A Canon apresentou a colecção Outono 2009 de equipamentos dedicados à fotografia digital. Com lançamentos que vão das impressoras a câmaras de vídeo HD ou de vigilância doméstica, destacamos as seis novas máquinas fotográficas compactas e a EOS 7D, cuja estreia mundial aconteceu ontem, em Portugal.

[caption]Nome da imagem[/caption]Começamos pelos dois equipamentos já disponíveis no mercado, os modelos PowerShot SX120 IS e SX20 IS. Equipadas com o processador DIGIC 4 e modo Inteligente Automático e sensor de imagem de alta resolução, estas câmaras destacam-se desde logo pelas suas objectivas, que permitem um zoom óptico de 10x, no caso da SX120, e até 20x para a SX20.

A SX20 integra uma grande angular de 28mm, que faz zoom de 28mm a 560mm. Segundo a marca, "a lente inclui um Motor Ultrasónico e um Motor Voice Coil para focagem e zoom rápidos e silenciosos", o que a torna "discreta e fácil de utilizar, quer esteja a fotografar quer a gravar vídeo". Outra das vantagens deste modelo é a captação de vídeos em HD (1280x720 pixéis), a SX120 permite gravações de vídeo até 640x480 pixéis.

[caption]Nome da imagem[/caption]

As câmaras estão equipadas com sensores de imagem de 10 Megapixéis (SX120) e de 12,1 Megapixéis (SX20) e o processamento de imagem DIGIC 4 permite uma redução de ruído avançada. Os disparos são melhorados pelo Estabilizador de Imagem óptico, que ajuda a reduzir os efeitos de trepidações da câmara e a desfocagem, facilitando a fotografia em condições de luz fraca, como interiores ou ambientes nocturnos, sem recorrer ao flash.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Também no que respeita ao preço se reflectem as diferenças: a PowerShot SX120 IS custa 249 euros e a SX20 está à venda por 439 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]
Ainda durante este mês chegarão às lojas as IXUS 20 IS e 120 IS, que se destacam pelo tamanho reduzido e preocupação com o design, mas sem esquecer a qualidade de imagem: com resolução fotográfica de 12,1 Megapixéis e captação de vídeo em HD (1280x720 pixéis) a 30fps (frames por segundo). As máquinas contemplam diferentes modos de disparo e focagem automática, estabilizador de imagem, entre outras funcionalidades que tornam a utilização simples e intuitiva.

A IXUS 20 tem a particularidade de ser a primeira máquina fotográfica digital com ecrã táctil da Canon. O LCD tem 3 polegadas e permite fazer quase tudo com a ponta dos dedos. Estará disponível em quatro cores (azul, dourado, púrpura e prateado) e vai custar 359 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A IXUS 120 é a compacta com grande angular mais fina alguma vez fabricada pela marca. Tem 20mm de espessura, uma lente grande angular de 28mm e pesa 120 gramas, vai estar à venda em quatro cores (preto, azul, castanho e prateado), por 329 euros.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Para o fim deixámos dois "pesos pesados", em fama, funcionalidade, e no preço. A PowerShot G11, sucessora da premiada G10, e a PowerShot S90, que marca o regresso da série S da Canon.

A PowerShot G11 inclui um LCD multi-ângulo de alta resolução, processamento de imagem DIGIC 4 melhorada, sensor de 10 Megapixéis e Sistema Anti-Ruído Dual, o que faz dela "a câmara compacta preferida dos fotógrafos profissionais", segundo a Canon.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O novo Sistema Anti-Ruído Dual combina um sensor de imagem de 10 Megapixels com elevada sensibilidade com a tecnologia de processamento de imagem DIGIC 4 melhorada, para reduzir o ruído e aumentar a qualidade da imagem em 2 paragens. O Sistema Anti-Ruído Dual permite captar imagens na resolução total - usando um ISO de até 3200 - em condições de luz difíceis.

Destaque ainda para a ampla gama de acessórios disponíveis para o modelo, entre os quais se contam, por exemplo, a caixa estanque - que permite levar a máquina para mergulhos até 40 metros de profundidade - e o telecomando.

A PowerShot S90 retoma a tradição da série S e aposta no controlo manual, destacando-se o Anel de Controlo da objectiva, que torna mais intuitiva a experiência do utilizador. De tamanho reduzido e conta com uma objectiva grande angular de 28mm, com uma abertura até f/2.0.

[caption]Nome da imagem[/caption]

O sensor de imagem é de 10.0 Megapixéis e o visor LCD tem 3.0 polegadas. Este modelo também integra Sistema Anti-Ruído Dual e inclui uma versão melhorada do i-Contrast, a tecnologia de Correcção de Contraste Inteligente da Canon que reduz a sobreexposição mantendo o detalhe em situações de pouca luz.

A G11 e a S90 deverão chegar ao mercado português durante o mês de Outubro e vão custar 625 e 495 euros, respectivamente.

Para quem exige mais da fotografia, a fabricante japonesa apresentou ainda uma nova Reflex Digital, a EOS 7D, cuja comercialização deverá começar a ser feita já no princípio do próximo mês. A Canon garante que ouviu "mais de 5 mil fotógrafos profissionais em todo o mundo" para conceber um equipamento que fosse de encontro às suas necessidades. [caption]Nome da imagem[/caption]

Conta com um novo sensor APS-C CMOS de 18 Megapixéis e processadores DIGIC 4, que a marca garante assegurarem uma performance rápida e de qualidade em todas as condições de luz. O ISO é expansível até 12,800 e a câmara também integra um novo sistema de medição de focagem, cor e luz, em 63 zonas.

O corpo da máquina vai custar 1.779 euros e é compatível com todas as objectivas EF e EF-S e flashes EX Speedlite.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.