Com o bom tempo a dominar os dias e as noites aumenta a vontade de sair, seja para o ar livre da praia ou do campo, seja ficando na própria habitação. E nada melhor do que passar bons momentos num piquenique, varanda, no pátio e, para quem o tem, no jardim, ao som da sua música favorita.



À parte dos tradicionais "tijolos", agora convertidos em versões digitais, e do som estridente dos próprios telemóveis, as colunas de som para exteriores são a opção mais completa para levar para fora a qualidade do som que temos normalmente na sala ou no escritório. A ideia tem atraído cada vez mais fabricantes ao longo dos anos e este tipo de colunas possui cada vez mais aceitação, deixando de ser um equipamento puramente profissional ou restrito, para se tornar em mais uma extensão sonora de quem gosta de música.



O TeK foi espreitar o que o mercado português oferece atualmente neste domínio e encontrou soluções para todos os gostos e bolsas; incluindo sistemas tudo-em-um que aproveitam a tecnologia sem fios para ligar um iPhone, um telemóvel ou um qualquer leitor MP3. A partir daí, basta fazer play…


Soundcast JuniorCast

É um pequeno cilindro musical que integra uma amplificador com 50 Watts de potência, colunas de som distribuídas em 360º e ligações para dispositivos portáteis.


Pode ser colocado e usado nos mais diversos locais, desde uma pequena varanda, numa praia ou no meio do campo, até aos pátios e jardins mais amplos - junto à piscina, por exemplo.



Os principais argumentos: uma construção à prova de água, poeiras, choques e até de fogo (literalmente); e a possibilidade de o utilizador ligar um leitor MP3, telemóvel e tablet usando uma normal ligação standard com fios, ou optar por uma ligação wireless a partir de um dispositivo Apple.



Neste vídeo, a OutCast demonstra a resistência das JunioCast à água, nas condições mais extremas:







Com um design que permite o seu transporte para vários locais, o JuniorCast inclui uma bateria interna com autonomia até 18 horas e pode ser alimentado com ligação à corrente elétrica doméstica ou ao isqueiro do automóvel.



A versão base custa 585 euros, com opção por uma versão que inclui uma doca para iPod e iPhone com emissor sem fios (735 euros). Em Portugal o produto é distribuido pela Supportview.


[caption]SoundCast"[/caption]

Bose 251

Para quem procura soluções de som para exteriores com instalação mais permanente, a Bose é uma das marcas com opções domésticas mais diversificadas no mercado português.
O novo modelo 251, acabado de chegar ao mercado, foi desenvolvido para pequenos espaços exteriores - varandas, pátios e alpendres - e para montagem vertical, em paredes, pilares ou mesmo em parapeitos de varandas.



Com um design compacto, que permite a sua utilização na horizontal ou na vertical, as 251 são construídas num material que a Bose considera "ultra resistente", traduzido na capacidade de resistir à chuva, neve, sal e temperaturas extremas.



A vantagem das Bose 251, pela sua dimensão, é que podem ter instalação permanente mas são facilmente removíveis, embora exijam sempre atualização de cabos, seja para ligar um dispositivo áudio portátil estéreo, ou ao sistema Hi-Fi lá de casa.



O pacote inclui um par de colunas e os materiais necessários à sua instalação, incluindo suportes e ferragens. O PVP ronda os 611 euros, com opção por um modelo de dimensões mais compactas - as Bose 151 - cujo preço aconselhado é de 383 euros.


[caption]Bose 251[/caption]

Bose FreeSpace 51

Se a ideia é espalhar som pelo jardim, de preferência dissimulado, sem que a coluna de som esteja visível, a mesma marca propõe as FreeSpace 51.

Mais uma vez a principal preocupação do fabricante foi criar colunas à prova de água e com uma resistência até 151 Kg, segundo a Bose. Com um formato semelhante a cogumelos estas colunas podem ser colocadas em qualquer tipo de piso, incluindo em terra, relva e areia.



As FreeSpace utilizam uma tecnologia própria da Bose para permitir a dispersão homogénea do som para qualquer lado. Tudo parte de uma coluna invertida colocada no topo da caixa, que emite o som para uma zona elíptica para melhor ser espalhado. Por outro lado, incluem também uma abertura para reforçar a reprodução dos sons graves.


O PVP é de 672 euros o par e inclui um sistema de calhas para dissimular e proteger os cabos de ligação.


A distribuição está a cargo da ABC.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Logitech Mini Boombox
Quem não pretende gastar muitas centenas euros em colunas de som para exterior, mas não abdica de levar a sua música para fora de portas, com qualidade superior ao som dos próprios telemóveis, tem na Logitech Mini Boombox uma boa opção.



O que lhe falta em resistência à água e a outros agentes externos, sobra-lhe em portabilidade e facilidade de utilização. Cabe num bolso ou numa bolsa, funciona através de Bluetooth ou com ligação à saída dos auscultadores do telemóvel, leitor MP3 ou dispositivo Apple e tem uma bateria interna carregável por USB, cuja autonomia pode chegar às 10 horas.



Apesar da dimensão muito compacta, oferece um som que parece vir de um sistema muito maior - o que para muitos utilizadores, será mais do que suficiente. O TeK tem passado algumas semanas com um exemplar desta mini Boombox e confirma exatamente a sua qualidade acima da média para colunas deste género.



E, já agora, o facto de possuir Bluetooth permite também atender o telemóvel quando está a reproduzir música, servindo como um pequeno sistema de comunicações por alta-voz.

O preço são 79,99 euros, na Logitech.


[caption]Nome da imagem[/caption]






Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico



Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.