Excentricidade talvez seja a palavra certa, mas não é condição essencial. O critério que preside à escolha dos equipamentos sugeridos hoje não é tanto a estranheza dos dispositivos, mas antes a capacidade que estes têm de denunciar o grau de geekiness do seu utilizador.

São produtos que encontrámos durante alguns dos nossos périplos pelas lojas de gadgets online e que se destacam por encaixarem perfeitamente naquela categoria de presentes que gostaríamos de ter à mão por alturas de natal ou aniversário… dos nossos cromos "informáticos" preferidos. E o mundo cibernético é tão generoso na oferta de itens capazes fazer um geek feliz...

De roupa "especializada", para quem não quer correr riscos com o iPod, a aspiradores de teclado, que asseguram um certo grau de higiene mesmo quando não se sai da frente ecrã nem para comer, ou brinquedos tão "techie" que mais ninguém lá em casa vai saber usar, a montra promete.

[caption]aspirador de teclados[/caption]

Quem nunca comeu uma bolacha em frente ao computador que atire a primeira pedra. Pois… e também reconhecemos que os adeptos da vida digital passam mais tempo colados ao ecrã, pelo que sobe vertiginosamente a probabilidade de o teclado se transformar facilmente num acessório pouco recomendável do ponto de vista da higiene, correcto?

Se é este o problema daquele geek que tem lá em casa, fique a conhecer a solução que salvou a vida a pais e amigos obrigados a usar o mesmo computador.

Chamam-se Henry e Hetty - não vá o destinatário ter preferências de género - e prometem erradicar quaisquer resquícios de migalhas e afins. Em troca é necessária apenas alguma destreza, já que "o poder se sucção do Henry é convincente", lê-se na descrição destes mini-electrodomésticos, que custam 17,99 euros cada, aqui.

[caption]Henry e Hetty[/caption]

Assegurada a limpeza do espaço, passamos àqueles brinquedos capazes de transformar uma singela secretária num espaço de completo regozijo para qualquer geek que se preze. Sem querer desmerecer as muitas propostas que por aí pululam destacamos dois "brinquedos" que se encontram disponíveis numa loja online portuguesa que usámos como referência nos preços apresentados também noutros artigos, a Ingeniu.

[caption]Tux Droid 2.0[/caption]

Se ter um robô só para si já será motivo de contentamento para muitos, imagine um que possa programar e usar para aceder ao email, actualizar o estado nas redes sociais, fazer chamadas VoIP ou ler-lhe os Feeds RSS.

Conheça o Tux Droid 2.0, o "Pinguim Robot Inteligente", um robô pessoal, que se liga ao computador e à Internet, sem fios, e ajuda o utilizador nas tarefas diárias da vida digital. Para além das funcionalidades já incluídas, que podem ser consultadas aqui, o Tux Droid pode ainda ser personalizado por cada utilizador através de software gratuito disponibilizado online.

A ligação entre o pinguim e o computador é feita através de um receptor USB (em forma de peixe) que assegura a comunicação sem fios, podendo o robô ser colocado a até 15 ou 20 metros do computador sem perder o acesso aos conteúdos. No referido site, o Tux Droid é vendido a 129,81 euros, que já incluem o envio do equipamento.

Se a ideia da ligação à rede lhe agrada, mas animais que acasalam para a vida não o convencem, existem alternativas. Nomeadamente os coelhos.

[caption]Nabaztag[/caption]

Nabaztag é um coelho que "um dia engoliu uma placa WiFi e ligou-se à Internet", segundo reza a história. Essa "fatalidade" permite-lhe dispor agora de múltiplas capacidades, podendo ser usado como um despertador, que lê as mensagens de email, avisa sobre o estado do tempo, do trânsito, ou lê as últimas notícias online, por exemplo.

Para além das potencialidades para o seu utilizador, o coelho tem necessidades próprias, como a de relaxar fazendo Tai-chi ou encontrar um companheiro da própria espécie. Entre as novidades da última edição do Nabaztag contam-se as mensagens em português e a possibilidade ser ligado às colunas de casa. O preço é 111,01 euros (com despesas de envio já incluídas).

Alimentado o intelecto, seguem-se os acessórios de moda. Dizem os especialistas na matéria, que um relógio não é um simples dispositivo destinado a ver as horas, é também um objecto de estilo. Se esse for, de facto, o caso, a proposta que se segue promete terabytes do dito.

[caption]Ovo relógio binário[/caption]

Sim, é um relógio de pulso binário. Prometemos que se não for para o seu geek não será de mais ninguém. Até porque, convenhamos, quem mais teria paciência para fazer as contas de cada vez que quer saber as horas?

Como se isto não fosse já suficientemente impressionante, este "must" está disponível em dois modelos, um "normal" (dentro da medida do possível) e outro "slim", que, como o nome indica, é mais fino e se apresenta como uma alternativa capaz de convencer as meninas. Custa 29,98 euros.

Ainda na mesma "categoria", vale a pena mencionar um artigo a pensar nos utilizadores particularmente preocupados com os seus preciosos iPhones e iPod Touch… e com os seus dados em geral. Aqui estão as calças de ganga a que os blogs especializados têm chamado carinhosamente "jeans for geeks".

[caption]wtfJeans homem[/caption]

São fabricadas na Europa e comercializadas pela WTFJeans e… têm bolsos forrados a microfibra, que protegem o iPod e limpam o equipamento quando este é introduzido ou removido. Mas não é tudo. Existe também um bolso especial para "esconder e guardar em segurança" os dispositivos de memória USB.

[caption]wtfJeans mulher[/caption]

Com preços a partir de 109 euros, são fabricadas para homem e mulher, embora o site informe que se encontra esgotada a versão feminina…

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.