Se dá bastante uso ao telemóvel possivelmente já passou por uma situação de maior stress em que precisava mesmo de consultar um site, ver o email, fazer uma chamada ou até navegar no Google Maps, mas por capricho do destino e por descuido pessoal o telemóvel estava ou ia ficar sem bateria em pouco tempo.



Imagine agora que vai embarcar num voo para o Reino Unido e que por não ter bateria no telemóvel terá que o deixar no aeroporto. Tanto vale ser um equipamento low cost como um topo de gama na casa dos 700 euros. É o seu telemóvel, são os seus dados que lá estão e a menos que abandone o equipamento, não poderá fazer a viagem.



Uma boa parte dos equipamentos de nova geração já vêm com opções de software que permitem espremer ao limite a carga da bateria: o Huawei P7, o Galaxy S5, o LG G3 e o Sony Xperia Z2 são alguns destes exemplos. No caso do Huawei o modo de Ultra-Bateria, como é chamado, permite que os últimos 10% rendam mais 24 horas em modo standby.



Mas não chega ter smartphones com opções especiais de software. O melhor, para salvaguardar um esgotamento anormal da bateria ou para ajudar nos dias em que está longe de uma tomada elétrica sem que isso estivesse previsto, é ter uma bateria portátil consigo.



Existem várias no mercado, umas mais portáteis do que outras, umas com maior capacidade de carga do que outras, umas mais baratas do que outras. As mais portáteis cabem em bolsos de casacos, enquanto as que têm uma maior capacidade podem ficar na mala do trabalho ou até mesmo num compartimento do automóvel.



O TeK deixa de seguida algumas sugestões que podem salvar os utilizadores de momentos de aflição.

Os leitores ficam convidados a partilhar outras soluções e até dicas que podem ser aplicadas aos smartphones para aumentar o tempo de vida das baterias dos dispositivos móveis.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota de redação: Este artigo foi originalmente publicado a 16 de julho de 2014.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.