomar lugar na companhia que foi a principal porta estandarte do formato de alta definição derrotado, o HD DVD.

Na IFA a Toshiba apresentou o primeiro portátil com leitor e gravador de Blu-ray, o Satellite P500, mas também um leitor de mesa Blu-ray, o primeiro da companhia japonesa, o Toshiba BDX2000 Blu-ray player.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O leitor de Blu-ray não é o único destaque do P500, que revela uma vocação multimédia patente no sintonizador de TV integrado, na tecnologia de up-conversion de DVD da Toshiba e no ecrã de 18,4 polegadas, em formato 16:9. O modelo é quase um Qosmio e chega às lojas portuguesas em Outubro, ao mesmo tempo que o Windows 7, o sistema operativo pré-instalado. O preço de venda a público é de 1.399 euros.

Este portátil vai ser também o primeiro a integrar o Toshiba Media Controller, um software que a empresa desenvolveu para facilitar a ligação e partilha de conteúdos entre diversos equipamentos.

Ainda dentro dos portáteis, a Toshiba decidiu também juntar-se à moda de aliar a marca de portáteis com a competição automóvel, à semelhança do que outros fabricantes já fazem. A escolha recaiu sobre a marca de motas Ducati e o resultado é o Satellite U500 Ducati special edition, que estará à venda em Novembro em Portugal, mas cujo preço não foi ainda revelado.

Na mesma parceria ficou ainda assegurado a partilha de marca para a câmara de vídeo Camileo S10, um modelo ultra-slim mas com qualidade HD.

Entre as novidades está ainda o já falado JournE, um Home Multimedia Tablet, que em Portugal vai ter suporte 3,5 G, segundo confirmou a Toshiba Portugal, o que eleva o seu preço em 10 euros em relação a outras versões internacionais, fixando-se em 259,9 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.