Embora seja considerada a referência em termos de sistemas operativos, já que continua a deter a maior quota de presença nos segmentos doméstico e empresarial, a Microsoft não é, de todo, particularmente relevante no mercado de periféricos para PC. Tal não se deve à ausência de qualidade dos seus produtos, mas antes à implantação anterior de outras marcas mais reconhecíveis, bem como à vasta oferta disponível neste segmento.

Às condicionantes acima descritas, poder-se-ia acrescentar uma certa uniformidade e discrição dos periféricos da Microsoft. Não são, de facto, os ratos ou teclados com mais luzinhas. São, porém, produtos bem elaborados, quer ergonomicamente, quer em termos de longevidade e robustez.

As boas notícias é que a Microsoft está apostada em mudar a sua imagem, começando por uma forte aposta na renovação do design dos seus produtos.

O regresso às aulas, uma das mais importantes épocas em termos do mercado de PCs e acessórios, trouxe consigo algumas novidades Microsoft. Aqui ficam algumas.

Ratos BlueTrack: Explorer e Explorer Mini

Quem é que se lembra dos ratos de bola? Provavelmente, o mesmo número de pessoas que dentro de um ano se vai lembrar dos ratos com laser vermelho.

Isto porque a Microsoft desenvolveu um novo tipo de tecnologia óptica, baseada num elemento óptico azul (daí o nome), que combina o melhor dos ratos a laser e analógicos e permite a utilização em quase todo o tipo de superfícies, incluindo vidro, mármore e carpete.

Para além de incluírem a tecnologia BlueTrack, os ratos Explorer e Explorer Mini, apresentam uma autonomia impressionante, até 3 semanas sem recargas, para o Explorer e mais de 6 meses para o Explorer Mini, apenas com uma pilha alcalina do tipo AA.

Como os nomes indicam, o Explorer está mais direccionado para a utilização na secretária, sendo fornecido com uma base de secretária/recarregador, enquanto o Explorer Mini, mais pequeno, é ideal para portáteis. Ambos utilizam tecnologia sem fios, nos 2.4GHz, com receptores USB integrados no chassis, para máxima portabilidade.

Disponíveis a partir de Outubro, com preços ainda por definir.

Rato Arc
O novo rato Arc, apesar de não integrar tecnologia BlueTrack, merece uma menção especial, quanto muito não seja pelo seu design incomum e ergonomicamente cuidado.

Para além do seu design em arco, que permite elevar a mão, o Arc é ainda dobrável ao meio, o que facilita o seu transporte e permite aos utilizadores de portáteis usufruírem de um rato de tamanho integral sem perderem muito espaço na mala. Tal como os modelos Explorer, o Arc possui uma ligação sem fios ao computador, com o receptor USB acoplável ao chassis e uma autonomia de mais de 6 meses com duas pilhas alcalinas AAA.

Dada a ênfase no design, o rato Arc estará disponível em duas cores da moda, preto e vermelho Bordeaux, já a partir de Outubro, por cerca de 60 euros.

[caption]Rato Arc

[/caption]

Teclado Wireless Laser Desktop 6000

O Microsoft Wireless Laser Desktop 6000 é o Rolls-Royce dos teclados. Teclas de baixo perfil e silenciosas, curva ergonómica, apoio para o pulso, etc., tudo a pensar no conforto e numa utilização descontraída, acumulando, igualmente, algumas funções de produtividade, incluindo cinco botões programáveis no rato incluído com o pacote de vendas, tecla dedicada para Flip 3D no Windows Vista, cinco teclas programáveis "Meus Favoritos" e finalmente, teclas multimédia dedicadas, permitindo acesso instantâneo a música, filmes e imagens.

O combo teclado e rato Wireless Laser Desktop 6000 funciona sem fios, a partir de um único receptor USB, em distâncias até 10 metros do receptor.

Disponível a partir de Outubro, por cerca de 85 euros.

Câmara LifeCam Show

A nova webcam Microsoft LifeCam Show apresenta um design ultra-fino e pode ser utilizada em portáteis ou computadores de secretária, graças às diferentes bases incluídas no pacote de vendas. Posto isto, não há muito mais por onde mexer, já que a LifeCam Show possui focagem e controlos de imagem automáticos, microfone integrado e um sensor de 2 Megapixéis, servido por uma lente grande angular de 71 graus.

Embora seja compatível com o Skype e outros clientes de telefonia e conversação via internet, a LifeCam Show foi especialmente concebida para utilização com o Microsoft Live Messenger, dispondo de um botão frontal de início rápido de videochamada e diversas funções associadas a outros serviços Microsoft, incluindo funções de carregamento instantâneo de fotografias para um blog Live Spaces e partilha de fotos no Messenger.

Disponível a partir de Outubro, com preço por definir.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.