Há muito que um telemóvel deixou de ser um simples dispositivo para telefonar. Mesmo quem só precisa das funções mais tradicionais não se livra de ter um equipamento que vá muito além destas funções básicas, já que a oferta hoje disponível no mercado é muito mais colorido e multifuncional.



Dentro de todo este colorido há contudo alguma especialização. Há equipamentos que apostam forte na música, outros na gestão de conteúdos e também os há mais focados na qualidade de imagem. Hoje, falamos desses. Telefones que mais deviam chamar-se máquinas fotográficas…que telefonam.



A Samsung é uma das fabricantes que aposta forte neste tipo de funcionalidade. Já no próximo mês coloca à venda em Portugal o INNOV8 i8510, um smartphone com uma câmara de oito megapixéis. O preço do equipamento ainda não é conhecido, mas pode inteirar-se já das características técnicas, do modelo a lançar pela mesma fabricante que já colocou no mercado um telemóvel com câmara de 10 megapixéis, ainda em 2006.



A empresa garante que o novo modelo foi desenvolvido a pensar nos utilizadores com elevada apetência tecnológica, que não passam sem entretenimento multimédia. Além da câmara - que conta com aplicações de imagem como o smile shot, o blink shot e reconhecimento da face - o equipamento traz integrados jogos 3D, como o Fifa 08, som surrond e GPS. A memória incluída neste Symbian Phone pode variar entre os 8 e os 16 GB com memória externa adicional de 16 GB e uma autonomia de bateria de 1200 mAh.

http://imgs.sapo.pt/gfx/455829.gif


A Sony Ericsson responde com o C905. Um telefone com câmara Cyber-shot de 8,1 megapixéis e um conjunto de aplicações ligadas à imagem, que facilitam a vida a qualquer fotógrafo de ocasião. Falamos por exemplo do Smart Contrast que gere de forma automática o equilíbrio da luz e da cor, ou do BestPic que permite tirar sequências de sete fotografias.

http://imgs.sapo.pt/gfx/455834.gif


O novo modelo, que ainda não está disponível em Portugal, também dispõe de sistema de detecção de rosto, para garantir que o posicionamento dos elementos que constam da foto é o mais correcto. Tal como o novo modelo da Samsung, também o C905 tem conectividade WiFi, HSPDA e GPS integrado. Se na primeira imagem o equipamento era facilmente identificável como um telemóvel, veja agora o verso...uma autêntica máquina fotográfica.

http://imgs.sapo.pt/gfx/455835.gif


Nesta corrida aos megapixéis a Nokia vai até aos 5 megas e nessa casa tem alguns modelos disponíveis ou a chegar ao mercado (a próxima novidade agendada é o N96). Focando a análise nas opções já à venda no mercado, destacamos o N95 de 8 GB com lente Carl Zeiss e zoom digital até 20 vezes. O vídeo complementa as funcionalidades fotográficas, a par de um leitor de música, GPS e um ecrã TFT de 2.8 polegadas QVGA.



Este Symbian Phone complementa a oferta multimédia com um conjunto de funcionalidades de gestão de chamadas, mensagens e conteúdos produzidos e armazenados no telefone. O equipamento pode ser adquirido por 609 euros na loja online da Nokia ou a preços mais simpáticos na oferta dos operadores móveis. Na rede Vodafone custa 499,90 euros.

http://imgs.sapo.pt/gfx/455831.gif


A Motorola, que gosta de ser original nos nomes dos seus equipamentos, tem no Motozine um dos seus modelos mais ambiciosos em termos de câmara fotográfica. Resultado de uma parceria com a Kodak, o equipamento tem uma objectivo de 5 megapixeis e um conjunto de funcionalidades associadas à captura e edição de fotografia, para além de incluir o software de partilha de imagens Easyshare da Kodak.



A memória até 350 MB permite-lhe guardar mais de 3 mil imagens, que também pode chegar ao telefone através da conectividade WiFi integrada.

http://imgs.sapo.pt/gfx/455830.gif

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.