A tecnologia não serve só para criar produtos úteis e destinados a facilitar o seu dia-a-dia. Por vezes (muitas vezes) é usada para criar objectos que servem propósitos tão comuns como o entretenimento, a ostentação… ou simplesmente o desejo de irritar os outros.

É disso que falamos hoje, de artigos que primam pela dose de idiotice e pela sua capacidade de impressionar. Estamos de acordo quando afirmamos ser garantido que ninguém ficará indiferente à passagem de um frigorífico portátil para melancias, correcto?

Critérios como a funcionalidade, utilidade ou mesmo usabilidade devem ser enterrados num baú muito fundo antes de começar a ler as propostas que seleccionámos para si: este é um artigo que exige espírito aberto. No mínimo.

Outro dos requisitos poderá ser alguma vontade de "abrir os cordões à bolsa", já que nem todos os artigos saem propriamente baratos para uma piadinha ou simples vontade de dar à casa um ar mais excêntrico - também nem todos os produtos mostrados se encontram à venda. Feitos os avisos, passemos ao que interessa… ou não.

[caption]Covert Cliver - Mini Remote[/caption]

E já que falámos em objectos com uma capacidade acima do normal de levar os outros à loucura, aqui está o "Covert Cliver - Mini Remote". Apesar do seu ar aparentemente inocente, estamos perante uma poderosa máquina capaz de semear o ódio entre dezenas de pessoas com um simples clique.

Segundo garantem os distribuidores, este pequeno comando universal funciona em qualquer aparelho de televisão - mesmo aqueles que transmitem jogos do Benfica em cafés espalhados por este nosso Portugal. Extracções de números do Euromilhões, concursos de Miss(es), festivais Eurovisão da Canção, o que não lhe há-de faltar são ocasiões para dar uso ao dispositivo, que pode ser adquirido pela módica quantia de 8,99 dólares.

[caption]Fart Machine[/caption]

Se a ideia é semear o pânico e a desconfiança, existe outro item ao qual gostaríamos de apresentá-lo… embora ainda não saibamos muito bem como. A verdade é que se torna algo embaraçoso trazer o assunto à conversa, mas sim: isto é uma máquina de simular "puns".

Não percebemos o que leva alguém a criar um artigo do género, mas se o critério é dar nas vistas e ser idiota, este teria de ser incluído na lista. Este bestsellervai na segunda edição e custa 24,90 euros.

[caption]Lança Misseis[/caption]

Ainda no âmbito das invenções destinadas a perturbar colegas de trabalho, familiares e afins, há outro artigo que, para além de ajudar a decorar uma secretária, promete ser um óptimo substituto das zarabatanas com bolinhas de papel mastigado (todos andámos na escola, ou não?).

Sim, isto é um lança-mísseis. Sim, é vocacionado para ser usado durante o trabalho, senão por que razão teria uma ligação USB e seria controlado através do computador? Apesar de ser mais higiénico que o tradicional meio de chatear os colegas, a brincadeira também sai um bocadinho mais cara: 99,90 dólares.

[caption]Carregador com relva[/caption]

Se esta sugestão não convence mas ainda assim procura qualquer coisa para dar um "toque" diferente à sua secretária, porque não trazer alguma frescura ao local optando por uma caixa de relva verdinha… que também carrega telemóveis.

Dois argumentos para convencer potenciais envolvidos na decisão (que importa despender 24,99 dólares) com pouca vontade de compreender uma necessidade tão legítima: 1) os carregadores tradicionais são desprovidos de cor e de charme, 2) a caixa permite carregar vários telefones numa só ficha.

Sem sair do tema da decoração, preparamo-nos agora para mostrar algo destinado a quem tenha mesmo muita necessidade de dar nas vistas. E pouco medo de ser gozado pelas visitas. É difícil caracterizar o acessório, mas podemos descrevê-lo como uma luz para torneiras (?). O melhor é ver por si.

[caption]Luz para torneiras[/caption]

Os feixes de luz alternam entre o azul e o vermelho consoante a temperatura da água, estando a segunda reservada para situações em que esta se encontra acima dos 32º. Diz o site que o acessório pode ser usado como um bom termómetros ou apenas como forma de trazer algo "fora do normal mas com classe para a sua casa". Preparada para auto-instalação, a luz para torneiras custa 19,99 euros.

Ainda com iluminação em mente, mas aplicada a outro contexto, passamos directamente para um dispositivo pensado para facilitar (ou não) a comunicação entre condutores de automóveis. O pequeno ecrã é fixado num vidro do carro e permite "passar" cinco tipos de mensagens sem ter sequer de abrir a boca. Basta premir o botão correspondente à mensagem pretendida e o comando emite um sinal recebido pelo pequeno ecrã, sem necessidade de fios. Deixar de gritar impropérios pelo vidro, pode custar-lhe 43,90 euros.

[caption]LED[/caption]

[caption]Isqueiro e câmara[/caption]

Se ainda assim, quando sair do carro o esperarem dissabores, pode sempre puxar de um cigarro, tirar este isqueiro do bolso e gravar a acesa discussão para mais tarde recordar. Não fez sentido, pois não?

Pronto, admitindo que fuma, o artigo em questão permite, de facto, acender um cigarro - senão também pode ser usado para queimar outro tipo de coisas - mas a particularidade principal reside na câmara HD escondida no seu interior, naquilo que os distribuidores classificam como uma proposta que concilia o James Bond e o James Dean dentro de nós.

A vertente de agente secreto encontra-se, não obstante, limitada aos 4GB de memória do dispositivo e as imagens a uma resolução de até 1280x960. Ter assim tanta "pinta" (?) vai custar-lhe pelo menos 69,99 dólares.

Continuando no campo do insólito e potencialmente inútil, apresentamos aquele que será provavelmente o ex-líbris da categoria. Falamos de um frigorífico portátil para melancias (seja lá isso o que for).

[caption]Frigorifico para melancias[/caption]

Se, como dizem, uma imagem vale mais que mil palavras, resta-nos apenas acrescentar, que o aparelho é comercializado por cerca de 230 dólares, no Japão.

[caption]Relógio de palmas[/caption]

Agora uma proposta mais razoável, e provavelmente um dos mais susceptíveis de serem utilizados pelo comum dos mortais da lista de hoje, mas sem deixar de suscitar em nós uma certa dose de estranheza. Trata-se de relógio sob a forma de cubo de madeira que promete ajudar aqueles que têm dificuldade em dormir com a luz emitida pelos relógios digitais.

Esta alternativa aos relógios tradicionais liga-se e desliga-se com um simples bater de palmas, que fazem aparecer e desaparecer "as horas" da superfície do cubo e também funciona como despertador. Está à venda online por 24,99 dólares.

E, por fim, um artigo que poderá interessar-lhe ter à mão já na próxima segunda-feira (mesmo que tal não seja, na realidade, possível). Lembra-se daquelas máscaras, habitualmente distribuídas em aviões, que ajudam a tapar a luz e a proporcionar umas horas de sono mais descansado? Já pensou na hipótese de levar uma consigo e aproveitar aqueles 30 minutos no comboio para prolongar a noite de sono "só mais um bocadinho"? Exacto, existe o risco de, uma vez que tem os olhos tapados e se encontra em sono profundo (imaginar não custa, ok?), deixar passar a estação onde deveria sair. Foi a pensar nisso que um japonês, conhecido como Pyocotan, inventou isto:

[caption]Máscara para dormir[/caption]

Chama-se "Noriko-san" e tira partido da tecnologia e da boa vontade dos restantes passageiros, apresentando a indicação da estação na qual o utilizador pretende ser acordado para abandonar o comboio. Feliz ou infelizmente, não existe ainda qualquer indicação de que o produto se encontre à venda.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.