(Corrigida) Encontrar o ecrã certo para a sua casa nem sempre é tarefa fácil. Seja pelas dimensões do equipamento ou pelo preço do mesmo, a escolha pode ser complicada.

Vamos tentar dar-lhe uma ajuda. Estipulamos um tamanho para os dispositivos, um preço acessível às bolsas apaixonadas por LCDs e encontramos algumas das melhores opções para si. Prepare-se para conhecer alguns dos ecrãs de 40 polegadas mais económicos no mercado.

Samsung

A Samsung tem diversos modelos que preenchem os requisitos traçados pelo TeK. O LCD LE40A330 é um dos exemplos. Por um preço que ronda os 550 euros nas lojas da Pixmania, este equipamento inclui duas ligações HDMI, resolução de 1366 x 768 e um contraste dinâmico de 7500:1.O LCD LE40A330 tem um tempo de resposta de 6ms, colunas de som integradas com uma potência combinada de 20 Watts e tecnologia de som SRS TruSurround XT.

No que toca a entradas, este LCD possui uma ligação de vídeo composta e outra de vídeo componente, uma para PC, entrada de antena e tomada SCART.

Os menus estão disponíveis em 20 idiomas, incluindo em português.

Outro exemplo da Samsung que se enquadra nos nossos padrões é o LCD LE40A456. Este equipamento custa praticamente o mesmo do modelo anterior e oferece-lhe apenas algumas vantagens extra.A nível de ligações o LE40A456 inclui três ligações HDMI, duas entradas SCART e uma VGA. Permite a ligação em simultâneo a um leitor Blu-Ray e um gravador DVD e pode ainda ser utilizado como monitor do seu computador.

A taxa de contraste do equipamento é de 10 000:1 e a resolução de 1366 x 768. Além disso, tem uma potência de 20 Watts, inclui o sistema SRS TruSurround e integra a tecnologia de redução de ruído Digital Natural Image engine (DNIe).

Sony

Relativamente aos produtos oferecidos pela marca japonesa, escolhemos dois exemplos de ecrãs com 100 cm que lhe permitem encher a sala com qualidade: o Bravia KDL-40W4000 e o Bravia KDL-40V4000E.

O primeiro é dotado da tecnologia Bravia Engine 2 e possui uma imagem clara e nítida em HD de 1080p. O ecrã permite-lhe tornar-se numa enorme muldura digital graças ao modo Personal Image e ao leque de ligações possíveis: três entradas HDMI, duas SCART e uma porta USB 2.0.

O destaque vai para o suporte do seu disco rígido externo, pen de memória ou leitor de DVD.

Com o sintonizador digital e uma slot PCMCIA para aceder a ainda mais canais digitais, o televisor KDL-40W4000 pode ser adquirido por pouco menos de 900 euros na Pixmania.

Já o Bravia LCD KDL-40V4000E alia ao Engine 2 à norma Full HD e a um contraste de 33 000:1.

Possui ainda um sistema de regulação automática da luminosidade de imagem, em função da luz ambiente, e permite limitar o consumo de energia do televisor.

O LCD KDL-40V4000E inclui duas colunas de 10 Watts, tecnologia BBE Viva Digital e Virtual Dolby Surround e permite o controlo, a partir do televisor, de todos os elementos áudio e vídeo ligados a ele graças à função Bravia Sync. O preço deste artigo está igualmente perto dos 900 euros.

Ambos suportam TDT.

LG

Dentro da oferta da LG "esticámos" um pouco mais os tamanhos e fomos até às 42 polegadas.

O primeiro modelo, o 42LG3000, é um ecrã com contraste 15000:1 e resolução 1366 x 768. A nível de áudio possui a tecnologia SRS TruSurround XT, que se alia às duas colunas de 10 watts do equipamento.

Compatível com HDTV, o LG3000 custa perto de 600 euros nas lojas da especialidade.

Já o 42LG5000 destaca-se do modelo anterior por possuir uma resolução de 1920 x 1080, contraste de 50000:1, mais opções a nível de sistemas vídeo e de recepção de sinal. O preço deste artigo sobe até perto dos 700 euros.

Estes são alguns dos modelos que o TeK seleccionou para lhe apresentar hoje. Lembre-se que os preços dos LCDs podem variar consoante a loja que procurar.

Nota de Redacção: Um erro na publicação das imagens levou a que fosse colocada, de forma errada, uma fotografia de um LCD que não correspondia ao mencionado no artigo. A situação foi corrigida. Já os modelos da LG foram substituídos por ecrãs LCD uma vez que, erradamente, foram referidos dois plasmas. As referências ao suporte à TDT foram retiradas nos casos em que não se apresenta compatibilidade com a norma adoptada em Portugal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.