Os rumores valem o que valem. É que nem se sabe se o próximo telemóvel da Apple vai de facto ter a designação de iPhone 6 ou até mesmo a designação iPhone – em fevereiro surgiu um relato de que o smartphone da marca da maçã podia mudar de designação.
Mas também é verdade que nos últimos anos a taxa de confirmação de rumores – sejam eles do iPhone ou não – tem sido bastante alta, pelo que não se deve passar de forma completamente indiferente por estas informações.
De todos o smartphone da Apple é aquele que consegue gerar um maior interesse por antecipação, tanto pela cultura de secretismo da empresa, como pelo facto de ser um dos smartphones que continua a definir o caminho da inovação e do design no sector.
O que o TeK apresenta a seguir é um resumo dos vários rumores do próximo iPhone que têm surgido na imprensa de todo o mundo.
O próximo iPhone fica disponível em agosto
A tradição diz que o smartphone da Apple é apresentado entre setembro e outubro, mas o mais recente rumor sobre o equipamento diz que este ano será apresentado e possivelmente comercializado em agosto.
De acordo com a Reuters, a Apple quer evitar um ciclo de quebra de venda que existe após todos os verões, à espera do novo equipamento.
Vem com um ecrã de 4,7 polegadas
O iPhone vai crescer de tamanho. Esta parece ser a crença mais comum entre a imprensa especializada. São vários os relatos de diferentes órgãos de comunicação que dizem que a Apple vai estrear um novo form factor, dois anos apenas depois de o iPhone ter crescido para as quatro polegadas de ecrã.
O novo iPhone terá supostamente um ecrã com 1.334x750 píxeis de resolução, mantendo-se fiel à designação de Retina Display.
Uma outra informação fresca dá conta que até o botão de energia vai mudar de posição, para a lateral, com o objetivo de responder melhor à utilização dos utilizadores apenas com uma mão.
No julgamento que opôs a tecnológica de Cupertino à Samsung, ficou-se a saber que em 2013 os executivos da Apple consideravam não ter um produto que o mercado queria – low cost e acima das quatro polegadas de tamanho.
E será seguido por outro iPhone maior
Tal como aconteceu no ano passado, a Apple poderá apresentar um segundo dispositivo móvel, ainda maior, em setembro. Este novo equipamento terá um ecrã de 5,5 polegadas.
Não é certo se será de facto um iPhone ou uma evolução do iPod, destinada exclusivamente ao consumo de conteúdos multimédia e Web.
O iPhone pode ficar mais caro
O telemóvel da marca da maçã joga no campeonato dos dispositivos móveis premium e high end – é também por isso dos equipamentos mais caros no mercado. Mas devido à grande evolução que aparentemente o equipamento vai conhecer, a Apple pode aumentar o preço de venda ao público.
Um ecrã maior, implica uma bateria maior e por aí fora.. tudo tem um custo, como se sabe. Resta saber se caso esta informação se confirme, se o preço superior justifica as novidades apregoadas.
Mais resistência com o vidro safira
Há muito que se tem falado na possibilidade de o novo iPhone vir equipado com vidro safira e não com Gorilla Glass tal como tem acontecido até aqui. O vidro safira consegue ser extremamente resistente, além do termo “safira” permitir uma melhor exploração ao nível de marketing para um equipamento topo de gama.
Um Siri melhorado
O assistente de voz do iOS virá melhorado, com novas funcionalidades e terá uma maior integração com a aplicação Apple Maps. Este parece ser um dos pontos fortes a ser explorado, tal como o alerta sobre tráfego automóvel em determinadas vias.
Com a chegada do CarPlay, uma versão transformista do iOS para carros que suportam a tecnologia, é previsível que a Apple tanto aposto no serviço de georreferenciação como no assistente de voz.
Aplicação Fitness
A grande nova aplicação da próxima versão do iOS vai-se chamar, alegadamente, Healthbook. O software vai funcionar como um diário de alguns parâmetros de saúdo do utilizador, tal como número de quilómetros caminhados num dia, nível de oxigénio, nível de glicose, tensão arterial e número de batimentos cardíacos.
A aplicação vai “beber” os dados possivelmente através de novos sensores – que podem ser incorporados nos auscultadores – e através do também muito falado relógio inteligente da Apple.
Câmara melhorada
Estes parecem ser mais desejos do que rumores propriamente ditos. À medida que a concorrência vai avançando com novos sensores para telemóveis que são capazes de produzir imagens de 50, 41, 21 e 16 megapíxeis, o iPhone mantém-se nos oito megapíxeis.
Os números não são tudo e o tamanho do sensor é a chave para a resposta. Diz-se também que a Apple vai apostar num sistema ótico estabilizador de imagem para melhorar os resultados finais de fotografias e vídeos captados.
Conceito iPhone 6
Este é um rumor que tem tanta validade como os outros, mas que foi pensado com um nível de detalhe e pormenor maior.
O TeK já tinha dado a conhecer o projeto quando ele foi revelado, mas vale a pena voltar a “puxar” a criação de um entusiasta e que tem sido apelidada como uma das melhores recriações daquilo que o iPhone pode vir a ser.
Os vários rumores foram compilados tendo por base informações do CNet, Tom's Hardware, TechnoBuffalo e MacRumors.
–
Resumindo: o mundo pode estar perante a maior revolução alguma vez feita ao nível do iPhone, um telemóvel quer se goste quer não, veio alterar por completo o paradigma das comunicações móveis.
Por este motivo, isto é, pela grande probabilidade que existe de o iPhone se metamorfosear, o apetite por rumores e pelo telemóvel da Apple cresce em proporções semelhantes.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Reader é uma app com IA para ler em voz alta de forma natural -
Site do dia
Website "7 Minutes in Hell" propõe treinos HIIT para quem gosta de sofrer (literalmente) -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários