Museus, palácios e castelos um pouco por todo o mundo voltam a estar em festa com a passagem de mais um Dia Internacional dos Museus, Portugal incluído. Por cá, além das habituais entradas gratuitas, o Ministério da Cultura anunciou a distribuição de livros, publicações e CDs de música clássica.

Casa-Museu Anastácio Gonçalves, Museu de Arte Popular, Museu de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Museu da Música, Museu Nacional de Arqueologia, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Nacional do Azulejo, Museu Nacional dos Coches, Museu Nacional de Etnologia, Museu Nacional do Traje, Museu Nacional do Teatro, Palácio Nacional da Ajuda, Palácio Nacional de Mafra, Palácio Nacional de Queluz e o Palácio Nacional de Sintra são os museus de Lisboa e Vale do Tejo que vão acolher a iniciativa.

No Porto, apenas os visitantes do Museu Nacional Soares dos Reis receberão a oferta do MC, enquanto na região norte, o Museu dos Biscainhos e Museu D. Diogo de Sousa, ambos em Braga, assim como o Museu de Alberto Sampaio e o Paço dos Duques, em Guimarães, também acolhem a actividade.



[caption][/caption]

Além destas, há vários museus, em todo o país, com iniciativas próprias. No Museu da Música por exemplo, pode usufruir do ateliê "Discos Perdidos", onde até às 16h30m haverá uma bancada montada com gira-discos à disposição dos candidatos a DJs que queiram dar música aos restantes visitantes.

[caption][/caption]

No Museu Nacional de Arte Antiga inaugura-se a exposição "Coleccionar em Portugal. Doação Castro Pina", uma importante colecção doada ao Museu em 2009, essencialmente de artes decorativas, que integra um acervo de peças de relevante qualidade a par de outras que completam as colecções do MNAA em diversos domínios.

[caption][/caption]

Ainda em Lisboa, o Museu dos Coches proporciona passeios de caleça na zona histórica de Belém, promovendo também o jogo para crianças "À Descoberta da Colecção" e o teatro de sombras "A Princesa Beringela".

Mais a norte, na cidade do Porto, o Museu Nacional Soares dos Reis organiza pedipapers sobre aquele espaço e sobre a exposição "Dois séculos: Instrumentos Científicos na História da Universidade do Porto", assim como o workshop "O Som e o Ser", além das visitas guiadas.

[caption][/caption]
No Museu de Arte Contemporânea de Serralves estão preparadas visitas temáticas sob o tema "Percursos no Parque" e "Conversas no Museu".

Continuando a norte, o Museu do Abade de Baçal, em Bragança, organizou ateliês de pintura ao ar livre, assim como oficinas de jogos didácticos - Jogo da Alimentação, Jogo da Glória e Puzzle da Evolução do Homem, a pensar nos mais novos.

Rumando ao Alentejo, deixamos-lhe uma sugestão de visita ao Museu da Luz, em Mourão, onde haverá "Conversas à Mesa da Memória", dedicadas "ao tema do Rio Guadiana e suas memórias, vivências e histórias".

Terminamos mencionando dois espaços nas Regiões Autónomas: o Museu de Angra do Heroísmo, que além das vistas às várias exposições, organiza jogos e um "museupaper" destinado aos mais novos; e a Casa Museu Frederico de Freitas, onde as comemorações se prolongam durante o dia de amanhã, com a emissão de documentários e a organização de visitas temáticas.

O rol de iniciativas destinadas a comemorar o Dia Internacional dos Museus está longe de se esgotar nas sugestões mencionadas, por isso, se o seu museu de eleição não consta do conjunto, ou se pretende conhecer novos espaços, pode sempre consultar a listagem completa de eventos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.