Todos os que transportam diariamente um computador portátil sabem o que custa "arrastar" estes modelos que nos transformaram em "profissionais móveis", mesmo quando o peso anda na média dos 2 Kg. A somar ao peso real do computador há normalmente toda uma panóplia de acessórios, que vão do carregador de bateria, ao rato e mesmo drive de DVD para os modelos que não as trazem incluídas. Isto já para não contar com outras "ferramentas" como blocos, canetas e apontamentos.

Problemas de postura e de lesões na coluna à parte, todos os principais fabricantes têm vindo a apostar em tecnologia que permite reduzir o tamanho, o peso e a espessura dos computadores. A corrida pelo portátil mais leve e fino tem tido vários "sprinters" que se destacam do pelotão, ganhando uma liderança que é muitas vezes temporária, mas que coloca o recorde sempre alguns pontos acima dos líderes anteriores.

Agora é novamente a vez da Sony. O novo Vaio X, ontem apresentado em Portugal, pesa só 780 gramas e consegue a proeza de apresentar uma espessura de apenas 13.9mm em todos os pontos, ao contrário de alguns equipamentos de outros fabricantes que têm diferentes "larguras" ao longo do chassis.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O ecrã é de apenas 11,1 polegadas, em formato panorâmico e com retroiluminação LED, mas apesar de pequeno, o Vaio X não adopta o formato "envelope" da série P, que com o seu ecrã de 8 polegadas fazia lembrar os antigos modelos Psion, mas em maior, claro.

A fibra de carbono usada no corpo do notebook é um dos responsáveis pelo baixo peso, mas não só. Todos os componentes foram "compactados" para reduzir a espessura e o espaço ocupado, mas sem comprometer o desempenho e as ligações. Só a drive de DVD ficou relegada para “acessório”, uma opção que outros fabricantes também já tinham tomado para extremar a portabilidade.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O disco é um SSD (Solid State Drive) de 128 GBytes e para outras ligações pode ainda contar com duas portas USB, uma ligação Gigabit Ethernet e portas VGA, assim como leitor de Memeory Stick e cartões SD.

Ainda nas ligações o novo Vaio suporta conectividade 3,5 G até 7,2 Mbps, Bluetooth e Wi-Fi nas normas b, g e n (em draft).

[caption]Nome da imagem[/caption]

Por dentro do invólucro, a ligar tudo e a garantir o desempenho que acompanha a elegância, está um processador Intel Atom Z540 a 1.86GHz e 2 GBytes de memória DDR2 SDRAM.

Também relevante é a bateria. A Sony garante que esta pode durar até 16 horas, desde que use uma bateria adicional. Na bateria standard, de polímeros de lítio de 4 células, a duração pode chegar às 8 horas, o que evita ter de transportar o carregador diariamente. Ou talvez não...

[caption]Nome da imagem[/caption]
Como acessórios, opcionais e com pagamento acrescido, a Sony disponibiliza uma bolsa de transporte em pele, uma drive USB DVD externa e um rato wireless, tudo dentro do mesmo design.

A nova coqueluche da Sony vai estar à venda a partir de 22 de Outubro, já com o Windows 7 Professional, como convém. O PVP é de 1.599 euros, o que, para os "standards" da Vaio, nem é assim tão caro...

Nota Da Redacção: Foram corrigidas duas trocas de letras apontadas pelos nossos atentos leitores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.