Seja porque um novo ano escolar está arrancar. Seja porque as férias terminaram e com elas há muitas vezes lugar a balanços e retrospectivas, muitos estarão nesta altura a reponderar aspectos e a fazer escolhas. Para aqueles que a reflexão se centra ao nível da escolha de um novo serviço de TV e Internet, que tire partido da fibra óptica deixamos hoje algumas dicas.



Fomos revisitar as ofertas dos operadores, empacotadas em 3 ou mais serviços para uma única mensalidade e descobrimos que desde o início do ano (tínhamos abordado o tema em Fevereiro) há diferenças. Em alguns casos são pouco mais que marketing, noutros, torna de facto a oferta mais interessante, ou no preço, ou na variedade de serviços associados.



Antes de avançarmos para as conclusões interessa dizer que a fibra - que garante uma qualidade de serviço superior à permitida pelo ADSL, que alimenta a maioria das ofertas triple play do mercado, e maior potencial de evolução em termos de largura de banda - é talvez o segmento em que os operadores mais conseguem diversificar ofertas.



Quem consultar as várias propostas percebe rapidamente as diferenças. Por exemplo, enquanto a Vodafone parte de um pacote base de 70 canais, único, ao qual podem ser adicionados aditivos (mais 30 canais por 9,08 euros mensais ou multiplicadas as larguras de banda para 100, 200 ou 300 Mbps), assegurando a proposta mais simplificada do mercado, a PT, através do Meo Fibra, aposta na estratégia oposta. A empresa mantém sete pacotes disponíveis, que acomodam diferentes combinações de canais TV, larguras de banda.



As concorrentes Zon - com uma oferta hibrida de fibra e cabo - e Optimus mantêm quatro e três ofertas, respectivamente. Sendo que a operadora do grupo nortenho Sonae.com é aquela que menos tem mudado a configuração das suas propostas de fibra. Mudanças desde o início do ano só mesmo no leque de serviços oferecido no pacote de topo.

[caption]os preços mais baixos[/caption]

Voltando aos preços, e como se pode ver pelo quadro, a guerra está animada, mas atenção: há grandes promoções que no tempo de vigência são curtas. É o caso da proposta da Vodafone. Numa análise crua dos números é a mais vantajosa, mas o preço anunciado só se mantém por três meses. Cabe ao utilizador perceber se dentro dos parâmetros que definiu (largura de banda, ofertas na instalação,. Tráfego, etc), as restantes propostas da operadora, associadas a cada oferta, se mantêm interessantes, terminados os descontos. Outro factor de diferenciação que pode ter mais ou menos importância, consoante se façam mais ou menos chamadas telefónicas, é a ofertas das chamadas na rede fixa, que não é válida em todas as propostas mais baratas.



Já para quem procura o melhor da fibra e as ofertas de topo do mercado, escusado será dizer que o preço tem de passar para segundo plano, já que as propostas a este nível continuam caras, embora os últimos meses tenham trazido algumas descidas significativas de preços.



As ofertas mais atractivas em termos de preços voltam a sê-lo apenas temporariamente e, atenção, que os períodos de vigência das promoções são sempre inferiores ao tempo previsto nos contratos de fidelização que o utilizador quase sempre assina quando subscreve um novo pacote triple play.



Por exemplo, no caso do Meo 200 Mb, se a proposta inicial aponta uma mensalidade de 52,99 euros, em Janeiro do próximo ano esse valor aumenta para 99,99 euros e ao fim de 12 meses de contrato - o período de fidelização é de 24 meses - volta a subir, para 104,99 euros.



A outra questão a ter em conta é que as ofertas publicitadas têm ainda uma abrangência geográfica limitada, pelo que qualquer decisão tem ser precedida de informação do operador sobre cobertura. Em quase todas as páginas online oficiais pode verificar cobertura.

[caption]preços fibra[/caption]

Nas ofertas que o quadro acima descreve importa ainda sublinhar que a Optimus concentra no seu pacote de topo as únicas novidades da sua oferta nos últimos meses. A operadora oferece a estes clientes acesso gratuito ao videoclube; os primeiros 12 meses de aluguer de uma TV Box DVR e 50 por cento de desconto nas chamadas para uma rede móvel à escolha, 24 horas por dia.



O Meo, por seu lado, oferece aos clientes Internet móvel gratuita até 100 MB mensais (em todos os pacotes). Esta oferta é uma novidades recentes do portefólio, assim como o pacote que eleva o tecto de largura de banda para os 200 Mbps, ou a oferta de 7,5 euros mensais para gastar no videoclube, que agora integra o pacote Total 20 CinePlus (100 canais de TV + Internet a 20 Mb e chamadas ilimitadas).



A Zon, por seu lado, aproveitou os últimos meses para aumentar o número de canais de TV do seu pacote de topo e reduzir preços. O Zon Fibra 200 custava 99,99 euros em Fevereiro.



No Meo também é nova a categoria de débito de 200 Mb e hoje o pacote é mais barato que a proposta de topo (100 Mb) no início do ano, quando custava 64,90 euros. Na Vodafone é tudo novo, já que a oferta de fibra só foi lançada mais recentemente.



Mais informação útil é o facto de todos os operadores fazerem algumas ofertas a incentivar a adesão aos seus novos serviços. A Optimus é que a actualmente reúne um maior leque de atractivos deste género. Só para referir alguns, oferece a taxa de activação, instalação do serviço, portabilidade, acesso livre a todos os canais da grelha no primeiro mês e dois filmes gratuitos por mês no videoclube, durante os 4 primeiros meses de adesão, entre outros.



O MEO oferece instalação e activação gratuitas do serviço, enquanto a Vodafone também dá a instalação, oferece o aluguer do router WiFi e 50 euros para incentivar a activação de canais Premium. As ofertas promocionais da Zon passam pela activação, kit Wireless, Zon Hub e telefone.


Nota de Redacção: A montra foi actualizada para passar a considerar um desconto do Optimus Clix Fibra, que durante os três primeiros meses de adesão ao serviço desce a mensalidade em 10 euros. Passou também a referir um segundo aumento no pacote Meo Fibra 200 Mb, durante o período de vigência do contrato de fidelização, que não estava assinalado.