Cabos, adaptadores, sistemas de música com doca e capas de proteção são apenas alguns dos gadgets mais usados em conjunto com os smartphones Apple. Mas… será possível aproveitar toda a parafernália de acessórios já existente para os anteriores iPhones?
A resposta é sim… e não. Ou seja, depende do tipo de acessório que se pretende usar, bem como das capacidades tecnológicas necessárias para executar determinada tarefa.
Por exemplo, se é consensual que as capas de proteção terão que ser novas, de modo a acomodar no novo formato do iPhone, a compra de um cabo adaptador para compatibilizar a nova ficha Lightning (9 pinos) com a antiga (30 pinos) dependerá das necessidades do utilizador.
Se a ideia for apenas ligar o iPhone 5 a uma tomada USB de um PC ou Mac, o novo modelo inclui de origem o cabo necessário. Caso contrário, se a ideia é aproveitar cabos adaptadores de 30 pinos para HDMI, ou acoplar o iPhone a um sistema de som com doca, será necessário o mesmo tipo de adaptador.
E haverá ainda casos em que o próprio design físico do equipamento a usar com o iPhone 5 não é compatível com o cabo adaptador Lightning, obrigando à compra de um novo modelo.
Neste dia de estreia do iPhone 5 em Portugal, o TeK deixa-lhe algumas sugestões de acessórios para começar a usar já o novo terminal - seja para ouvir música, para ligá-lo a um televisor, ou simplesmente para o transportar de forma segura.
Sistema de música com doca iPhone 5
A Bang & Olufsen tornou-se na primeira marca a anunciar um sistema de música compacto com doca para o novo iPhone 5, através do novo
BeoPlay 8.
[caption][/caption]
Trata-se de um sistema de conceito lifestyle - como é habitual nesta marca - que inclui uma doca permutável acoplar vários leitores portáteis de música, com promessas de contemplar o novo iPhone a "breve-prazo".
Para ter acesso gratuito a este acessório, basta aos compradores registarem-se no programa A8 dock upgrade. O BeoPlay 8 tem um PVP de 1.149€.
Sistemas de música sem fios para iPhone 5
A alternativa às ligações físicas para conectar o iPhone 5 a um sistema de som é usar as tecnologias sem fios que o novo smartphone da Apple disponibiliza - Bluetooth 4.0 e Airplay. E, neste caso, o leque de opções abre-se de uma forma radical.
Teoricamente, qualquer sistema de som compatível com ambas as tecnologias sem fios está apto a reproduzir música a partir do iPhone 5, situação que tanto se pode associar a sistemas de preço acessível, como a propostas lifestyle de maior qualidade e mais caras. O próprio sistema BeoPlay 8, que acima referimos, inclui suporte a AirPlay.
Outras opções do mesmo género passam pelo já clássico B&W Zeppelin Air, ou pelos recentes NAD VISO 1, Bose SoundDock 10 ou Denon Cocoon. No primeiro caso o suporte é feito através de Bluetooth; no segundo caso por meio de uma ligação AirPlay.
[caption][/caption]
Quanto a soluções de custo mais acessível, a própria Apple promove modelos da Logitech, Jawbone, JBL e Philips, por exemplo. Junte-se a possibilidade de ligar o iPhone 5 a uma rede Wi-Fi e o streaming de músicas, via wireless, poderá fazer também parte das contas.
[caption][/caption]
Em todo o caso, é sempre possível usar a ligação dos auscultadores à entrada auxiliar de um sistema de som. Com fios, é certo, mas ainda assim compatível…
Capas para todos os gostos
Uma vez que o iPhone 5 é mais comprido e mais fino que os seus antecessores, as capas de proteção constituem um dos acessórios que, à partida, não podem ser aproveitados dos iPhone anteriores, a menos que o utilizador possua uma bolsa universal com altura suficiente.
No entanto, o número de capas e bolsas já disponíveis ascende às várias dezenas e será um tipo de produto que cada vez mais fabricantes adotarão, tornando os preços cada vez mais acessíveis.
Uma simples busca no Google remeterá o utilizador para capas e bolsas com vários designs e acabamentos, elaboradas em materiais que vão do tecido e da pele, aos plásticos mais ou menos flexíveis e robustos.
[caption][/caption]
Neste capítulo, o TeK destaca a coleção de capas da
Kensignton, que inclui desde simples bolsas de proteção em plástico transparente a bolsas de borracha e imitação de pele, passando por verdadeiras carteiras de documentos com zona para o novo telemóvel da Apple.
Outra alternativa é fornecida pela
Otterbox, através da gama de capas de proteção Defender, criadas com camadas em policarbonato e borracha, que promete uma proteção contra choques, água e poeiras, por exemplo.
[caption][/caption]
Cabos e adaptadores
Se o utilizador pretender efetuar ligações simples de áudio e vídeo a partir do iPhone 5 para um televisor ou sistema de som, provavelmente os cabos com ficas Minijack-RCA que já possui darão para as despesas.
Neste capítulo a Apple disponibiliza kits de cabos para o efeito, mas sai normalmente mais barato comprar cabos de outras marcas. Por exemplo, aqui no TeK usamos dois cabos para vídeo e áudio da Bandridge/Profigold, perfeitamente adequados e cujo PVP foi, há um bom par de anos, cerca de metade das versões Apple.
[caption][/caption]
Já no caso de ser necessário optar por ligações mais recentes, como de Lightning para HDMI ou para microUSB, por exemplo, a Apple vende nas suas lojas cabos e adaptadores para o efeito, com preços que vão dos 19 aos 39€.
Quanto à utilização do iPhone 5 com toda uma miríade de acessórios de carregamento, para o automóvel, suportes e afins, o novo iPhone 5 apenas deverá obrigar a um olhar atento às novas dimensões, bem como aos adaptadores necessários para fazer as ligações. O que, olhando para toda a informação relevante, qualquer utilizador conseguirá fazer sem problemas.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários