Quem tem câmara fotográfica digital e telemóvel com câmara há alguns anos sabe que é fácil acumular milhares de imagens, que depois se arquivam com mais ou menos cuidado e paciência em pastas do computador às quais ninguém dá grande atenção. Mas, há que reconhecer que por muito que esta seja uma solução confortável e até económica, há algumas imagens que merecem passar ao papel.

As férias, os primeiros passos dos filhos, as tropelias dos animais de estimação ou outras ocasiões especiais devem ser impressas e guardadas em álbuns para mostrar a avós, tios e amigos, ou para colocar em molduras e distribuir pela casa.

Não faltam os serviços de impressão para fazer esta tarefa, online e offline, e até já referimos vários aqui no TeK, mas se quiser criar o seu estúdio de impressão em casa pode adquirir por pouco mais de uma centena de euros uma impressora que satisfaz as necessidades de qualquer fotógrafo. Claro que depois é preciso somar o custo do papel e dos tinteiros, mas esta solução ganha pelo menos pela imediaticidade...

Veja aqui algumas das opções no mercado, mas tome nota dos diferentes sistemas de impressão que podem flexibilizar ou encarecer o custo final das fotos.

Brother multifuncional fotográfica
Concebida para o formato típico de fotografias 10x15, a Brother DCP-585CW é uma impressora de jacto de tinta sem grandes pretensões face a outros modelos da concorrência para além da junção de tarefas típicas de multifunções, como a digitalização e a cópia.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A dispensa de utilização de um computador para retoques básicos nas imagens e a própria impressão dá-lhe maior flexibilidade, gerida através do ecrã LCD de 3,3 polegadas. A rapidez é também uma das suas bandeiras, com a impressão em apenas 30 segundos.

Como vantagens adicionais conte ainda com a separação dos tinteiros de cores, que facilita a substituição de apenas um cartucho quando uma das cores se esgota, e uma garantia que agora se estende a três anos.

O preço recomendado de venda a público é de 134,4 euros.

Canon SELPHY em dois novos modelos
A linha de impressoras compactas de impressão directa da Canon tem dois novos modelos que alargam elegantemente a gama e mantêm vantagens já defendidas anteriormente, como a facilidade de impressão e a transportabilidade.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A SELPHY ES3 é o modelo mais completo, embora no mesmo design vertical onde nem falta uma pega e o LCD mais generoso de 3,5 polegadas para edição e optimização de imagens. A memória interna de 1 GByte facilita a vida a quem quer guardar algumas imagens na própria impressora, por muito estranho que o conceito pareça a quem tem uma máquina fotográfica com espaço para centenas de imagens e um computador por perto.

Estão previstos vários sistemas de impressão directa, sem computador, ligando a máquina fotográfica digital ou a câmara de vídeo através do PictBridge ou lendo os cartões de memória na impressora. Mesmo as imagens do telemóvel podem ser transferidas para a impressora através de um adaptador Bluetooth adicional.

O preço da ES3 é de cerca de 200 €.

O modelo SELPHY ES30 parte das mesmas características de pacotes de impressão de 50 ou 20 folhas e consumíveis e a opção de impressão criativa mas tem um ecrã LCD mais pequeno e não possui memória interna para guardar as imagens. Custa cerca de 150 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Os dois modelos têm uma opção de Impressão Criativa que dá a possibilidade de personalizar as fotos de forma rápida, com efeitos de filtro, molduras ou adição de balões de BD.

As cassetes de tinta e papel integrado, com um máximo de 50 folhas, ajudam os utilizadores que não querem preocupar-se com a aquisição separadas dos consumíveis e tornam a substituição mais fácil, mas não mais económica. Para além das cores normais pode ainda usar o dourado e prateado para efeitos especiais.

Epson a duplicar

A PictureMate PM240 da Epson é já quase um "clássico" mas merece a menção, apesar de já ter feito parte de outras montras do TeK. Esta impressora tem o mesmo conceito de portabilidade e de formato compacto que a Canon SHELPHY, mas há que admitir que o seu formato cúbico não é tão elegante e funcional.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A integração dos consumíveis numa única unidade, juntando papel e tinteiro, facilita igualmente a utilização e tira algumas eventuais dores de cabeça e utilizadores menos experientes na substituição de cartuchos, embora induza, como já referimos a eventuais desperdícios de tinta.

As impressões limitam-se ao tradicional formato de 10x15 cm e conte igualmente com a dispensa de ligação do PC e funcionalidades de edição básica de imagens a partir do ecrã LCD.

A PictureMate PM240 está à venda por um preço semelhante a outros modelos equivalentes, sendo o valor recomendado pelo fabricante próximo dos 200 euros mas podendo ser encontrada em lojas por cerca de 160 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Da linha de desenvolvimento da Epson sai também a mais flexível Epson Stylus Photo R285, com o preço recomendado mais baixo de todas as impressoras aqui referidas. O valor situa-se nos 90 euros mas será possível encontrá-la em condições mais económicas.

Usando tecnologia de jacto de tinta, a Epson Stylus Photo R285 tira partido de tinteiros individuais para optimizar a gestão de cores, em seis cartuchos diferentes.

Para além das fotografias a este modelo posiciona-se também como companheiro ideal para quem tem uma "fábrica" de CDs e DVDs, que pode imprimir capas personalizadas para as suas colecções. Legais, claro...

HP mais rápida e XL
Da longa linha de modelos da HP destacamos apenas duas impressoras de qualidade fotográfica, a HP Photosmart A532 e a B8550 que se diferenciam pela rapidez e pela dimensão XXL das imagens impressas.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Sem ser totalmente portátil a HP Photosmart A532 alinha pelos modelos mais compactos, também no preço, custando 109 euros, valor recomendado pela fabricante. A rapidez de impressão é de 27 segundos por fotografia, o que a coloca na linha da frentes dos modelos mais velozes.

Já o ecrã LCD para edição de imagens é pequeno, com 2,7 polegadas, mas permite igualmente o acesso às principais funções, mas a flexibilidade em impressão de formatos de fotografias é maior, estando disponível o formato de 10x15 cm mas também o de 13x18 cm.

Pode contar também com a impressão directa a partir do cartão de memória da câmara fotográfica oi do telefone e até com a ligação por Bluetooth, se adquirir o componente adicional.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Mais generosa no formato, a HP Photosmart B8550 pode estender a dimensão das imagens ao formato A3+, sem discriminar o tradicional 10x15 cm e os tamanhos intermédios habituais numa versatilidade que é acompanhada em tabuleiros que facilitam a adopção de diferentes modelos.

As cores são separadas em quatro tinteiros diferentes e um tinteiro preto, que lhe conferem a flexibilidade de poder ser usada como impressora para os trabalhos de casa das crianças ou os documentos profissionais da família.

A velocidade é também de louvar, com 33 páginas impressas por minuto a preto e 31 ppm a cores, mas note que todos estes alargamentos se estendem ao preço, que mais do que triplica para os 389 euros.

Impressão com cunho Sony

O novo modelo das impressoras fotográficas da Sony, DPP-FP97, casa perfeitamente com as máquinas da marca, mas também se adapta a outros equipamentos. As características são partilhadas com outros modelos aqui referidos, como o formato compacto, a dispensa de uso de PC e a possibilidade de ajustes através do ecrã LCD, que tem 3,5 polegadas.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Integrada no pacote está ainda a função de impressão criativa, com modelos fáceis de usar para fotografias originais, fotos tipo passe, molduras, álbuns e até calendários.

A Sony DPP-FP97 tem também uma memória interna de 20 MBytes para guardar até 50 imagens de 2 Megapixels. Este "arquivo pode ser explorado depois com a ligação HDMI ao televisor para visualização das fotos ai guardadas que pode exibir em alta qualidade.

Depois do modelo escolhido é pôr mãos à obra e começar a seleccionar as melhores imagens para imprimir. Mas não abuse ou depois terá o problema de arquivo em papel...

Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com a informação do tamanho das fotos que podem ser guardadas nos 20 MBytes de memória da impressora Sony DPP-FP97, na sequência de um comentário de um leitor que nos alertou para a necessidade de clarificar a frase para evitar más interpretações...