 
    As colunas portáteis que podemos ligar ao computador, ao tablet ou ao smartphone, via Bluetooth, estão já longe de ser um equipamento novo e revolucionário, mas o que é certo é que são de uma inegável utilidade quando queremos “curtir” um som fora de casa, em viagem e em movimento. Ao contrário dos headphones, ou EarPods, que convidam ao intimismo, estes dispositivos são mesmo para quem tem a alma grande, e gosta de partilhar.
E dificilmente encontramos gadget que assuma e apresente formas, designs e características tão diversificados: estes sistemas de som existem em todos os tamanhos, formatos, cores… Mais do que isso, além de terem no Bluetooth a principal “ponte” para com os equipamentos móveis que fornecem som, incluem também outros tipos de ligação, desde o tradicional jack áudio de 3,5 mm às normas NFC e Wi-Fi, por exemplo. Isto sem esquecer as portas USB e as slots para cartões de memória.
Voltando à questão do Bluetooth, acaba por ser muito fácil ligar o seu equipamento móvel ao sistema de som portátil. Basta ativar o modo de deteção na coluna, fazer uma pesquisa por dispositivos do género no smartphone ou tablet e selecioná-lo quando aparecer. O código de emparelhamento é normalmente o ‘0000’, mas o manual de utilizador indicará caso assim não aconteça.
Por outro lado, há que pensar também nas desvantagens, e uma questão bastante difícil de ultrapassar é a autonomia. Maiores ou mais pequenas, com maior ou menor capacidade de som, manter um smartphone e uma coluna portátil emparelhados por Bluetooth irá inevitavelmente reduzir a quantidade de horas de funcionamento do equipamento. De ambos os equipamentos, aliás. Este é um “mal necessário” e uma característica que deve ter em conta na hora da compra…
As prateleiras das lojas estão de momento “inundadas” de colunas de som Bluetooth portáteis, todas elas com diferentes características, preços e perfis de design. Nunca será possível incluir todos os modelos numa seleção abrangente, por isso deixamos-lhe a seguir oito modelos que prometem não desiludir.
Em destaque
-    MultimédiaComo seria o clássico de Agatha Christie “Death on the Nile” se tivesse lugar nos anos 1970?
-    App do diaAcecraft é um shooter de aviões que presta homenagem aos desenhos animados retro
-    Site do diaHover Zoom+ é uma extensão do Chrome que ajuda a aumentar as imagens nos websites
-    How to TEKModo Copilot para o Edge é a reinvenção do browser da Microsoft para a era da inteligência artificial. Como é que funciona?
 
  
 
Comentários