Vinte anos é muito tempo num calendário "normal", mas em tecnologia é uma eternidade e não são muitas as aplicações que se podem gabar de ter passado pelos computadores dos utilizadores nas últimas duas décadas sem parar de evoluir e de agregar fãs, como o Photoshop tem feito.

O software de edição de imagem da Adobe assinala amanhã os vinte anos, contados desde o lançamento da versão 1.0 para Mac, em Fevereiro de 1990, apesar do trabalho ter começado três anos mais cedo, com o Display, um programa que permitia a apresentação de imagens numa escala de cinzentos que foi criado em 1987 por Thomas Knoll. Com a ajuda do irmão, John Knoll, foram sendo adicionadas funcionalidades de processamento de imagens e em 1988 a Adobe decide licenciar o software, dando-lhe o nome de Photoshop, embora só tivesse adquirido a aplicação em 1995.

As previsões eram modestas: a Adobe planeava vender 500 cópias do Photoshop por mês, mas hoje o software - nas suas várias versões, conta com mais de 10 milhões de utilizadores em todo o mundo.

O nome Photoshop deixou de se limitar à aplicação de edição de imagem e representa uma família vasta de aplicações, integrando o pacote CS desenhado para as necessidades dos designers, o Lightroom para os fotógrafos profissionais e o Elements para os entusiastas da fotografia, com uma componente de serviço online que inclui alojamento, no Photoshop.com.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Alguns momentos marcantes, que ditaram ganhos de produtividade e a mudança da forma de trabalhar foram a introdução de layers, na versão 3.0, dando a possibilidade de criar imagens mais complexas, ou o retoque "mágico" que tanto tem feito pela imagem de algumas figuras famosas, com o Healing Brush introduzido na versão 7.0.

E quem trabalhou ao longo dos anos com o Photoshop tem certamente marcado na memória os vários ecrãs iniciais, que são mostrados ainda durante demasiado tempo para que a aplicação carregue todas as funcionalidades e plug ins...

[caption]Nome da imagem[/caption]

Pelo caminho ficou o PhotoDeluxe (que foi substituído pelo Elements, lançado em 2001) e o Photoshop Album, este último criado em 2003 para o crescente número de utilizadores com câmaras fotográficas digitais que queriam gerir e organizar as suas fotografias, mas que acabou por ser "engolido" pelas funcionalidades integradas noutras aplicações.

[caption]Nome da imagem[/caption]

De acordo com a Adobe, mais de 90% dos profissionais criativos têm o Photoshop nos seus computadores produzindo resultados fantásticos ou desastrosos que podem ser acompanhados em vários blogs.

E a aplicação já "saltou" para os telemóveis, tendo sido lançado no final do ano passado o Photoshop.com Mobile para iPhone, seguido de uma versão para Android. Ao todo estas aplicações móveis já foram descarregadas mais de 6,5 milhões de vezes.

Em Maio está também previsto lançamento da nova versão do Photoshop, em conjunto com o novo pacote CS, e embora estejamos "legalmente" impedidos de falar do assunto, podemos garantir que as novidades são grandes, mesmo para uma aplicação que já parece ter tudo o que é preciso para retocar, alterar e transformar as imagens de forma fácil e rápida.

Para assinar os 20 anos do Photoshop estão previstas várias celebrações de associações de utilizadores, algumas das quais podem ser vistas aqui, emissões especiais na Adobe TV e entrevistas.

Abaixo reproduzimos dois vídeos criados pela Adobe, o primeiro dos quais reúne a equipa de desenvolvimento da versão 1.0, John Knoll, Thomas Knoll, Steve Guttman e Russell Brown, para relembrar a génese do projecto e as funcionalidades que foram sendo adicionadas ao Photoshop.

Numa outra entrevista o executivo da empresa, Kevin Connor, dá a sua visão sobre o impacto que o Photoshop tem na área do design e fotografia mas também em áreas aparentemente insuspeitas, como a medicina.