As condições para a fotografia perfeita não têm data, hora, nem local para acontecer, pelo que aquele momento que gostava de guardar para sempre pode coincidir precisamente com a vez em que deixou a câmara em casa com medo de que fosse parar dentro de água.

O receio é comum. Mas nos dias que correm é também infundado, acredite. A quantidade de modelos - para todos os gostos e carteiras - que já oferecem resistência à água, poeira e quedas é tão grande que a dificuldade vai ser escolher.

Vamos dar uma ajuda…

Por ordem crescente de preço, começamos por apresentar o modelo mais económico de hoje, a Samsung WP10, que é comercializada por cerca de 130 euros e que a fabricante afirma ser resistente à água (até 3 metros de profundidade) e ao pó, bem como a condições atmosféricas adversas.

[caption]Samsung WP10[/caption]

Pequena e com um design compacto, encontra-se disponível em duas cores, preto e azul, apresenta um sensor de 12,2 megapixéis e um zoom óptico até 5x, possibilitando também a gravação de vídeos HD, com uma resolução de 1.280 x 720 p e 30 frames por segundo, que podem depois ser transferidos através da ligação HDMI.

De design igualmente compacto, disponível em quatro cores, mas para carteiras eventualmente mais recheadas, não deixa de ser interessante a proposta da Sony, que aposta num equipamento de 16,2 megapixéis.

[caption]Cyber-shot TX10[/caption]

[caption]Cyber-shot TX10[/caption]

Embora o zoom da TX10 seja inferior (até 4x), apresenta trunfos como a grande angular de 25mm (que permite incluir mais elementos na fotografia), o Sweep Panorama (que agrega várias imagens para criar uma panorâmica) e a possibilidade de criar imagens a 3D (juntando dois frames captados um a seguir ao outro). Os filmes HD são gravados a 1080i e o preço do equipamento ronda os 360 euros.

Para que a passagem ao universo das máquinas tough seja tão suave quanto possível, optamos por mostrar agora a Casio Exilim G1 que, na nossa opinião, constitui uma alternativa tão compacta quanto possível naquilo que já são modelos com um aspeto mais "duro" (ou rude). Se ainda não percebeu do que estamos a falar, basta ver a imagem abaixo.

[caption]Casio Exilim G1 (também disponível em preto)[/caption]

Com 12,1 megapixéis e zoom até 3x, é resistente a quedas de até 2 de altura e a riscos, pó, humidade e água (até 3 metros de profundidade) e tem uma bateria que lhe permite tirar até 300 fotografias ou gravar 2 horas e meia de filme HD (848x480). Pode ser adquirida por valores a partir de 280 euros.

Se o objetivo principal é mesmo levar a máquina para dentro de água, talvez o melhor seja optar por um modelo com ar de quem está mesmo a pedir um mergulho. Falamos da Fujifilm FinePix XP30, uma câmara de 14 megapixéis, que para além de resistente à água, choque, frio e poeira, inclui extras como um GPS integrado.

[caption]Fujifilm FinePix XP30[/caption]

Um zoom até 5x - que pode ser usado também durante a captação de vídeo (com uma resolução até 1.280x720) - e uma grande angular (28mm), são outros dos pontos a favor da câmara, que é comercializada por valores próximos dos 185 euros.

[caption]Fujifilm FinePix XP30[/caption]

A próxima é para aqueles a quem o medo não assiste. Quem não tiver receio de sacrificar a descrição em favor da fiabilidade e desempenho, deverá optar antes pela Tough T810. O modelo da Olympus - uma das fabricantes com mais provas dadas neste segmento - também integra GPS e bússola electrónica.

[caption]Tough T810[/caption]

Um sensor com uma resolução de 14 megapixéis, zoom ótico até 5x e grande angular de 28mm, bem como modo de disparo 3D e captação de vídeos HD (720p) são outras das promessas do equipamento - que resiste a quedas até 2 metros, pesos até 100 quilos, ao congelamento em temperaturas até 10 graus negativos e pode ser submerso em águas até 10 metros de profundidade. O preço é quase tão duro como a câmara: 300 euros.

[caption]DMC-FT3[/caption]

Igualmente duras são as propostas da Panasonic Lumix nesta matéria. A DMC-FT3, por exemplo, pode ser submersa até 12 metros, resiste a temperaturas de 10 graus negativos e a quedas de 2 metros de altura. Pó também não entra.

Gravar filmes em Full HD (1.920x1.080) e contar com a ajuda de um GPS são outras das possibilidades, bem como criar fotografias a 3D, com uma resolução até 12,1 megapixéis. A habitual objetiva Leica é grande angular (28mm) e apresenta um zoom óptico até 4,6 vezes. Os preços começam nos 340 euros.

A última proposta de hoje passa por um equipamento cujo aspeto também não esconde a sua função: ser sujeito a provações, nomeadamente aquáticas. Se não acredita, olhe bem para ela.

[caption]PowerShot D10[/caption]

A PowerShot D10, da Canon, é resistente à água até 10 metros de profundidade, ao choque (quedas de 1,22 metros), ao pó e ao frio (40 graus negativos), oferecendo uma resolução de 12,1 megapixéis, zoom até 3x e captação de vídeos a 640x480/30 fps.

[caption]PowerShot D10[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.