A par do lançamento do novo sistema operativo que começou a ser comercializado esta madrugada, várias marcas têm já à venda os primeiros modelos de computadores com Windows 7, e já em português. Entre portáteis, netbooks e até desktops, as opções são várias e tiram partido das vantagens trazidas pelo novo sistema operativo a nível da facilidade de utilização e interface, performance, segurança e optimização da bateria.

A Microsoft estima que até ao final do ano 20% dos PCs vendidos tenha o novo sistema operativo, subindo este número para 80% até final de 2010, mas os principais fabricantes estão na linha da frente para aproveitar já a época de Natal com o novo Windows, que esperam possa dar um impulso às vendas, como adiantavam ontem ao TeK os responsáveis da Toshiba e da Asus em Portugal.

Das fabricantes portuguesas a J.P. Sá Couto e a Inforlandia voltaram a estar na linha da frente com máquinas preparadas para o Windows 7, como já tinham prometido logo no início do ano, fruto de um trabalho próximo com a subsidiária local. À semelhança, aliás, do que aconteceu em 2005 com o Media Center.

[caption]Nome da imagem[/caption]
A dona da marca Magalhães começou já esta madrugada a vender o MG2, a segunda versão do pequeno portátil vestido de azul. Em dois modelos diferentes, o MG2 inclui o Windows 7 Starter em português e pode ser comprado por 329 ou 399 euros, consoante a escolha recaia na versão com mais ou menos disco (160 e 250 GB) ou com 3G integrado.

A Inforlandia tem também na sua oferta um Netbook com Windows 7 Starter, mas mais baratinho. O Insys NetBook 9810L custa 286,8 euros e integra um processador Intel Atom 270, 1 GB de memória RAM DDR e um disco de 160 GBytes. O suporte para 3G está também incluído, dispensando as placas externas. Pode não ser o modelo mais bonito de todos, mas o preço é competitivo.
[caption]Nome da imagem[/caption]

A marca tem também à venda um Tablet PC, o 9121TR, com Windows 7 Home Premium. O ecrã touch tem uma dimensão de 12,1 polegadas e pode ainda contar com um processador Intel Core2 Duo T8300, 4 GBytes de RAM e 320 GBytes de disco SATA2. Este modelo tem também suporte interno para 3G e o preço é de 814,8 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Dos "montadores" portugueses estas são as ofertas mais recentes, mas naturalmente as grandes marcas internacionais estão em linha com o lançamento do Windows 7, embora nem todos os modelos estejam já nas lojas.

A Toshiba é uma das mais rápidas e que tomou a opção estratégica de adoptar já o Windows 7 em toda a linha de consumo, de portáteis e notebooks. A linha profissional vai integrar no novo sistema operativo de forma mais gradual até, com algumas linhas até final do ano e outras só no início de 2010.

Entre os modelos que já se podem encontrar nas lojas há vários modelos interessantes, com destaque para o Satellite T130, um superleve que goza agora de mais autonomia graças à gestão mais eficiente de bateria do novo sistema. Com pouco mais de 1,5 Kg este modelo é um bom equilíbrio entre quem quer manter funcionalidades multimédia sem optar por "transportáveis". O portátil tem um ecrã de 13,3 polegadas e a escolha dos modelos determina o preço, que parte dos 699 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O Satellite U500, com ecrã Multi-touch, explora as possibilidades de "mexer" no ecrã, onde o interface Aero se encarrega de responder aos comandos de abanar, empurrar e ocultar as janelas. O ecrã de 13,3 polegadas, Trubrite de formato panorâmico, o DVD Super Multi (Dual Layer) com opção de slot load e a câmara web HD incorporada, mostram que também aqui o lazer não foi esquecido. Este modelo custa 899 euros.
[caption]Nome da imagem[/caption]

À lista junta-se também o Qosmio X500, com tecnologia Intel QuadCore i7-720QM combinada com a placa NVIDIA GeForce GTS 250M, com tecnologia CUDA™. 8 GB de memória DDR3 e suporte de duas drives de disco rígido, com capacidade total até 640 GB cada e uma drive Blu-Ray regravável, é um verdadeiro "media freak", onde não falta uma aplicação de upconverting de DVD e tecnologia Resolution+, para conversão, em tempo real, de imagem com definição standard em conteúdo de qualidade equiparada à alta definição. O preço está, também, à medida da lista de capacidades, aproximando-se dos 2 mil euros...

O valor do novo TouchScreen da HP não é muito mais baixo. O TouchSmart 600 custa 1.499 euros, mantendo as apostas da marca num computador destinado a toda a família e integrando o novo interface Touchsmart 3.0. O ecrã de 23 polegadas ajustável fica bem sobre qualquer mesa lá de casa, servindo de computador, leitor de música, televisor e até de painel de mensagens.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Este modelo só vai estar à venda a partir de Novembro, mas a HP também lançou novos portáteis que chegam mais cedo às lojas, como o HP ProBook 4510s, onde se destaca um ecrã LCD de 15,6 polegadas e menor consumo energético, assim como um preço abaixo próximo dos 500 euros (custa 503 euros no PVP recomendado.

[caption]Nome da imagem[/caption]
Do lado dos netbooks a HP tem também o modelo Mini 110, com um ecrã de 10,1 polegadas e um teclado quase do tamanho que se encontra nos portáteis "normais". Apesar da grande variedade de modelos que a marca tem agora de netbooks, nem todos adoptam já o Windows 7. No caso do 110, o preço não é assim tão "mini". Custa 349 euros.

A Asus tem também na calha um modelo de desktop all in One com Windows 7, o EeeTop PC ET2002T, mas não conseguimos confirmar quando estará disponível nem a que preço.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Esta não é, nem poderia ser, uma lista exaustiva, mas mostra algumas das opções já nas lojas. Para ajudar os clientes a escolher a Microsoft preparou também no site do Windows uma área de PC Scout, mas que está muito distanciada da realidade portuguesa...

Nota da Redacção: Foi feita uma correcção nos preços dos computadores da Inforlandia, que tinham sido referidos sem IVA.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.