Asus Tech in Style foi a designação escolhida pela marca para dar tema ao evento onde apresentou as novas apostas para o mercado português. As novidades chegam até ao final do ano e prometem facilitar as escolhas daqueles que ainda estão indecisos quanto às prendas de Natal.

A coqueluche da iniciativa foi, sem dúvida, o Asus Bamboo, um equipamento já destacado pelo TeK mas que só agora chega a Portugal.

O computador, que marca a entrada definitiva da Asus nas práticas verdes, cativa a atenção à primeira vista e surpreende em todos os sentidos, quer pela inovação na escolha dos materiais quer pelo bom resultado final do produto.

O Asus Bamboo é capaz de economizar entre 35 a 75 por cento do consumo de energia, graças à tecnologia Super Hybrid Engine embutida, o que contribui para reduzir a emissão de CO2, 12,3Kg ao ano por portátil.

Este equipamento inclui ainda as tecnologias SmartLogon - um software de reconhecimento facial que substitui o uso de password -, AuthenTec da TruePrint, para o reconhecimento de impressões digitais, e Embedded TPM, uma solução de hardware que ajuda a evitar os ataques de hackers.

O portátil inclui ainda o ASUS LiveFrame3, que tira fotografias, grava vídeos de alta qualidade e reproduz arquivos áudio com interface compacta. Integra ainda uma webcam de alta resolução (0.3 MPx) num painel LCD para videoconferências.

Disponível por 1799 euros, o computador permite ainda o acesso sem fios à Internet através da liação WLAN 802.11 a/b/g/n. Além disso, o novo portátil inclui Bluetooth 2.1 integrado, que facilita a transferência de dados com uma taxa de transmissão três vezes mais rápida que um Bluetooth standard.

Outra novidade no evento foi o Eee Box, um desktop do tamanho de uma folha de papel A5. O equipamento tem um volume aproximado de um litro e cativa pelo seu design, bem longínquo do tradicional look de um computador de secretária.

O Eee Box conta com um suporte para ranhuras VESA LCD para que o possa montar na parte traseira de um LCD, e integra a tecnologia ASUS Express Gate, através da qual o utilizador pode aceder à Internet, aceder e manusear as fotografias e imagens ou conectar-se ao Skype sem necessidade de esperar pelo arranque do sistema operativo principal.

O hardware está equipado com WiFi 802.11n e inclui uma solução térmica baseada numa única ventoinha com regulação de velocidade inteligente que permite um funcionamento silencioso, a 26db.

O melhor deste equipamento, que inclui CPU Intel Atom N270 (1.6 GHz), HDD de 160 GB e leitores SD/SDHC/MS/MS Pro/MMC, é o preço que se fixa nos 329 euros.

O evento ficou ainda marcado pela apresentação do Eee Top, computadores com touch screen que agregam as funcionalidades dos tradicionais PCs de secretária com as facilidades dos ecrãs tácteis.

Equipados com um ecrã de 15.6 polegadas, os Eee Top ET1602 e Eee Top ET1603 permitem a gestão dos ícones através de um simples toque, o ideal para todos aqueles utilizadores que se querem familiarizar com as tecnologias.

Por cerca de 550 euros, estes equipamentos incluem ainda conectividade Wi-Fi 802.11n, altifalantes, câmara de 1.3 megapixels e microfone integrados, o que facilita o estabelecimento de chamadas em vídeo-conferência sem qualquer tipo de acessórios adicionais.

Por fim, foram ainda apresentados os novos membros da família Eee PC a chegar a Portugal, as versões S101, 901 e 1000h. O primeiro é mais pequeno que uma folha de papel A4, pesa cerca de um quilo e tem apenas 1,8 cm de espessura na frente e 2,5 cm na traseira.

Os S101 dispõe de uma capacidade de armazenamento de dados online de 20 GB, conhecido como Eee Storage, têm disco sólido (SSD) para armazenar dados no próprio equipamento e integram um leitor de cartões flash 4 em 1: MMC, SD, Memory Stick e MS-PRO.

Estes modelos estão ainda equipados com ecrãs panorâmicos de 10.2 polegadas com retro-iluminação por LED, o que permite uma resolução WSVGA.

Por fim, permitem maiores capacidades de conectividade através das ligações Wi-Fi 802.11n e Bluetooth V2.0 e incluem uma bateria com capacidade para utilização contínua de 5 horas. O seu preço de venda ao público situa-se nos 599 euros.

Quanto ao Eee PC 901, que já está disponível no mercado, as capacidades vão um pouco mais além das oferecidas pelo primeiro modelo Eee PC a chegar a Portugal. Este equipamento, que custa 399 euros, inclui um ecrã de 8,9 polegadas com uma resolução de 1024x600, processador Intel Atom N270, tecnologia Super Hybrid Engine, WiFi 802.11n e capacidade para ligações de rede RJ45 e Bluetooth.

O Eee PC 901 está ainda equipado com uma saída de vídeo, webcam de 1.3 megapixels, altifalantes estéreo com som Dolby Sound Room, microfone digital com supressor de ruído, entrada para microfone e auscultadores, 3 portas USB 2.0 e leitor de cartões. Por fim, o Eee PC 1000h, diferencia-se do anterior pelo tamanho do ecrã (10 polegadas), pelo disco duro de 160GB e, pelo preço, que se fixa nos 499 euros.

O destaque final foi para os novos membros da família N Series, o N10 e o N50.


O primeiro foi criado para todos os utilizadores que privilegiam a mobilidade, e inclui um monitor de 10.2 polegadas. O N10 custa 599 euros, integra placas gráficas NVIDIA GeForce 9300M, processador Intel Atom N270 e inclui conectividade 802.11 a/b/g/n e bluetooth.

Já o N50, que custará 1029 euros, inclui uma fila de botões retro-iluminados, localizada no topo do teclado, que funciona como um ponto de controlo para o mundo multimédia. Outra funcionalidade do N50 é o ionizador de ar incorporado, que ajuda a manter o ar à volta do utilizador limpo e promove a circulação de ar.

Este modelo inclui ecrã de 15,4 polegadas, processadores Intel Core 2 Duo, drive Blu-ray/DVD, câmara embutida de 2 megapixels, e suporte a Wi-Fi, WiMax e Bluetooth.