A linha de portáteis mais profissionais da Apple acaba de ser actualizada com modelos para diferentes necessidades de dimensão e performance garantida pelos novos processadores Intel Core i5 e i7. A placa gráfica da NVIDIA e o processador Intel HD Graphics alternam para melhorar a performance das imagens e vídeos exibidas no ecrã.

A performance e a qualidade gráfica são dois dos principais argumentos que a empresa usa para promover os novos modelos, mas a eficiência energética é também uma das pedras de toque, com baterias com duração que pode chegar às 10 horas, resultando num dia de trabalho (!) virtualmente sem recorrer ao carregador e à tomada eléctrica.

[caption]bateria[/caption]

O modelo com melhor performance de bateria é o MacBook Pro de 13 polegadas, que pode durar até 10 horas, enquanto os modelos de 15 e 17 polegadas se limitam a 8 ou 9 horas sem voltar à ligação à tomada.

O design continua a apostar no chassis unibody, feito numa só peça, que ainda não perdeu o aspecto impressionante mesmo mais de um ano depois do lançamento do primeiro modelo, e os ecrãs continuam a ser LED com retroiluminação, variando a resolução conforme a dimensão.

[caption]familia[/caption]

O MacBook Pro de 13 polegadas é aliás um dos mais interessantes da nova linha, com dois modelos de disco e processador diferentes. O chassis é semelhante, diferenciando-se no tamanho, mas por dentro a diferença em relação aos outros equipamentos agora apresentados sente-se no processador, que é ainda um Core 2 Duo, a 2,4 ou 2,66 GHz, e na placa gráfica, uma NVIDIA GeForce 320 que a Apple garante oferecer gráficos 80% mais rápidos.
[caption]13 polegadas[/caption]

Os discos também variam entre os 250 GB e os 320 GBytes, ajudando a justificar uma diferença de 350 euros no preço entre o modelo mais barato, que custa 1.149 euros, e o mais caro, que pode ser comprado a 1.499 euros.

Os processadores Core i5 e i7 da Intel marcam presença nos modelos de 15 e 17 polegadas, que a Apple afirma serem até 50% mais rápidos do que os MacBook Pro antigos. O controlador de memória, a cache L3 e a tecnologia Hyper-Threading fazem a magia, acelerando a velocidade de processamento dos dados.

[caption]17 polegadas[/caption]
Para aplicações de gráficos intensivos e processamento de imagens e vídeos a combinação dos dois processadores gráficos, a placa NVIDIA GeForce GT 330M e o Intel HD Graphics, prometem fazer a diferença aos olhos dos utilizadores, sem que seja notada a comutação automática entre os dois sistemas.

Nas duas dimensões de ecrã há várias opções a considerar. No modelo de 15 polegadas as diferentes velocidades de processador – entre os 2,4 GHz e 3,53 Core i5 e os 2,66 GHz com Core i7 – e de disco – entre 320 e 500 GB, são acompanhadas na variação dos preços entre os 1.749 euros e os 2.149 euros.

Pata o MacBook Pro de 17 polegadas está disponível apenas uma versão, com processador Core i5 a 2,53 GHz e disco rígido de 500 GB, mas com o preço maxi de 2.249 euros. Quem desejar pode ainda fazer uma configuração diferente, incluindo até o processador Core i7, mas só a pedido.

Todos os modelos estão desde já disponíveis nas lojas da Apple e na Apple Store online.