A Canon apresentou as quatro novas máquinas compactas que vão integrar a nova colecção Primavera 2010. As novas PowerShot A490, A495, A300 IS e A3100 IS têm data de chegada às lojas portuguesas prevista para dia 1 de Fevereiro, com preços que variam entre os 109 e os 199 euros.

São dispositivos com grande enfoque nas funções automáticas, criados a pensar numa "utilização diária e divertida", que pretendem ser fáceis de usar, mesmo para utilizadores menos experientes, explica a fabricante.

As PowerShot A490 e A495 vêm substituir a A480. Destacam-se pelo tamanho reduzido e pela interessante relação qualidade/preço, com valores entre os 109 e 139 euros, respectivamente.

Ambas apresentam sensores de 10 megapixéis, objectivas Canon com zoom óptico de 3.3x, ecrãs LCD de 2,5 polegadas (6,2 centímetros) e vão estar disponíveis em prateado e, no caso da A495, também em vermelho e azul.

[caption]A490[/caption]

O Modo Automático Inteligente com Tecnologia de Detecção de Cenário reconhece as condições do cenário e selecciona automaticamente as definições ideais ao disparo - no caso da A495 são 18 as combinações reconhecidas e a A490 consegue detectar até 13 cenários.

Em condições de luz difíceis, as máquinas contam ainda com a ajuda do i-Contrast, bem como com o novo modo Luz Fraca. A tecnologia de Detecção de Rosto facilita a captação de retratos de grupo e a Correcção de Olhos Vermelhos, permite corrigir as imagens antes ou depois do disparo.

O software apresenta também dois novos modos de cenário que acrescentam efeitos às fotografias - sem necessidade de computador. O Efeito Poster reduz o número de cores, para uma imagem com um aspecto envelhecido, e o Super Vívido aumenta o nível de saturação da fotografia, produzindo um "efeito dramático".

[caption]A495[/caption]

Para performances automáticas mas mais exigentes, vale a pena conferir as características das Powershot A3000 IS e A3100 IS, com processadores DIGIC III - utilizados também em máquinas de gamas superiores da marca e que proporcionam maior velocidade, uma qualidade de imagem superior e maior precisão no que respeita aos balanços de brancos.

Os sensores incluídos têm uma resolução de 12.1 megapixéis no caso da PowerShot A3100 IS e 10 megapixéis para a A3000 IS. As objectivas permitem um zoom óptico de 4x e incluem Estabilizador de Imagem óptico, para imagens mais focadas e com maior detalhe.

[caption]A3000[/caption]

Também nestes modelos foram integradas as funções automáticas que prometem "ajudar os utilizadores a obter boas imagens com pouco esforço" e que referimos a propósito das A490 e A495, como o modo Automático Inteligente, a Tecnologia de Detecção de Cenário (aqui até 18 diferentes em ambos os modelos).

Os ecrãs LCD são de 2,7 polegadas (6,7 centímetros) e de alta resolução e estes são os primeiros modelos da PowerShot a utilizar baterias Lithium-ion.

A A3100 IS estará disponível nas cores azul, vermelho e prateado por um preço de venda ao público de 199 euros. A A3000 IS vai custar 165 euros e apresenta-se apenas em prateado.

[caption]A3100[/caption]

Os novos quatro modelos contam também com capacidade de gravação vídeo com som e qualidade VGA (640x480) e o armazenamento de imagens assegurado por cartões SDHC e SDXC (com capacidade para até 2TB).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.