O Verão é, para muitos, sinónimo de férias e descanso, mas já são poucos os que continuam a associar o conceito ao "desprendimento" dos equipamentos electrónicos com que nos habituámos a contar todos os dias.

O acesso à Internet nos smartphones é uma das formas encontradas para colmatar as necessidades daqueles que já não passam sem o acesso à maior rede do mundo, mas há quem continue a preferir o conforto de um ecrã e teclado "à moda antiga". Para esses, a solução pode passar pelos netbooks.

Estes mini-portáteis, principalmente vocacionados para o acesso à Internet e entretenimento em mobilidade, têm a seu favor trunfos como o facto de serem leves e compactos, podendo ser facilmente incluídos na bagagem ou mesmo numa mala de mão, e assegurarem uma autonomia de bateria capaz de bater alguns portáteis tradicional.

Na selecção de hoje optámos por modelos com ecrãs de 10,1 polegadas, fabricados por algumas das principais marcas presentes no mercado nacional, cujos preços não se afastassem "perigosamente" dos 300 euros.

[caption]Asus Eee PC[/caption]

Damos início ao desfile com um modelo daquela que foi talvez a principal responsável pela democratização deste tipo de equipamentos. A Asus e os seus Eee PCs foram, durante muito tempo, um símbolo para o próprio segmento que entretanto viu o número de ofertas multiplicarem-se à velocidade do interesse dos consumidores.

Entre os equipamentos da marca, a escolha para a montra de hoje recai sobre o Asus Eee PC 1015 PEM, que pesa 1,27 Kg e está disponível em três cores: preto, vermelho e branco, com preços que rondam os 280 euros.

Para além da experiência da marca neste domínio, contam-se entre as vantagens a autonomia da bateria, que dura cerca de 10 horas, ou características como o teclado "em ilha", que tende a facilitar a escrita em dispositivos pequenos como são estes.

[caption]Asus Eee PC 1015 PEM[/caption]

O ecrã, com retroiluminação LED, apresenta uma resolução WSGVA (1024x600) e o processador Intel Atom Pineview N550 Dual-core assegura uma velocidade relógio de 1,5GHz. Disco de 250 GB e memória de 1 GB são outras das características do modelo, com conectividade Wi-Fi, USB 2.0, Bluetooth 3.0 e entrada para cartões SD.

Outra das empresas que conta com uma vasta gama de dispositivos dedicados a este segmento é a Acer, cujo mais recente lançamento para o mercado nacional mereceu destaque no TeK a semana passada.

[caption]Acer Aspire Happy One 2[/caption]

No artigo em questão, falámos da segunda geração do Happy One, hoje destacamos a primeira, até porque as características não parecem ficar a dever-lhe muito e o preço situa-se na fasquia dos 299 euros, que procurámos não ultrapassar na selecção agora levada a cabo.

Disponíveis em quatro cores adequadas ao sol da estação, os Acer Aspire Happy One pesam apenas 1 Kg e não medem mais 24 milímetros de espessura, com uma bateria suficiente para 8 horas de utilização.

[caption]Acer Aspire Happy One[/caption]

O ecrã LED é de 16:9, com uma resolução de 1024x600, e também ao nível da conectividade são cumpridas as funções que seriam de esperar do dispositivo, como a ligação Wi-Fi ou Bluetooth. O processador (Intel Atom N450) é de 1,66 GHz.

Também conhecida pela preocupação com o design com que normalmente nos brinda, a Sony aposta, neste segmento, em dispositivos que se revelaram surpreendentemente sóbrios - quando comparados com os Acer, por exemplo.

[caption]Vaio Série M - azul[/caption]

O Vaio série M, que escolhemos para integrar a nossa selecção de Verão, está disponível em branco, rosa e azul. Pesa 1,4 Kg e conta também com as habituais opções de conectividade e ainda com entrada para os Memory Stick Pro da Sony, que expandem a memória do equipamento. O ecrã LED de 16:10 tem uma resolução de 1024x600.

O processador Intel N470 (1,83GHz) será um dos pontos a favor deste dispositivo, cuja bateria fica abaixo das concorrentes, assegurando autonomia para apenas 4,5 horas. A memória interna é de 1 GB e o disco de 250 GB. Os preços rondam os 299 euros.

[caption]Sony Vaio Série M[/caption]

Também conhecida pelo design, mas que aqui acaba por sair representada por um modelo mais ou menos tradicional é a Samsung. De entre os vários modelos de netbooks comercializados pela fabricante, optamos pelo N150 JPO3PT, por critérios relacionados com o preço (259 euros) e a actualidade, uma vez que se trata de um lançamento mais recente.

[caption]Samsung N150 JPO3PT[/caption]

O aspecto "simples" abriga um processador de dois núcleos Intel Atom N550 (1,5GHz) e um ecrã LED anti-reflexos, bem como uma bateria com autonomia para 10 ou 13,5 horas, consoante a escolha do utilizador. Bluetooth 3.0, memória de 1GB e disco de 250 GB são outras das características a ter em conta.

[caption]Toshiba NB500 (azul)[/caption]

A terminar, voltamos aos modelos onde a estética parece ter sido determinante. Falamos da Toshiba e dos seus NB500, disponíveis em preto, azul e laranja metalizados, todos eles com tampas e apontamentos texturizados no interior.

Os equipamentos, com ecrãs TFT LED 16:9 com uma resolução de 1024x600, contam com processadores Intel Atom N455 (1,66GHz), disco de 250 GB e memória de 1GB, bem como as habituais entradas para cartões e USB (2.0). A bateria dá para 8 horas e o equipamento não pesa mais de 1,32 Kg.

[caption]Toshiba NB500[/caption]

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.