Longe vão os tempos em que as lâmpadas eram usadas de forma passiva para iluminar as divisões da casa, e as escolhas resumiam-se à sua potência de iluminação ou o tom mais quente ou frio (amarelas ou brancas). Atualmente as lâmpadas deram um salto tecnológico gigante, tornando-se inteligentes e camaleónicas, adaptando-se a todos os ambientes, sempre que o utilizador quiser.

Fortemente enquadradas no conceito de casas automatizadas e conjugadas com outros produtos IoT, as novas lâmpadas podem assim ter iluminação personalizada, agendada e até controlada remotamente através de aplicações para o smartphone, uma vez que são ligadas à rede doméstica via Wi-fi e Bluetooth. E nesse sentido serem conjugados com outros equipamentos como câmaras, colunas de som ou equipamentos de deteção de movimento, no que diz respeito a questões de segurança.

Mas o elemento diferenciador das lâmpadas inteligentes é a cor. A capacidade de os utilizadores regularem não só a intensidade do brilho, mas como as cores RGB das lâmpadas. E seja na transformação da sala de estar num ambiente de cinema, como torná-las "psicadélicas" ao ritmo das batidas de música nas soluções que permitem o respetivo emparelhamento.

Nesse sentido, o SAPO TEK reuniu algumas lâmpadas inteligentes presentes no mercado que pode utilizar em qualquer casquilho de candeeiro convencional, mas também há propostas mais avançadas com acessórios adicionais, tais como controlos remotos ou soluções já com candeeiro.

Veja na galeria as propostas de lâmpadas:

1 - TP-LINK Tapo L530E - 27,99 euros – Worten

Este pack da TP-Link oferece duas lâmpadas, com uma base de casquilho E27, a branco e a cores, com uma temperatura entre os 2.500 a 6.500K. Oferece conetividade via Wi-fi, sendo o sistema compatível com os assistentes inteligentes Alexa e Google Assistant. A sua composição RGB permite ajustar o brilho e intensidade da luz, com 16 milhões de cores à escolha. Este LED é equivalente a uma lâmpada convencional de 60 watts, capaz de produzir 806 lumens de brilho branco.

Através da sua aplicação para smartphones pode definir diferentes perfis de tons, bastando escolher no futuro a que deseja. Tem ainda a possibilidade de programar e planear uma contagem decrescente para ligar ou desligar a sua iluminação. Tem ainda um modo de ajuste dinâmico à intensidade e temperatura para imitar os padrões de luz natural. Esta proposta não necessita de um candeeiro ou hub para funcionar, sendo utilizada num casquilho convencional disponível em casa. E pode programar o modo ausente, para que acenda e apague para simular que está alguém em casa.

2 - Govee Wi-Fi RGBWW Smart LED Bulbs – 34,99 euros – Loja Govee

Esta proposta oferece igualmente duas lâmpadas na embalagem, tendo como principal vantagem a sincronização de grupo. A fabricante diz que se torna mais fácil gerir múltiplas lâmpadas em locais de maiores dimensões, por exemplo. Também é compatível com os assistentes Alexa e Google Assistant, permitindo interagir com as mesmas através da aplicação para smartphone.

A lâmpada oferece uma temperatura entre os 2.700 a 6.500K e um casquilho E27. Tem RGB com 16 milhões de cores que pode configurar, assim como temporizador que regula o seu tempo de funcionamento. Tem ainda oito modos de cenários, assim como o modo Do it Yourself, que permite personalizar as cores e a velocidade de cinco efeitos de luz diferentes.

3 - Lâmpada Inteligente PHILIPS HUE – 59.99 euros – Worten

Mantendo as mesmas características das lâmpadas inteligentes dos sues concorrentes, a Philips tem na sua linha HUE todo um ecossistema de iluminação pronto a adaptar-se a outros aparelhos da casa. Além de Google Assistant e Alexa, a lâmpada é também compatível com o Apple Homekit, caso queira controlo em ambiente dos sistemas operativos da Apple.

De notar que este kit apenas trás uma lâmpada de casquilho E27, com uma temperatura de cor de 2.000-6.500K. Tem conetividade Bluetooth e Zigbee, protendo uma vida útil de 25 mil horas. A Philips oferece ainda configurações pré-definidas de iluminação e cor a partir da sua aplicação, para que tenha sempre o ambiente propício, seja a cozinhar, a assistir a um filme ou a trabalhar.

4 - XIAOMI Mi LED Smart Wi-Fi RGB – 19,90 euros – PC Diga

Tal como outras propostas, a lâmpada inteligente da Xiaomi oferece um LED com 16 milhões de cores à escolha, que podem ser configuradas e guardadas em perfis. Tem um ajuste de temperatura de cor de 1.700-6.500K, com iluminação regulável. A lâmpada pode ser programada para acompanhar o despertar ou o adormecer dos utilizadores, aumentando ou diminuindo a sua intensidade ao longo do tempo.

A lâmpada ajusta-se a qualquer casquilho de casa com casquilhos E26 e E27, permitindo interação através do smartphone Android e iOS. Apresenta um brilho de 950 lumens em 9 watts, prometendo uma ajuda na poupança de eletricidade. É compatível com os assistentes Alexa e Google Assistant, para que possa interagir com voz as configurações que necessitar. Também pode ser sincronizado com sensores de movimento, para que se ligue automaticamente.

5 - Muvit iO E27 – 17,99 euros – FNAC

A Muvit tem uma linha de lâmpadas inteligentes iO, coloridas com LEDs RGB. Este modelo, direcionado aos casquilhos E27, apresenta uma potência de 10 watts e uma temperatura de cor dos 2.700 a 6.500K. Tem ainda um fluxo luminoso de 1.050 lúmen, equivalente a 70 watts.

Através da sua aplicação pode regular a intensidade e brilho das cores, assim como agrupar até 200 equipamentos. Tem uma conectividade Wi-fi a 2,4 GHz e a sua app tem ainda algumas funcionalidades de realidade aumentada.

6 - WIZ Wi-Fi BLE 100W A67 E27 RGB – 19,99 euros – Worten

A proposta da Wiz também se destaca pelo chamado ritmo circadiano, nas transições da luz intensa diurna com os anoiteceres suaves. Pode assim definir o ciclo de iluminação da lâmpada inteligente através da sua aplicação dedicada. Esta lâmpada de casquilho E27 tem uma temperatura de cor de 2.200 a 6.500K e com o LED de cor primária branco, pode aceder a 16 milhões de tons à sua escolha.

Tem uma potência de 13 W e pode ser controlado nos sistemas operativos iOS e Android. Tal como outras propostas, a aplicação permite aceder a pré-configurações de cor ambiente, mediante o estado de espirito, tais como os tons azuis do oceano, os amarelos do campo ou os laranjas do pôr do sol.

7 - Philips Hue White and Colour Ambience Starter Kit – 149,99 euros – Worten

Direcionado a utilizadores mais avançados, a Philips tem diferentes kits de instalação do seu ecossistema de lâmpadas inteligentes. Neste caso, o Starter Kit Philips Hue é composto por duas lâmpadas Inteligentes com casquilho E27, uma ponte e um comando à distância. Neste caso destaca-se pela sincronização da iluminação com a música ambiente que estiver em reprodução, sejam filmes ou videojogos, para oferecer uma experiência mais imersiva.

As lâmpadas são controláveis através do interruptor inteligente que comunica com o controlador central, obtendo ligação à rede local. A partir daí, o utilizador pode aceder a diferentes aplicações móveis para programar a iluminação a partir do seu smartphone. O controlador central é compatível com 12 dispositivos em simultâneo.

8 - Govee Aura Smart Table Lamp – 64,99 euros – Loja Govee

O candeeiro de mesa da Govee apresenta as mesmas características de personalização da sua lâmpada inteligente. Destaca-se pela possibilidade de aceder a 37 efeitos de iluminação, com diferentes tons de cor ou intensidade. Pode ligar o modo Ocean para relaxar no final de um dia de trabalho, ou quando está na brincadeira com os miúdos pode optar pelo modo dinâmico arco-íris.

Mas o modo DIY permite elevar essas configurações a um maior nível de personalização. Na aplicação pode configurar os esquemas das 16 milhões de cores usando a funcionalidade Finger Sketch, literalmente desenhar cada padrão de cor que deseje e aplicar diretamente no candeeiro.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.