A imagem é cada vez mais o centro do entretenimento. Não passamos sem os vídeos de animação, procuramos na net os traillers dos filmes que queremos ver, conhecer uma música sem ver um videoclip é muitas vezes só conhecer metade do trabalho e por aí fora.

Em todo este interesse pelas imagens interessa dizer que o "interesse visual" que mais terá crescido nos últimos anos foi mesmo aquele que se refere às nossas imagens. As que tiramos nas férias, em convívio com os amigos, ou em qualquer outra situação. Sim, o advento das máquinas digitais e os desenvolvimentos nos telemóveis permitiram que a foto passasse a ser possível sem limites, como se sabe.

Com tantas imagens de nós e de quem gostamos é normal que os dispositivos que permitem levá-las para qualquer lado também sejam cada vez mais. Pode transportá-las no PC ou nos dispositivos que serviram para as capturar, como o telefone ou a máquina digital, mas também há formas mais elegantes de levar as suas imagens para onde quiser. Hoje mostramos algumas. Apenas alguns exemplos entre centenas de propostas disponíveis no mercado.

Propostas elegantes e acessíveis

Com ecrã de 8,4 polegadas e 128 MB de memória interna, a F8400N-WN da LG dá o pontapé de saída nesta nossa sugestão, como um exemplo de uma moldura de gama média, já com algumas funcionalidades e preocupações ao nível do design. Com suporte para os formatos de imagem JPEG, GIF, BMP, MPEG4 e para cartões CF, SD, MMC, XD, MS e MS-Pro, além da imagem também disponibiliza funções de alarme e calendário. Pode ser adquirida por um valor em torno de 100 euros em vários retalhistas.

[caption]Moldura LG[/caption]

Muita cor

Para quem aprecia mais as propostas coloridas é de recomendar uma vista de olhos às ofertas da Índigo. A fazer lembrar as cores do céu, a empresa disponibiliza uma moldura de 7 polegadas num ecrã LCD TFT de 16:9. Com suporte para cartões de memória de vários formatos SD/MMC/MS e XD e ligação USB 2.0, esta moldura permite ainda a rotação de fotos a 90, 180 e 270 graus.

[caption]Ingo colorido[/caption]

Na Fnac está disponível numa oferta onde se combina com um leitor MP4 com um giga de capacidade, funções de gravação e reprodução de som. Um dispositivo que oferece suporte aos formatos de som MP3 e WMA e aos formatos de imagem JPG, BMP e GIF. Este Star conta ainda com um ecrã de 1,8 polegadas e rádio integrado.

[caption]Ingo Fnac[/caption]

A combinação está disponível por 49,99 euros, mas a gama de produtos coloridos da Ingo é mais vasta e inclui outras propostas animadas, onde têm lugar personagens como Tweety, Hello Kitty ou o Noddy (89 euros na Worten) e várias opções de uma linha com assinatura Agatha Ruiz de La Prada.
Se quiser mais propostas coloridas pode dar um saltinho ao site da Samsung que também comercializa uma linha de molduras coloridas.

Ideias simples, resultados simples

[caption]Coskin-despertador[/caption]

Mas se a ideia da moldura digital é só mesmo uma graça e até nem está disposto a gastar muito no assunto, há opções mesmo muito baratas.
Um exemplo é o despertador/moldura da Coskin. Com um ecrã LCD de 1,4 polegadas, o dispositivo oferece uma memória interna de 1 MB que permite guardar até 60 fotografias e junta à possibilidade de fazer desfilar as suas fotos, a utilidade de também o poder acordar. O PF10.008 da Coskin está disponível na Pixmania por 12,93 euros.

[caption]porta-chaves moldura[/caption]

No mesmo intervalo de preço pode também optar pela versão porta-chaves de uma moldura digital. Consegue transportar aqui as suas 50 fotografias favoritas para conferir ao longo do dia num ecrã LCD de 1,8 polegadas. Sem leitor de cartões e alimentação a pilhas, o diapositivo suporta imagens em JPEG e custa 16 euros, na mesma loja.

Opções elaboradas

Como em tudo na vida há as pechinchas e o topo de gama. Seja qual for o intervalo de preço em que se movimente vai perceber que opções são coisa que não falta, muitas delas apenas distinguíveis no design e no peso da marca que a comercializa.

Fechamos com um exemplo, entre muitos, de uma moldura digital que já representa um investimento significativo, mas que pode justiçar, perante si mesmo ou outros, com o conjunto de funcionalidades adicionais do produto.
A Sony DPF-V1000 de 10 polegadas é uma moldura elegante e que combina com uma decoração moderna de qualquer quarto ou sala. À tradicional função de exibição de fotos de modo dinâmico, a Sony juntou-lhe outras funcionalidades. Além de um giga de espaço para armazenar fotos, cerca de 2.000, a moldura disponibiliza funções de programação e pesquisa avançadas.

Pode funcionar como despertador, relógio ou calendário e oferece botões de acesso directo e telecomando. Ao nível da imagem faz o redimensionamento das fotos transferidas que podem ser retocadas só na moldura, onde também é possível ajustar os modos de contraste e luminosidade. Destaque ainda para um conjunto de funções criativas incluídas e que permitem animar as imagens.

Com saída HDMI e uma resolução de 1024 x 600 pixéis num ecrã TFT, a moldura da Sony pode ser adquirida por 220 euros. O modelo integra a gama Premium da fabricante, que acima desta ainda disponibiliza a gama de luxo com 2 gigas de capacidade.

[caption]Moldura Sony[/caption]