Cabos, adaptadores, sistemas de música com doca e capas de proteção são apenas alguns dos gadgets mais usados em conjunto com os smartphones Apple. Mas… será possível aproveitar toda a parafernália de acessórios já existente para os anteriores iPhones?


A resposta é sim… e não. Ou seja, depende do tipo de acessório que se pretende usar, bem como das capacidades tecnológicas necessárias para executar determinada tarefa.


Por exemplo, se é consensual que as capas de proteção terão que ser novas, de modo a acomodar no novo formato do iPhone, a compra de um cabo adaptador para compatibilizar a nova ficha Lightning (9 pinos) com a antiga (30 pinos) dependerá das necessidades do utilizador.


Se a ideia for apenas ligar o iPhone 5 a uma tomada USB de um PC ou Mac, o novo modelo inclui de origem o cabo necessário. Caso contrário, se a ideia é aproveitar cabos adaptadores de 30 pinos para HDMI, ou acoplar o iPhone a um sistema de som com doca, será necessário o mesmo tipo de adaptador.


E haverá ainda casos em que o próprio design físico do equipamento a usar com o iPhone 5 não é compatível com o cabo adaptador Lightning, obrigando à compra de um novo modelo.


Neste dia de estreia do iPhone 5 em Portugal, o TeK deixa-lhe algumas sugestões de acessórios para começar a usar já o novo terminal - seja para ouvir música, para ligá-lo a um televisor, ou simplesmente para o transportar de forma segura.


Sistema de música com doca iPhone 5

A Bang & Olufsen tornou-se na primeira marca a anunciar um sistema de música compacto com doca para o novo iPhone 5, através do novo
BeoPlay 8.

[caption] Beoplay 8[/caption]

Trata-se de um sistema de conceito lifestyle - como é habitual nesta marca - que inclui uma doca permutável acoplar vários leitores portáteis de música, com promessas de contemplar o novo iPhone a "breve-prazo".


Para ter acesso gratuito a este acessório, basta aos compradores registarem-se no programa A8 dock upgrade. O BeoPlay 8 tem um PVP de 1.149€.


Sistemas de música sem fios para iPhone 5


A alternativa às ligações físicas para conectar o iPhone 5 a um sistema de som é usar as tecnologias sem fios que o novo smartphone da Apple disponibiliza - Bluetooth 4.0 e Airplay. E, neste caso, o leque de opções abre-se de uma forma radical.


Teoricamente, qualquer sistema de som compatível com ambas as tecnologias sem fios está apto a reproduzir música a partir do iPhone 5, situação que tanto se pode associar a sistemas de preço acessível, como a propostas lifestyle de maior qualidade e mais caras. O próprio sistema BeoPlay 8, que acima referimos, inclui suporte a AirPlay.


Outras opções do mesmo género passam pelo já clássico B&W Zeppelin Air, ou pelos recentes NAD VISO 1, Bose SoundDock 10 ou Denon Cocoon. No primeiro caso o suporte é feito através de Bluetooth; no segundo caso por meio de uma ligação AirPlay.

[caption] NAD VISO 1[/caption]

Quanto a soluções de custo mais acessível, a própria Apple promove modelos da Logitech, Jawbone, JBL e Philips, por exemplo. Junte-se a possibilidade de ligar o iPhone 5 a uma rede Wi-Fi e o streaming de músicas, via wireless, poderá fazer também parte das contas.

[caption] Jawbone BIG JAMBOX [/caption]

Em todo o caso, é sempre possível usar a ligação dos auscultadores à entrada auxiliar de um sistema de som. Com fios, é certo, mas ainda assim compatível…


Capas para todos os gostos

Uma vez que o iPhone 5 é mais comprido e mais fino que os seus antecessores, as capas de proteção constituem um dos acessórios que, à partida, não podem ser aproveitados dos iPhone anteriores, a menos que o utilizador possua uma bolsa universal com altura suficiente.


No entanto, o número de capas e bolsas já disponíveis ascende às várias dezenas e será um tipo de produto que cada vez mais fabricantes adotarão, tornando os preços cada vez mais acessíveis.


Uma simples busca no Google remeterá o utilizador para capas e bolsas com vários designs e acabamentos, elaboradas em materiais que vão do tecido e da pele, aos plásticos mais ou menos flexíveis e robustos.

[caption] capas kensington [/caption]

Neste capítulo, o TeK destaca a coleção de capas da
Kensignton, que inclui desde simples bolsas de proteção em plástico transparente a bolsas de borracha e imitação de pele, passando por verdadeiras carteiras de documentos com zona para o novo telemóvel da Apple.


Outra alternativa é fornecida pela
Otterbox, através da gama de capas de proteção Defender, criadas com camadas em policarbonato e borracha, que promete uma proteção contra choques, água e poeiras, por exemplo.

[caption] capas kensington [/caption]

Cabos e adaptadores

Se o utilizador pretender efetuar ligações simples de áudio e vídeo a partir do iPhone 5 para um televisor ou sistema de som, provavelmente os cabos com ficas Minijack-RCA que já possui darão para as despesas.


Neste capítulo a Apple disponibiliza kits de cabos para o efeito, mas sai normalmente mais barato comprar cabos de outras marcas. Por exemplo, aqui no TeK usamos dois cabos para vídeo e áudio da Bandridge/Profigold, perfeitamente adequados e cujo PVP foi, há um bom par de anos, cerca de metade das versões Apple.

[caption] Cabos e adaptadores [/caption]

Já no caso de ser necessário optar por ligações mais recentes, como de Lightning para HDMI ou para microUSB, por exemplo, a Apple vende nas suas lojas cabos e adaptadores para o efeito, com preços que vão dos 19 aos 39€.


Quanto à utilização do iPhone 5 com toda uma miríade de acessórios de carregamento, para o automóvel, suportes e afins, o novo iPhone 5 apenas deverá obrigar a um olhar atento às novas dimensões, bem como aos adaptadores necessários para fazer as ligações. O que, olhando para toda a informação relevante, qualquer utilizador conseguirá fazer sem problemas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.